Por Tamiris Monteiro
Fotos: Marcelo Santos e banco de imagens

Embora o Inverno só acabe dia 22 de setembro, já é possível ver os previews das coleções Primavera/Verão nas lojas e, sendo assim, também já dá para adiantar quais serão as tendências e possíveis peças must have da nova temporada. De acordo com Karen Massutami, consultora de moda da Greicys’ Boutique, a moda para os dias de calor será bastante democrática e versátil. “Se a mulher quiser usar uma roupa curta, ela vai poder, porque haverá peças curtas; se quiser um short-saia para ficar arrumadinha, mas com visual feminino e confortável, pode usar também; e várias outras peças estarão em alta, como a saia midi, a pantacourt, a calça skynni, pantalona e até a antiga calça corsário vai voltar, possibilitando a montagem de composições estilosas e confortáveis”, explica.

Greicys-Boutique-MS-1Cores

Quanto às cores, Karen adianta que os tons pastéis, principalmente o azul claro que será chamado de ice blue, serão as mais vistas em roupas e acessórios. “Será um Verão de tons bem claros, românticos e delicados; veremos também bastante azul escuro, off-white, branco, preto e marfim”, pontua.

Tecidos e estampas

Tecidos naturais continuam em alta. “Teremos muito algodão, seda pura, linho e rendas que continuarão em alta”, afirma Karen. Já na parte de estampas, o floral acaba dando espaço para as listras e estampas que tenham mais cara de alfaiataria. “Por exemplo, o estilo das camisas masculinas com listras azuis e brancas vem para a moda feminina, só que em forma de vestido, saia e outras peças”.

Alpargatas-como-combinarCalçados

Conforto parece ser a palavra de ordem para os calçados do Verão, isso porque os sapatos de salto alto têm caído em desuso. Para o dia a dia, mocassins, alpargatas e flatforms farão a alegria da mulherada, tudo sem salto, mas com muito estilo. Segundo Rachel Nunes Mendonça, da loja Luma Lua, a cor azul bebê também reinará entre os calçados. Além dele, estampas floral e étnica, texturas como trama e espadrille comporão as tendências em calçados.

Principais tendências

Podemos esperar por peças assimétricas, como camisetas curtas na frente e com a parte de trás bem comprida; muito babado; mangas mais largas, tipo morcego e sino; jeans nas roupas e acessórios; e looks com pegada esportiva, podendo ser elaborados com tênis, jaquetas bomber e peças com tecido de telinha.

“Outras grandes apostas são os calçados com salto tratorado, que têm solado que lembra madeira, mas são super leves, com uma pegada militar, meio anos 70; as anabelas, que são a cara da estação; e os calçados com amarração, como o modelo gladiador. Uma sandália que acho que vai usar demais, é um modelo de tira na frente na cor pink. Uma outra com tiras largas que formam um X na frente e tem o salto grosso e, por fim, o slip on”, ressalta.

Luma Lua
Av. Papa João XXIII, 75, Pq. Renato Maia
2408-8123
www.lumalua.com.br

Greicy’s Boutique
Av. Papa João XXIII, 438, Pq. Renato Maia
2461-3512
www.greicys.com.br