Ideias para deixar a casa perfumada

O cheiro de casa limpa é tudo de bom. Além da limpeza diária e da faxina pesada regular, é possível intevir ainda mais para deixar seu cantinho com o aroma mais agradável e o “perfume” de sua preferência. Para colaborar com essa missão, separamos algumas ideias fáceis e econômicas para perfumar a casa. Porém, não se esqueça de permitir que o Sol entre e que o ar circule, abrindo as janelas todos os dias. Além disso, verifique se alguém da família é alérgico a algum dos componentes que serão usados.

Café

Em um potinho ou xícara coloque grãos de café e uma vela ao centro. Ao acender a vela, o calor fará com que o café exale seu aroma característico. Para reforçar o cheiro, pode espalhar essência de café, baunilha ou canela sobre a vela.

Canela

Junte alguns paus de canela, formando um “arranjo”. Coloque em vasos de vidro e distribua pela casa. Se quiser potencializar o cheiro, coloque algumas gotas de essência ou óleo essencial de canela. Se preferir, ferva a canela, o que já deixará um “perfuminho” no ar. Depois, borrife esse “chá” pelos ambientes.

Casca de frutas cítricas

Coloque algumas cascas de limão, laranja ou tangerina em um litro de água e ferva em panela tampada. Depois, coe e borrife pela casa. Para que o cheiro fique mais intenso, feche as portas e janelas por 10 minutinhos após aspergir. Ou, pegue as cascas e coloque em um recipiente aberto, que exalará um cheirinho bem suave. Se preferir mais forte deixe-as perto de uma fonte de calor.
Outro jeito – ainda mais charmoso – é fazer uma vela com a fruta. Corte-a na metade, retire os gomos sem “machucar” a casca, deixando a parte branca central para ser usada como pavio. Coloque óleo essencial e acenda.

ervasErvas

Mudas de hortelã, alecrim, tomilho e manjericão podem ser plantadas em pequenos vasos e distribuídas por toda a casa. Além de cheirosas, são resistentes e, portanto, duram mais tempo.

Cravos

Coloque um punhado de cravo em uma vasilha bonita e deixe em pontos estratégicos como banheiros e corredores. Para o cheiro ficar mais perceptível, ferva um pouco de cravo e borrife sobre o recipiente com os cravos secos. Ou, deixe um pouco de cravo de molho em álcool, em um recipiente fechado, por 48 horas e depois “chuvisque” sobre os cravos secos.

especiariasEspeciarias

Em um recipiente transparente coloque paus de canela, um punhado de cravos e anis estrelado. A mistura do aroma natural dos três ingredientes é bem agradável. Outra opção é fazer sachês com tecido fino, tule ou até com aquela meia-calça que não é mais usada. Faça montinhos individuais de cravo, canela, alfazema, capim-limão ou outra especiaria, embrulhe com o tecido e coloque pela casa.

Perfumando geral

Coloque 20 ml de essência de baunilha em uma travessa e leve ao forno quente por 20 minutos. O cheiro vai se espalhar pela casa toda. Dá para substituir a baunilha por chá de canela ou cravo.

Folhas e flores secas

Pegue uma boa quantidade de flores e folhas desidratadas e coloque-as em potes de vidro. Deposite algumas gotas de essência ou óleo essencial de sua preferência. Pelo menos uma vez por semana repita a aplicação da essência para que o cheirinho permaneça. Já as folhas e flores podem ser trocadas quando estiverem encharcadas ou você queira mudar o cheiro.

Ambientador com varetas

Junte 70 ml de óleo de amêndoas doces e 30 gotas de óleo essencial de sua preferência em um vidro e misture. Coloque três varetas de madeira, que podem ser de espetinho, e posicione o enfeite cheiroso. Seguindo esse modo de fazer, é possível variar os aromas:  Misture 20 gotas de óleo essencial de manjericão doce e oito gotas de óleo essencial de limão. Para outra fragrância, junte 30 gotas de óleo essencial de lavanda, cinco gotas de óleo essencial de tomilho e duas gotas de óleo essencial de limão.

spray-multiusoSpray multiuso

Preparado à base de amaciante, álcool e água, essa misturinha tem “mil e uma” utilidades. Pode ser usada para perfumar cortinas, tapetes e carpetes, borrifar diretamente no ar e aromatizar o ambiente, dar aquele cheirinho gostoso no carro ou limpar pias, louças sanitárias e pisos. Também é possível aplicá-la sobre as roupas no varal ou nas que estão penduradas há muito tempo dentro do guarda-roupa, em almofadas, lençóis, travesseiros e nas toalhas colocadas para secar após o banho. Além do cheiro bom nos ambientes e nas roupas, a maciez está garantida.
Misture ½ xícara (de chá) de amaciante concentrado de boa qualidade; ½ xícara (de chá) de álcool; uma xícara (de chá) de água. Agite levemente, coloque em um borrifador e espalhe “perfume” pela casa.

Nota

Óleos essenciais, em geral, são naturais e têm propriedades terapêuticas, ao passo que as essências são sintéticas e não têm tais características.