João José Mesquita Cury e Valdir Carleto arrancam risos e lágrimas no Poder Empreendedor

O Poder Empreendedor, evento que já ultrapassou as 30 edições (18 delas só em Guarulhos), reuniu no dia 29 de novembro, no último encontro deste ano, no Colégio Carbonell, dois profissionais da cidade, que atuam na comunicação: Valdir Carleto e João José Mesquita Cury.

Oriundos de gerações diferentes, os convidados apresentaram as suas trajetórias de vida, tanto pessoal quanto profissional, e arrancaram risos e lágrimas do público.

A primeira apresentação foi de Valdir Carleto, jornalista que criou os jornais Olho Vivo, Diário de Guarulhos (2007), Jornal de Cumbica, Vitrine, entre outros, e as Revistas Guarulhos e Weekend, além dos portais Olhao (na época do Olho Vivo), e Click Guarulhos, atual portal de notícias da cidade. Ele também editou livros e participou de programas de rádio e TV. Carleto traçou uma linha do tempo dos seus 40 anos dedicados ao jornalismo, com altos e baixos, sucessos e fracassos, porém sempre mantendo a mesma linha editorial: aguerrida, séria e em defesa dos interesses da comunidade. “O principal papel da comunicação social é dar voz aos que são ignorados pelos poderosos”, enfatizou. Bastante emocionado, com a voz embargada, Carleto deixou uma mensagem aos presentes. “Torço para que os meus filhos, os meus netos, sigam a lição do meu avô: qualquer que seja a profissão que sigam, que façam o melhor que esteja ao seu alcance; que a exerçam com dignidade. E, definitivamente, que possam, ao olhar para trás, sentir orgulho do que fizeram; nunca vergonha”, disse Carleto.

O segundo convidado da noite foi João José Mesquita Cury, jovem guarulhense com passagem pela Rádio Cultura, TV Bandeirantes, Globo Internacional, e que há alguns anos é diretor geral do programa “The Noite, com Danilo Gentili”, exibido no SBT. Zezé, como é carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, começou fazendo produções modestas, em Guarulhos mesmo, com a ajuda de um primo, que é cineasta. Zezé narrou as peripécias que fez para estudar, formar-se e conseguir inserir-se no mercado de trabalho, numa área bastante concorrida, que é a TV. Ele aproveitou todas as oportunidades nos bastidores da TV para aprender a trabalhar. Investiu na carreira, ralou muito, o que culminou na posição de destaque em que está hoje. “Fazer o que se gosta requer muita dedicação. Nada veio fácil pra mim. Sempre trabalhei duro, buscando fazer algo diferente. Sou o maior crítico do meu trabalho. Pra mim nada do que eu faço está bom o suficiente”, disse Zezé.

Além das palestras, o Poder Empreendedor teve a já tradicional dinâmica de networking no início do evento. “O objetivo é sempre lembrar os participantes da importância de conexões genuínas entre as pessoas, algo fundamental para que as empresas prosperem, pois ainda há quem pense que empresas fazem negócios com empresas; porém nós acreditamos que pessoas fazem negócios com pessoas. Este aspecto humano é o fundamento da nossa crença e a razão pela qual o evento existe”, explica o apresentador e criador do projeto, Fábio Carleto.