Inaugurado o Centro de Eventos Torricelli

De volta ao cenário do ensino superior neste ano, a Faculdade Torricelli realizou na noite de quinta-feira, 30, o Centro de Eventos Torricelli, composto de um auditório com 210 lugares, denominado Evangelista Torricelli, e três salas, cada uma comportando 50 pessoas, as quais receberam nomes de outros três físicos: Galileu Galilei, Isaac Newton e Stephen Hawking.

À solenidade, recepcionados pelo presidente da instituição, professor Paulo Roberto Cesso, compareceram: o prefeito Guti, o vice-prefeito, Alexandre Zeitune; o presidente da Câmara Municipal, vereador professor Jesus Roque de Freitas; o presidente do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior), professor Hermes Figueiredo; o diretor geral das Faculdades Torricelli, professor Carlos Afonso Gonçalves da Silva; dirigentes sindicais e de entidades representativas, além de profissionais da área educacional, como os mantenedores da Faculdade e Colégio Progresso, Marcela e Roberto Morandeira.

Professores Carlos Afonso e Hermes Figueiedo; prefeito Guti, Paulo Cesso e professor Jesus

O novo espaço será utilizado para atividades culturais da Faculdade e do Colégio Torricelli e para sediar eventos de terceiros. Um sistema integrado de transmissão de imagens e som permitirá que pessoas que estejam nas três salas acompanhem o que estiver acontecendo no anfiteatro.

O jornalista e apresentador Martinho Risso atuou como mestre de cerimônia e fez um relato da carreira e iniciativas empresariais de Paulo Cesso.

Segundo Paulo Cesso, após ele ter vendido a operação do ensino superior para a Anhanguera, em 2011, viajou pelo Brasil e Exterior, conhecendo e pesquisando experiências inovadoras, por entender que os métodos de ensino e aprendizagem precisavam de novos modelos, fazendo com que a tecnologia seja instrumento para conquistar o interesse dos jovens, em um mundo no qual as informações estão ao alcance de todos em qualquer lugar. Passados cinco anos, resolveu fazer ressurgir a Faculdade Torricelli, porém com o propósito de oferecer cursos e sistemas diferentes de tudo que havia disponível. Após elaborar todo o planejamento, com auxílio de instituições parceiras, como a Must University, Carnegie Epeech e Carnegie Mellon University, obteve a autorização do Ministério da Educação, promoveu uma radical obra de transformação do imóvel da rua do Rosário, 313, e lançou neste ano os cursos presenciais de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Administração e Ciências Contábeis.

Diretor geral, Carlos Afonso Gonçalves da Silva

O professor Carlos Afonso demonstrou, na prática, um desses diferenciais, ao comandar pelo smartphone a apresentação em Power Point, exibida no telão, sobre como os estudantes desenvolverão projetos conjuntos, unindo os diversos cursos. Por exemplo, revelou que dois corredores do prédio estão sendo alvo de estudo transdisciplinar pelos alunos de engenharia e de administração e contábeis, para que a iluminação seja toda obtida com energia fotovoltaica Ele explicou que o projeto idealizado por Paulo Cesso foca nos eixos de energia limpa, games, Al Learning Machines e robótica.

O professor Hermes Figueiredo parabenizou Guarulhos pela conquista da nova faculdade e enalteceu o espírito empreendedor de Paulo Cesso. Citou que os poucos alunos que estão vivenciando essa fase de implantação são felizardos por terem essa oportunidade. Comentou que iniciou a Unicsul com apenas dois alunos e que ambos eram bolsistas, o que provocou risos e aplausos da plateia.

O prefeito Guti felicitou a direção e equipe pela inauguração, ressaltando que um empreendimento educacional, mais do que mudar a vida das pessoas do local, muda o País para melhor. Citou que a região onde a Torricelli está instalada abriga outras duas instituições de ensino superior (Anhanguera e São Judas), além do curso de medicina da Uninove, nas proximidades, constituindo um polo de desenvolvimento do saber. Anunciou que a Prefeitura irá implantar, ainda em 2019, um boulevard em trecho da rua do Rosário, propiciando mais conforto e segurança para os alunos e pedestres em geral.