Inadimplência com cheques sem fundos registra em setembro o menor nível do ano

No nono mês de 2018, o índice de devoluções pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,67%. O percentual também é o menor registrado para setembro nos últimos 8 anos

Conforme o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundossetembro deste ano atingiu o menor percentual de 2018 e dos últimos 8 anos quando considerado apenas este mês. O índice de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos fechou em 1,67% no nono mês deste ano.

O percentual deste mês apresentou queda em relação a agosto de 2018 (1,78%) e também nos números do consolidado de setembro do ano passado (1,78%). Já no acumulado de janeiro a setembro de 2018, o índice de cheques sem fundos foi de 1,93%, representando o menor número nos últimos oito anos, quando atingiu 1,80% em 2010.

Confira abaixo os números mensais na tabela e o gráfico com o levantamento mensal do indicador entre setembro/2017 e setembro/2018:

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a menor utilização dos cheques como meio de pagamento, o patamar mais baixo das taxas de juros e o recuo da inflação após o repique causado pela greve dos caminhoneiros, têm contribuído para a redução da inadimplência com cheques no país.