Por Tamiris Monteiro

Tudo bem que manter uma alimentação saudável, livre de açúcar e de gorduras ruins, é um dos grandes segredos para a longevidade. Mas, gente, vamos combinar que um docinho ou uma coxinha, às vezes, não faz mal a ninguém, não é mesmo? Para ajudar – ou atrapalhar a dieta, depende do ponto de vista de cada um –, Guarulhos é cheia de boas casas gastronômicas, que oferecem comidinhas e guloseimas para todos os gostos e bolsos. Na matéria de capa desta semana, separamos algumas delícias de encher os olhos. Claro que em apenas cinco páginas não é possível compartilhar tudo que há de bom, mas é uma pequena amostra das gostosuras que os guarulhenses podem saborear por aqui mesmo, sem sair da cidade.

Maria Cereja

Não há como falar de doce, sem falar de Maria Cereja. Aberta há mais de 20 anos, tornou-se referência em confeitaria e quem vai ao lugar sabe bem o quanto é difícil eleger apenas um doce como favorito. São muitas opções, como bombas recheadas, quindins, brigadeiros, bolos e tortas de diversos sabores, pavês e outros. Contudo, cabe destacar a Waffle Maria Cereja, uma das sobremesas mais icônicas da casa. O doce é feito de waffle, coberto com creme de chocolate, sorvete, chantilly e morangos.

Avenida Paulo Faccini, 1.287, Centro.

Cristallo

Recém-chegada em Guarulhos, a franquia faz parte da tradicionalíssima rede Cristallo, que teve sua primeira loja inaugurada em 1953, em São Paulo. Apesar da variedade de doces, a dica da vez é o Nido, feito com massa amanteigada, umedecida com licor de curaçao, recheada com cremes de baunilha e chocolate.

Parque Shopping Maia (Avenida Bartholomeu de Carlos, 230), Loja 4040, Piso 4, Jardim Flor da Montanha.

Senhorita Brigadeiro

Tipicamente brasileiro, o brigadeiro caiu no gosto popular e tem gente por aí que pensa e repensa formas de deixar o doce ainda mais gostoso: é o que faz a Senhorita Brigadeiro. Quem vai ao lugar fica com água na boca só de olhar a vitrine que expõe mais de 20 sabores de brigadeiros gourmet, como chocolate belga, chocolate branco, Nutella, leite Ninho recheado, coco e café.

Rua Osasco, 166, Pq. Renato Maia.

Boteco Boa Vista

Além de funcionar como bar, há algum tempo o Boteco Boa Vista passou a servir refeições e também sobremesas. Surpreendentemente, o doce mais vendido da casa é o Grand Petit Gateau, que ganhou destaque e status de queridinho do cardápio. A sobremesa é feita com bolinho de chocolate quente, sorvete, morangos, pedaços de Bis e bastões de chocolate, tudo coberto por calda de chocolate.

Rua Tapajós, 200, Jardim Barbosa

Casa do Pavê Cremosinho

“Pavê” ou para comer? Piada à parte, impossível ir à Casa do Pavê sem provar o doce. Especializado na sobremesa, o lugar oferece diversos sabores de pavê, como brigadeiro, café, sensação, nozes, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá, damasco, entre outros. Destaque para o de doce de leite, um dos carros-chefes da casa.

Avenida Mariana Ubaldina de Espirito Santo, 228, Macedo.

Fran’s Café

Apesar de ser especializada em cafés quentes e gelados, a casa também é muito procurada por vender quitutes doces e salgados. E se o assunto é adoçar a vida, não dá para deixar de fora os famosos minichurros, que podem ter como acompanhamento doce de leite ou ciocolatta.

Avenida Paulo Faccini, 1879, Jardim Maia.

Parque Shopping Maia. Avenida Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha (piso 1, loja 1.011)

Ah, o Verão…

Dias quentes merecem uma sobremesa bem geladinha e, para nossa alegria, a cidade reúne uma série de bons lugares em que é possível deliciar-se com gelados de texturas e sabores diferentes.

Bacio Di Latte

A tradicional gelateria italiana fica dentro do Parque Shopping Maia e já faz bastante sucesso entre os guarulhenses. É conhecida por produzir gelatos (nome italiano dado ao sorvete) artesanais com leite fresco e açúcar orgânico. No espaço é bem comum ficar em dúvida sobre qual sabor escolher; contudo, entre os mais comentados estão o que leva o nome da casa, feito com leite e creme de leite e o de chocolate belga.

Parque Shopping Maia (Avenida Bartholomeu de Carlos, 230), Loja 2.053, Piso 2, Jardim Flor da Montanha

Freddie

Com gelatos de fabricação própria, o Freddie conta com um cardápio bastante variado, tendo em sua cartela de sabores mais de 100 receitas diferentes. Diariamente oferecem 20 sabores ao público, alternando alguns de acordo com o gosto da clientela. Entre os carros-chefes estão o de Kinder Bueno, Ferrero Rocher, iogurte com amarena e pistache. Além dos gelatos, a casa também serve Grand Gateau.

Avenida Paulo Faccini, 1.919, Jardim Maia.

Las Chicas

A Las Chicas foi a primeira paleteria a chegar na cidade e comercializar os famosos picolés mexicanos. De portas abertas há um ano e meio, a casa oferece mais de 30 sabores de sorvetes e destaca-se pela fabricação artesanal e uso de produtos naturais. Com tantas opções, fica difícil indicar apenas um sabor como sendo o melhor, mas a dica da Redação é a paleta que reproduz o sabor do bombom Raffaello.

Rua Josephina Mandotti, 257, Jardim Maia

Sorveteria Bola de Neve

Tradicionalíssima na cidade, a casa oferece mais de 150 sabores de sorvetes, dos comuns aos mais exóticos, como cupuaçu, gengibre com limão, jabuticaba, rapadura, umbu e figo.

Rua Ari Barroso, 500/543, Jardim Pinhal.

Bolos caseiros, os donos da vez

E quem é que não gosta de um bolo caseiro, daqueles feitos pela vovó numa tarde de domingo? A união de simplicidade e sabor tem conquistado o paladar dos guarulhenses e a sobremesa que antes demandava um tempinho para ser preparada, agora pode ser comprada e consumida a qualquer hora e dia da semana.

Boloterapia

A primeira loja de bolos caseiros de Guarulhos oferece mais de 40 opções e o sabor que tem feito bastante sucesso entre os clientes é o de churros.

Loja 01 – Rua Elias Acras, 142, Vila São Jorge
Loja 02 – Avenida Suplicy, 261, Jardim Santa Mena

Doce Tradição

A bolaria trabalha com bolos caseiros, pudins, tortas e docinhos em potes, como destaque o bolo Sensação, feito com massa de iogurte natural de morango, gotas de chocolate e calda de ganache, caso o cliente queira.

Avenida Dr. Renato de Andrade Maia, 778, Parque Renato Maia.

Gostosos e saudáveis

Seja por um desejo pessoal ou por questões de restrição a algum ingrediente, muitos consumidores procuram produtos alternativos; por exemplo, sem glúten, sem açúcar ou sem lactose.

Doçurinha da vovó jô

Há bolos para todos os gostos e isso inclui o público vegano. Pensando nisso, a bolaria Doçurinha da Vovó Jô faz seus produtos sem ovos e leite. A massa do bolo de chocolate da foto, por exemplo, leva bananas no lugar dos ovos e tem 50% de cacau.

Rua Arminda de Lima, 255, Centro.

Bolo do bem

A Bolo do Bem é mais um lugar que se preocupa com a alimentação saudável. A casa produz bolos sem glúten, lactose e conservantes, substituindo alguns ingredientes por opções mais naturais, como óleo de coco, leite de castanhas, linhaça e açúcar demerara.

Rua Josephina Mandotti, 78, Jardim Maia

O café nosso de cada dia

Brasileiro é apaixonado por café e Guarulhos tem ótimos lugares nos quais a bebida é servida, desde as padarias e bares dos bairros, até locais especializados.

Fran´s café

Um ícone do ramo é a franquia Fran’s Café, já citada anteriormente na parte dos doces. Localizada em uma das avenidas mais badaladas da cidade, a casa serve do tradicional café expresso a bebidas mais elaboradas como o café com caramelo, café com chocolate, café silvestre e outros. Para o Verão, um cardápio especial de cafés gelados, os Franccinos, em sabores bem variados como marshmallow, doce de leite, crocante, macadâmia e mocha.

Avenida Paulo Faccini, 1879, Jardim Maia.

Parque Shopping Maia. Avenida Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha (piso 1, loja 1.011)

Starbucks

Quem aprecia cafés que fogem do padrão deve dar uma passadinha na Starbucks em Guarulhos, isso porque a rede trabalha com bebidas artesanais quentes e geladas à base de café arábica, conhecido no Brasil como café especial ou gourmet.

Parque Shopping Maia. Avenida Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha (piso 2, loja 2.014)

Internacional Shopping. Rodovia Presidente Dutra, saída 225, Itapegica (loja QS-10, próximo à loja Marisa

GRU Airport. Rodovia Helio Smidt, s/nº, Cumbica, terminal 2 (praça de alimentação; mezanino; área de embarque) e terminal 3 (área de embarque)

Kopenhagen

Outro ponto de encontro bacana para degustar um bom cafezinho é a Kopenhagen. Com unidades nos principais shoppings da cidade e uma na rua Brás Cubas, quem vai à loja pode apreciar o tradicional café expresso e outras bebidas mais elaboradas, como o “martin”, uma cremosa mistura de chocolate e cacau em pó, creme de leite, leite condensado e leite integral, servido quente ou gelado.

Rua Brás Cubas, 418B e dentro dos shoppings Internacional e Parque Maia

Salgados apetitosos

Doce é tudo de bom, mas nem só de açúcar vive o ser humano e uma comida salgada para equilibrar a balança também é necessária. Aqui separamos algumas sugestões.

Ora, pois, pois

Especialista na culinária portuguesa, o restaurante serve uma porção com oito bolinhos de bacalhau para brasileiro nenhum colocar defeito. Vale a pena provar.

Rua Josephina Mandotti, 196, Jardim Maia.

Hamburgueria & Bar Vira-Latas

É um bom lugar para quem curte um lanche, já que, além das opções prontas, existe a possibilidade de o cliente fazer a montagem de acordo com seu gosto. A hamburgueria é tão democrática que oferece também lanches veganos. Além dos lanches, um prato bastante apreciado no restaurante é a Batata Max, feito com um quilo de batata palito, coberta com queijo muçarela, catupiry e bacon.

Avenida Doutor Timóteo Penteado, 904, vila Hulda.

Naha Festas

Para se ter ideia, por mês, a Naha vende cerca de 100 mil salgadinhos; afora os lanches de metro. O estabelecimento, que começou como padaria, consolidou-se no segmento de produtos para festas e em mais de 20 anos tem conquistado o paladar guarulhense com sua variedade de salgados. Detalhe: também tem bolos e doces.

Avenida Salgado Filho,1.507, Jardim Maia.

Maria Cereja

Que atire a primeira pedra quem nunca comeu a pizza em pedaço da Maria Cereja. Além das pizzas fazerem muito sucesso, ainda há os salgados tradicionais, como coxinha, esfiha e o quiche.

Avenida Paulo Faccini, 1.287, Centro.

Adega 33

Se a ideia for degustar um bom aperitivo, a Tábua Mineira servida pelo Adega 33 é uma boa sugestão. O prato é composto por calabresa na cachaça, carne seca acebolada, polenta frita e mandioca frita.

Rua Tapajós, 120, Jardim Barbosa.