Inscrições para o curso gratuito de Monitor de Esportes Radicais começam amanhã 

Formação oferecida pela Etec de Esportes tem duração de quatro semanas, com aulas práticas e teóricas a partir de 10 de setembro

   A partir desta terça-feira, 28, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, localizada no Parque Novo Mundo, zona norte da Capital, abre inscrições para a quarta turma do curso gratuito de Monitor de Esportes Radicais. São oferecidas 30 vagas no período da manhã. Aulas práticas e teóricas serão ministradas de segunda a sexta-feira, entre 10 de setembro e 5 de outubro.

 O mercado de trabalho para este tipo de profissional no Brasil é promissor, uma vez que o País conta com florestas, pantanal, cerrado, litoral extenso e a maior bacia hidrográfica do planeta. “O monitor pode atuar em empresas ligadas ao turismo de aventura, organizações que se dedicam ao desenvolvimento dos esportes radicais e atividades desenvolvidas pelo poder público, entre outras opções, seja com foco esportivo ou turístico”, ressalta a coordenadora do curso, Camila Ferreira.

 De acordo com o Ministério do Turismo, a busca por atividades de aventura tem aumentado a cada ano, sem que a formação de profissionais que atuem na área cresça na mesma proporção.

 O curso já formou mais de 80 profissionais nas três turmas anteriores.

 O curso

 Desenvolvido pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza com a colaboração de professores da Etec de Esportes, o curso de Monitor de Esportes Radicais é uma formação básica, que abrange diversas modalidades e disciplinas correlatas, por meio de aulas teóricas e práticas.

 Entre conhecimentos e habilidades trabalhadas estão rapel, trekking, montanhismo, escalada, canoagem, arvorismo, orientação, primeiros socorros, nós e laçadas, trabalho com bússola, noções de procedimentos e utilização de equipamentos de segurança nas diversas práticas, entre outros conhecimentos e habilidades.

 As 30 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos de idade – não há exigência de nível de escolaridade.

 Serviço

Inscrições para curso de Monitor de Esportes Radicais*
Local:
 Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart
Rua Paulo Lorenzani, s/nº – Parque Novo Mundo
Data: 28 e 29 de agosto
Horário: das 9 às 12 horas
*Para se inscrever é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência atual