Hoje é o dia: Clima ideal para saborear uma boa pizza

Texto original de Jônatas Ferreira, editado por Valdir Carleto
Fotos: Rafael Almeida e divulgação

Em 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza, prato admirado por pessoas de quase todo o mundo. Uma massa redonda quentinha, coberta com molho de tomate e recheio de queijo muçarela, parmesão ou gorgonzola, podendo ser também de calabresa, chocolate ou banana. São centenas de combinações que deixam todos com os olhos desejosos por um pedaço.

A pizza é um dos pratos mais queridos dos brasileiros e, sem dúvida nenhuma, um dos alimentos mais democráticos do mundo. Com a variedade de molhos e a criatividade na hora de rechear, a massa redonda agrada aos mais diversos gostos.

Origens

Há controvérsias quanto à origem. Há registros de que os egípcios teriam sido os pioneiros em misturar farinha com água, há 6 mil anos, mas conta-se que os gregos teriam sido os primeiros a fazer massas a partir da farinha de trigo, de arroz ou grão de bico, assando-as em tijolos aquecidos.

Daí para o Sul da Itália, na península de Etrúria, foi um passo, servindo como alimento das camadas mais pobres da sociedade. Em Napoli, os italianos tiveram a ideia de acrescentar molho de tomate e orégano, dobrando a massa e passando a saboreá-la como um sanduíche.

Povos com melhor condição financeira passaram a acrescentar queijo, linguiça ou ovos. O hábito foi se desenvolvendo até que, no século XVI, começou a ser cultivado até na corte de Napoli. No fim do século XIV, Rafaelle Esposito preparou uma pizza para servir à rainha Margherita, por encomenda do rei Humberto I. Para homenagear a Itália, enfeitou a massa com queijo branco, manjericão (verde) e tomate vermelho, cores da bandeira do país. A rainha ficou fascinada com a iguaria e seu nome desde então batiza a pizza com esses ingredientes, embora pelo mundo afora haja outras variações com o mesmo nome. A verdadeira pizza Napolitana não leva queijo: apenas molho de tomate.

A primeira pizzaria de que se tem registro data de 1830 e continua em funcionamento. Na época, o restaurante era ponto de encontro de grandes nomes, como Alexandre Dumas, autor do clássico “Os Três Mosqueteiros”.

Brasil consome um milhão de pizzas por dia

Antes de conquistar as terras tupiniquins, a pizza era mais restrita às colônias de imigrantes italianos. Entretanto, em 1950 a redonda começou a ser disseminada por São Paulo até conquistar o paladar de todo o País.

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho desde 1985, instituído pelo então secretário de turismo de SP, Caio Luís de Carvalho.

Vale ressaltar que, apesar de ser tradição italiana, é do outro lado do mundo que a paixão tem sua fidelidade garantida. Brasil e Estados Unidos são os países que mais consomem pizzas no mundo. Segundo levantamento da Apuesp (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no País, sendo 572 mil só em São Paulo. Aliás, a capital paulista só perde no consumo para Nova Iorque.

Guarulhos conta com centenas de pizzarias, a maioria das quais fornecendo apenas para viagem ou pelo sistema delivery. Nas noites, motoqueiros cruzam as mais diversas regiões da cidade entregando pizzas, todos os dias, principalmente nos fins de semana. Nas pizzarias que contam com espaço para servir, é corriqueira a cena de famílias e grupos de amigos em torno de uma mesa, festejando aniversários ou alguma outra data; ou mesmo sem motivo algum. Uma pizza vai bem no jantar a dois, ou mesmo para alguém sozinho, no café da manhã do dia seguinte. Tudo pode acabar em pizza.

O Click Guarulhos reuniu algumas sugestões de onde saborear uma boa pizza:

A Senhora Pizza

Com salão para consumo no local, para viagem ou no sistema delivery, a Senhora Pizza conquistou público cativo na região de Gopoúva e Vila Augusta. Um dos diferenciais que a caracterizam é a utilização da farinha italiana de fermentação lenta, “5 staggioni”, ou seja, cinco estações. A grande variedade de pizzas do cardápio também pode ser produzida com massa tradicional. A pizza que leva o nome da casa contém bastante molho de tomate, muçarela de búfala e folhas de manjericão. A Barcelona tem camarões salteados ao alho e óleo, cebola, tomate e muçarela ou Catupiriy ou Philadelphia. A borda recheada vulcão é especialidade. Quem preferir pode optar pelos 6 sabores vegetarianos Fit.
Tels. 2788-9009 98844-9812 Rua Cônego Valadão, 628, Vila Augusta.

Forneria Presidente

Inaugurada em 2017, tem no cardápio 80 variedades de pizzas, nas quais a massa pode ser fina, média, italiana ou integral. A farinha é italiana Le 5 Stagioni, que produz uma massa de longa fermentação e baixíssimo glúten; além de ser sem ovos, nem leite, nem açúcar, segundo informação da casa, que tem também pizzas sem lactose. De segunda a segunda, das 18h até o último cliente; aos sábados, a partir das 11h30. Aceita reserva para eventos e todos os cartões. Tem delivery e estacionamento, em frente e ao lado.
Tels. 2421-6663, 2422-0099, 2422-1010 e 2422-6440; Whats 94088-8588
Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário), 2151, Vila Augusta

Graça di Napolli

Inaugurada em fevereiro de 2019, a unidade do Parque Shopping Maia guarda características de uma vila italiana. A receita da pizza é a mesma que fez o sucesso da marca, criada em Santana, em 2014, pelo casal de restaurateurs Tony e Dinorah Martin. A massa de inspiração napolitana criada pelo chef pizzaiolo Sudario Silva, com preparo artesanal, fermentação longa e natural, grãos de trigos especiais italianos, bordas aeradas. A marca já foi eleita a melhor pizzaria de São Paulo, em 2014-2015, segundo o júri do Comer & Beber, da Veja São Paulo, e foi vencedora de melhor pizzaria do Brasil, pela revista Gula 2015. A pizza que leva o nome da casa reúne molho especial com tomates italianos San Marzano, sem pele nem semente, cream cheese, queijo gruyère, baby alcachofra, pasta de alcachofra, lascas de azeitona preta, tomate Sweet Grape gratinado com parmesão pós-forno e salpicado com salsinha.
Tels. 11 2304-0744 e 2086-0428
Parque Shopping Maia, Ala Gourmet – Av. Bartolomeu de Carlos, 230 – Jardim Flor da Montanha

Rodriluccio

Em atividade há 32 anos, tem clientela fiel e oferece cardápio com 78 tipos de pizzas, além de esfihas e calzones. Uma das especialidades é pizza Luccio, de carne seca, coberta por muçarela e contém azeitona sem caroço. A borda recheada é opcional.
Tels.: 2440-9232/ 2440-7669/ 2440-3693 – Av. Marechal Humberto. A. Castelo Branco, 4.055, Gopoúva

La Piacenza
Registra nada menos de 27 anos de plena atividade, dos quais 20 anos sob o comando de Andréa Monteiro. O nome lembra uma região italiana que desapareceu em 1859. A variedade de sabores de pizzas é o destaque da casa, que prepara a massa apenas com as mãos. Em todos os sabores, há a opção de massa integral. Afora os sabores triviais, como a napolitana, calabresa e pomodori, há também as pizzas chamadas verdes, com ingredientes leves, como a de abobrinha, berinjela, brócolis, rúcula e escarola. Há opções de pizzas doces, como Romeu e Julieta e chocolate. Salão, viagem e delivery; espaço para eventos.
Tel.: 2468-2018 – Rua Joana Borrego Molina, 207, esquina com rua Maria Zintl, entre Bom Clima e Paraventi

Zazá Pizzaria

Inaugurada em 1978, a Zazá é uma das mais antigas pizzarias da cidade. O grande diferencial da casa são a pizza gigante – com 12 fatias – e as opções gourmet. Também é possível pedir a redonda em oito ou seis pedaços. No menu, destacam-se Mignon d’Felicce, com cream cheese Philadelphia, tiras de mignon, bacon e pimenta biquinho; Abobrinha Paris, elaborada com lascas finas de abobrinha à dorê, queijo brie, parmesão e tomatinho sweet grape; Premiatta, feita com muçarela, parmesão, champignon, queijo brie, presunto Parma, manjericão e tomatinho sweet grape; berinjela à parmegiana e camarão. Todos os sabores de pizza também são feitos como esfiha. Além das pizzas salgadas, há ainda as doces, como brigadeiro, Prestígio, Sensação, banana, ice cream e MM’s. Abre diariamente, das 18h à 0h e faz rodízio às segundas e terças.
Tels. 2409-0102 / 2440-6170. Avenida Salgado Filho, 441, Centro

Pallazze Pizzaria

Com mais de 80 sabores de pizzas e esfihas no menu, a casa funciona no sistema delivery. Destaque para o sabor carne seca em que a carne é refogada com cebola e alho e que leva muçarela ou catupiry; de abobrinha com muçarela de búfala, gratinada com parmesão; e a de alcachofra com alcaparras e cobertura de catupiry ou muçarela. Há ainda opções doces, como banana com leite condensado e canela; Romeu e Julieta feita com goiabada, muçarela, leite condensado e canela; sendo o principal destaque a de Nutella com morangos. Funciona de domingo a quinta, das 18h às 23h30; sexta, sábado e feriados, das 18h à 0h.
Tels. 2422-4144, 2414-0003 e 2414-1670 – Av. Guarulhos, 1.573, Vila Augusta

Cantina Giovanni

Aberto há mais de 30 anos, o restaurante é especializado na culinária italiana e a decoração do lugar tem diversas referências que transportam os frequentadores à “terra da bota”. O cardápio conta com mais de 40 tipos de pizzas.
Tels. 2451-5466 / 2451-2829 – Av. Doutor Timóteo Penteado, 3.757, Vila Galvão.

Padaria Nova Guarulhos

De portas abertas há mais de 32 anos, a padaria Nova Guarulhos é tradicionalíssima na região da Vila Augusta e tem as pizzas como um dos carros-chefes da casa, sejam inteiras ou em pedaços. Funciona diariamente, das 6h às 22h.
Tel. 2422-7188 – Rua Albino Fantazzini, 90, esquina com a avenida Guarulhos, Vila Augusta.

Maria Cereja

A Maria Cereja faz parte da vida dos guarulhenses há 27 anos. Além de padaria, restaurante, doceria e lanchonete, é também pizzaria, com muitas opções no cardápio, tanto inteiras quanto em pedaços, para consumo local, para viagem ou por meio do aplicativo Ifood.
Tels.: 2443-2202. Avenida Paulo Faccini, 1.287, Jardim Maia, em frente ao Bosque Maia

Favos D’Mel e Trigo Mel

Com mais de 30 anos de tradição em São Paulo, está em Guarulhos desde 2008, com duas unidades. Além de bolos, pães recheados, doces, salgados e beirutes, tem as pizzas como um dos fatores de procura pela clientela.
Tel.: 2086-7500 – Avenida Dr. Timóteo Penteado, 3.640, Vila Rosália/Vila Galvão
Tel.: 2304-4100 – Av. André Luiz, 520, Picanço (próxima ao Parque Shopping Maia)