Instituto Acolher lança campanha “Adote um cuidador”

O Acolher Instituto, instituição sediada no Bom Clima, em Guarulhos, procura padrinhos para subsidiar bolsas de estudos para o curso de cuidador formal de idosos.

Segundo a psicóloga Zina Costa, presidente do Instituto, a iniciativa objetiva ampliar a oferta de cuidadores profissionais para as demandas sociais apresentadas tanto por familiares, que precisam de apoio técnico para acompanhar seus idosos, como para as diversas modalidades de serviços para idosos, tais como Centros de Convivência, Centros-dia, ou para ILPIs – Instituição de Longa Permanência para idosos.

“Para se tornar um padrinho/doador, o interessado contribuirá com o valor correspondente a uma bolsa de estudos, R$ 600, parcelado em até cinco vezes no cartão de crédito ou via Pag Seguro. A bolsa poderá ser destinada a uma pessoa indicada pelo padrinho, ou ainda para uma pessoa que tenha se inscrito como cuidador(a) interessado(a) à bolsa”, explica.

Ela informa que a avaliação e seleção dos candidatos interessados utilizarão critérios de prioridade, tais como: necessidade financeira, interesse e disponibilidade em trabalhar como cuidador profissional, e ainda a vocação para o cuidado. “Para ser cuidador de idosos, há muito amor envolvido”, comenta.

Os interessados na bolsa-estudo para cuidado deverão escrever um texto de até 800 caracteres, expondo seu interesse e sua necessidade de bolsa, podendo ainda agregar um vídeo caseiro de até um minuto, com o objetivo de sensibilizar possíveis padrinhos.

“O Acolher tem entendido que, atualmente, quase todas as famílias passam ou passarão pela necessidade de ter um cuidador profissional, que contribua para que seu ente querido tenha condições de envelhecer dignamente, tanto em sua própria casa, quanto na casa de um dos seus. Muitas vezes essa família já tem algum conhecido que pode ou quer desempenhar esse papel, mas não detém conhecimento técnico adequado, para manter a saúde e a qualidade de vida do idoso. Por isso, o empenho em oferecer um curso de qualificação profissional que prepare essas pessoas”, relata Zina.

O Acolher Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional, com sede na rua Asdrubal Zanetti, 32, próximo ao Fácil do Bom Clima, em Guarulhos, foi fundado em julho de 2007 e vem há três anos oferecendo cursos de capacitação nessa área, estando envolvido em vários movimentos para a defesa de direitos da pessoa idosa.

Serviço: