Membro efetiva da Academia Guarulhense de Letras, a escritora Janethe Fontes, traz uma carreira de destaque representando a literatura da cidade.

 

janethe fontes escritora guarulhenseCom quatro livros publicados, “Vítimas do Silêncio” (2008), “Sentimento Fatal” (2011), “Doce Perseguição” (2012) e “O voo da Fênix” (2014), Janethe recebeu em 2015 o prêmio Mulheres Notáveis – Cecília Meireles, em Itabira/MG.

 

Atualmente, a escritora faz parte, coordenando e atuando, de diversos movimentos literários na cidade de Guarulhos e nas redes sociais. “Participo ainda de eventos e feiras literárias, salões e bienais de livros, dentro e fora do estado de São Paulo”, comenta Janethe.

 

Quando questionada sobre sua vida como escritora, ela responde com franqueza: “Olha, eu não vivo só da escrita, então, as coisas são bastante corridas para mim. Mas, desde que lancei meu primeiro livro, Vítimas do Silêncio, em 2008, pela Editora Universo dos Livros, depois de aguardar por mais de sete anos por uma chance, eu venho tentando me firmar nesse mercado que é tão difícil e seletivo. Mas apesar das dificuldades, depois de finalmente conseguir lançar meu primeiro livro, lancei mais três, um a cada dois anos, aproximadamente. Hoje, procuro dedicar, aos menos algumas horas do dia ou da noite (risos), à escrita, ao contato com os leitores e à divulgação dos meus trabalhos. Hoje em dia, o autor não pode se “dar ao luxo” de escrever apenas, exceto que ele tenha muito dinheiro para pagar uma assessoria de imprensa ou seja famoso”

 

O digital versus físico

O digital versus o físico continua sendo um problema para os escritores, mas para Janethe, tablets, celulares e kindles têm sido opções vantajosas. “A diferença de custo é enorme. Para mim, tem sido muito mais vantajoso financeiramente publicar em e-book do que o físico. Mas ainda há muitos leitores que têm preferência pelo livro impresso. Por isso, considero que é bastante importante encontrar uma boa editora para publicar. Acho que não podemos abdicar de nenhum tipo de público, pois há leitores que gostam de e-book e outros, do impresso. ”

 

Obras

 

Livro---Doce-Perseguicao---Janethe-Fontes_0Um dos temas que a guarulhense mais gosta é romance policial e seu livro “Doce Perseguição”, já se encontra há mais de 20 dias em 1º lugar na Amazon, nas categorias Mistério & Suspense e Ficção Contemporânea! Vale ressaltar que são centenas de milhares de obras disputando um espaço em uma das maiores livrarias on-line do país. “Eu sempre fui fascinada por romance policial e queria escrever um ‘policial clássico’, daqueles que você tem de ler até o final do livro para descobrir quem é o verdadeiro assassino. E é exatamente isso que você encontra em Doce Perseguição.” (Caso deseje comprar, clique aqui)

 

 

Janethe julga que parte do sucesso dos seus livros vem de enredos bem construídos, que prendem a atenção do leitor do começo ao fim. Mas não esconde que os blogueiros e parceiros são os grandes responsáveis por atrair grande parte do público que contempla suas obras. “Por isso, quero aproveitar a oportunidade para agradecer, de todo o meu coração, a essa galera que tem me ajudado bastante.”

Assunto polêmico

 

Um assunto muito polêmico tem sido comentado pelas redes sociais dos escritores brasileiros: o lugar em que se passa a trama. Geralmente os mais jovens tendem a valorizar o exterior, esquecendo-se que o Brasil tem muito a ser enaltecido.

Recentemente, uma matéria do G1 mostrou que as prateleiras das livrarias do mundo afora carecem de livros que mostrem o Brasil. “Quando um autor busca um livro brasileiro, ele quer saber mais sobre o Brasil, caso contrário, compra de um autor americano, por exemplo”, revelou trecho da matéria. A escritora Janethe tem essa preocupação. “No caso de Doce Perseguição, a história acontece nas cidades de Florianópolis e Urubici/SC.”

Sem dúvidas, as obras de Janethe Fontes merecem estar na cabeceira de sua cama.

Para você que tem interesse em acompanhar os trabalhos dessa escritora, você pode encontrá-la nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/JanetheFontes

Twitter: https://twitter.com/JanetheFontes

Blogue: http://janethefontes.blogspot.com.br/