II Festival do Queijo da Canastra ocorre em agosto em São Roque de Minas

O queijo canastra é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e faz parte da cultura local - Fotos: Divulgação

A capital da Serra da Canastra se agita no mês de agosto, com a realização da segunda edição do Festival do Queijo da Canastra. Nos dias 2 e 3 do próximo mês, a cidade de São Roque de Minas sedia o evento realizado pela Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN).

Protagonista do festival, o queijo canastra é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN desde 2008 e faz parte da cultura e tradição local.

Segundo a história, a receita veio de Portugal e é passada, de geração a geração, há mais de dois séculos. Antigamente, para não amassar, o queijo só podia viajar com mais de 30 dias de cura, quando já estava mais firme e amarelado. É por isso que o queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. Feito com leite cru, o queijo artesanal é exclusivo da região e tem até selo de autenticidade e rastreabilidade feito de caseína (proteína do leite) para comprovar sua origem.

São Roque de Minas concentra o maior número de produtores do famoso queijo da Canastra e, para apresentar esse produto típico aos visitantes, a maioria das fazendas produtoras está abrindo suas porteiras para apresentar todo o processo de fabricação.

O queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro

Durante o II Festival do Queijo da Canastra, os turistas poderão aproveitar uma programação especial na Praça da Matriz, com exposição de diversos produtos regionais da região, além de cozinha show com chefes ensinando receitas, e muito mais. Haverá ainda programação cultural com apresentações do Chico Lobo em trio e Renato Caetano e banda, entre outros.

E para completar, as fazendas produtoras de queijo contarão com uma série de atividades como degustação, harmonização dos queijos com vinhos e cervejas, almoço, voo de balão, e muito mais.

Onde ficar

Uma boa opção de hospedagem em São Roque de Minas é a Hotel Chapadão da Canastra. Considerado o mais completo empreendimento hoteleiro da região, o empreendimento oferece estrutura completa de serviços; apartamentos com frigobar, ar condicionado, televisão, restaurante onde é servido um delicioso café com iguarias da região. Ainda há novíssima área de lazer, com piscinas adulto e infantil, sauna, toboágua e hidromassagem.

Além disso, o Chapadão oferece todo o apoio logístico em carros 4×4 para os passeios pela região. As diárias promocionais para o período são de R$ 350,00, em apartamento Standard para casal, incluindo café da manhã, internet e estacionamento.

Mais informações: www.chapadaodacanastra.com.br