Idosos: para viver bem

Suelen Amorim

Por Talita Ramos

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o número de idosos no Brasil aumentou, chegando a aproximadamente 13% do total da população brasileira. Mas para que se possa envelhecer de modo a desfrutar de uma terceira idade tranquila, ativa e com qualidade de vida, ainda há muita coisa a ser feita nos âmbitos político e social. Pensando nessa demanda populacional, as sócias Líslei Rosa de Freitas e Margareth Andrade criaram A Vila, um espaço cultural que oferece cursos livres, entretenimento e eventos culturais voltados a pessoas com mais de 50 anos, criando um novo estilo de vida para a terceira idade.
A casa, cujo nome foi inspirado nas diversas vilas de Guarulhos, como Tijuco – onde está situada –, Galvão, Augusta, Rosália, entre outras, oferece mais de 35 cursos para estimular a criatividade, o lazer e a cultura, disponíveis em um ambiente acolhedor e com infraestrutura adequada à terceira idade. Dentre os principais projetos estão o de informática (básico, intermediário e avançado); oficina da memória; Pilates; nutrição; danças; canto (coral); violão; percussão; fotografia; inglês; italiano; teatro; técnicas para qualidade de vida e prevenção de saúde no envelhecimento; beleza e autoestima; entre outros. Além disso, o centro cultural proporciona a participação em eventos, como visitas monitoradas a museus, viagens e festas com foco cultural, fazendo com que seus frequentadores passem a ter relacionamento interpessoal e a resgatarem os valores culturais esquecidos ou nunca antes notados.

Reaprendendo a viver
Cada curso é elaborado por profissionais qualificados com tempo e número de alunos pré-estabelecidos, para proporcionar os melhores resultados possíveis, respeitando o ritmo e as demais características desse público, de modo que os participantes possam aproveitar de modo pleno as atividades desenvolvidas. Além dos cursos e atividades culturais, A Vila ainda conta com o projeto solidário Amor em Movimento, que tem como objetivo levar a energia do amor e da alegria a idosos necessitados. “É uma via de mão dupla, pois as ações são benéficas aos que recebem e aos que doam. A participação é voluntária e as instituições são escolhidas pelos próprios alunos; nossa única exigência é que os beneficiários sejam idosos”, afirmam as sócias.

A Vila tem como missão devolver ao seu público-alvo a sensação de que é possível aproveitar a vida, estimular a criação de laços de amizade e fazer com que as pessoas sintam-se úteis. “Nossa proposta com a criação d’A Vila não é ser um estabelecimento a mais em Guarulhos, mas sim criar um novo estilo de vida para a terceira idade. Em toda vila existe o lado que acolhe, que festeja com os amigos, que nos ajuda a crescer e encarar a vida com alegria e confiança. Aqui na nossa vila, além de tudo isso, é possível descobrir talentos pessoais que passaram despercebidos simplesmente pela falta de tempo, oportunidade ou incentivo, devido ao ritmo de vida frenético que muitos levam”, finalizam as sócias.

Avenida Emílio Ribas, 750, vila Tijuco. Tel.: 2440-0090.
www.avilacultural.com.br
www.facebook.com/avilaespacocultural