Índios em Guarulhos: esclarecimento do Click sobre a série prometida

Na última quinta-feira, 19, Dia do Índio, o Click Guarulhos publicou “Dia do Índio em Guarulhos: temos o que ou por que comemorar?” (https://bit.ly/2HAg89q), artigo que propunha uma reflexão e uma investigação sobre a realidade do povo indígena na cidade. Anunciamos, então, nossa intenção de publicação em sequência, a partir daquela data, de uma série de reportagens sobre os índios em Guarulhos. A primeira parte, de fato, foi publicada no mesmo dia 19 (“Índios Guarus: os primeiros habitantes de Guarulhos e a origem do nome da cidade” – https://bit.ly/2qSInGF). As demais reportagens previa-se serem publicadas nos dia 20, 23 e 24 deste mês.

No entanto, as matérias não foram publicadas nas datas previstas por três razões: I) A disponibilidade das nossas fontes para entrevistas e esclarecimentos, o que só foi possível no final de semana e hoje, 23; II) o cuidado de verificarmos e confirmarmos informações e fatos expostos pelas lideranças indígenas durante seus depoimentos; e III) a necessidade de ouvirmos a administração municipal, alvo de queixas e solicitações das fontes ouvidas, inclusive com citação nominal e veemente de agentes públicos da atual gestão.

A assessoria de imprensa da Prefeitura, com quem entramos em contato hoje, 23, comprometeu-se em atender-nos até amanhã, 24, pela manhã, com os esclarecimentos solicitados no que concerne à administração municipal sobre os temas tratados.

Dessa forma, o Click Guarulhos publicará amanhã, 24, a reportagem sobre a situação, os problemas e as reivindicações do povo indígena em nossa cidade, inclusive sobre a regularização da aldeia Filhos Dessa Terra e o desenvolvimento do projeto Terra Sagrada, a partir dos depoimentos de Awa Kuaray Wera e de Awaratan Wassu, respectivamente presidente e diretor de cultura indígena da Associação Arte Nativa Indígena de Guarulhos, entidade que congrega e representa o povo indígena da cidade. O Click Guarulhos pretende também publicar, no mesmo texto, a versão dos fatos e dos esclarecimentos da Prefeitura, conforme sejamos atendidos pela assessoria de imprensa municipal quanto ao que apresentamos e solicitamos.

Na quinta-feira, 26, para encerrar a série especial sobre a questão indígena, publicaremos a matéria sobre a realidade e as perspectivas do povo indígena no Brasil, ameaças, problemas e desafios em âmbito nacional.