Já estamos no Outono e as principais tendências para os dias mais friozinhos já começaram a dar as caras nas vitrines. No que diz respeito a cores, esta será uma temporada bastante democrática, com mistura de tons mais fechados e outros mais vivos. “Quem dita regra é a escala Pantone, mas cada marca elege algumas cores principais com as quais irá trabalhar. Neste ano são elas: vermelho, azul , amarelo Off White, laranja terroso, tons terrosos como marrom queimado e caramelo, ultravioleta, lilás metalizado bem futurista e o limelight amarelo esverdeado. Também os tons de rosé e rosa aberto meio pink. No entanto, o verde é o queridinho absoluto vindo já de outras coleções, isso porque estamos sentindo um novo momento na busca de nos reconectar com a natureza. Com ele vem o oliva-militar e o verde azulado”, explica a consultora de moda e imagem Helaine Leandro.

Sete peças que veremos em todas as vitrines

Cada marca busca sua exclusividade dentro da coleção que cria, mas de forma geral todas trabalham com algumas tendências de forma mais generalizada. Sendo assim, vale investir em peças-chave, como:

  • Casacos trench coat caramelo
  • Saia metalizada ou vinil
  • Vestido clássico vermelho
  • Calça alfaiataria verde militar
  • Calça xadrez
  • Crooped de veludo

E peças de jacquard, como regatas, bermudas e casacos.

Calça moletom estilo esporte

Outra tendência que, além de estilosa, é megaconfortável, são as calças de moletom. Vindas dos anos 1990, os modelos lembram as calças antigas da marca Adidas, justamente por serem versões mais largas. Embora a referência da peça tenha um ar de roupa do passado, usando a calça com body rendado, meia arrastão e salto alto, por exemplo, confere ao look um estilo esportivo de luxo. “Um conselho: peças largas embaixo pedem peças justas na parte de cima e precisam vestir bem cada tipo de corpo. O esportivo de luxo pede sapatos finos; caso contrário, pode parecer que você saiu da quadra depois de jogo de basquete”, comenta Helaine, com bom humor.

Bota vermelha

O calçado apareceu nos maiores nomes internacionais e todos apostaram em canos curtos e longos, foscas ou de vinil. Mas como usar um acessório tão ousado? “Mais uma vez, o bom senso é que manda nessa tendência. Por ter cor forte e marcante, a sugestão é compor looks básicos, como jeans e o preto e branco. Cuidado com as misturas como xadrez, cinzas e cores fortes. Vale lembrar que fashionistas e blogueiras vivem num mundo paralelo. Não é tudo que se vê na internet que se deve copiar”, pontua a consultora.

Veludo molhado

Desta vez, ele vem assim descomplicado, em duas texturas: a primeira é o já tradicional veludo molhado, que ganha mais destaque com a adição de cores mais vibrantes e estampas como belos florais. A segunda é o veludo cotelê que tem como objetivo oferecer conforto e aquecimento. Para esse tecido, a aposta concentra-se em vestidos, croppeds e blusa de moletom curta.