Jornalista lança livro sobre o Caminho de Santiago

Evento será na Igreja Anglicana e terá recital de música medieval

“Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês” é o livro que o jornalista Luiz Carlos Ferraz lançará no próximo sábado, 22, às 16 horas, na Igreja Anglicana de Santos/SP, no Bairro José Menino, em frente ao Orquidário Municipal.

Durante o evento haverá recital do músico santista Wilson Melo, especializado em early music, ou música antiga. Multi-instrumentista, Wilson Melo se apresentará com gaita de fole galega e executará repertório focado no período medieval, com destaque para peças do “Livro Vermelho de Montserrat”, escrito em torno de 1399.

Em “Juntos no Caminho de Santiago” Luiz Carlos Ferraz relata sua sexta peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, desta vez realizada em companhia da esposa, a jornalista Sandra Netto, que fez sua primeira peregrinação.

O livro foi viabilizado por meio de crowdfunding, ou financiamento coletivo, e terá parte da venda revertida para a Casa da Esperança de Santos e obras assistenciais da Igreja Anglicana de Santos, que tem como pároco o reverendo Leandro Antunes Campos.

Com 140 páginas e cerca de 100 fotos coloridas, “Juntos no Caminho de Santiago” é ambientado no Caminho Inglês, que ficou conhecido na Idade Média por trazer peregrinos das ilhas britânicas para venerar as relíquias do apóstolo de Jesus, Tiago Maior, que estão na cripta da Catedral de Santiago de Compostela.

“Naquela época, a viagem era feita por mar em embarcações mercantis numa rota direta à costa espanhola, mediante escalas em portos de França e Espanha, e atravessando o Golfo de Biscaia”, conta o autor: “A partir de A Coruña ou Ferrol, já na Galícia, o peregrino iniciava a pé o Caminho, criando o tradicional itinerário por terra até a Cidade Santa”.

O trajeto realizado pelo casal de jornalistas teve início em Londres: “O roteiro inusitado é revelado no livro, em capítulos que mesclam relatos emocionantes e informações históricas, com fotos de todas as passagens”, acrescenta Ferraz.

Após o evento o livro será vendido nas livrarias Realejo e Nobel Shopping Parque Balneário, ambas no Gonzaga, em Santos, e na sede da ACACS, a Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, na Vila Mariana, capital paulista, e também poderá ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br

O AUTOR – Após realizar seis peregrinações pelo Caminho de Santiago, Luiz Carlos Ferraz se credencia como o autor brasileiro que mais livros escreveu sobre o Caminho de Santiago.

Seus estudos resultaram na trilogia “Pedras do Caminho” – com livros lançados em março de 2013, “Meu Encontro no Caminho de Santiago”, após peregrinar os 800 quilômetros do Caminho Francês, desde Saint Jean Pied de Port; em abril de 2014, “Sentido do Perdão no Caminho de Santiago”, ao final dos 240 quilômetros do Caminho Português, desde Porto; e em março de 2015, “Busca sem fim no Caminho de Santiago”, ao concluir os 180 quilômetros do Caminho Aragonês, de Somport a Puente la Reina. Simultaneamente, apresentou “Descobrindo novos Caminhos”, sobre o Caminho Sanabrês, que somou 420 quilômetros desde Zamora.

Ainda em 2015, em outubro, Ferraz lançou “Passos do Amor, A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”, que relata o resgate da famosa peregrinação de Francisco; e em julho de 2016, “A Última Peregrinação, Lágrimas no Caminho Primitivo a Santiago de Compostela”, que detalha os 320 quilômetros desta rota, desde Oviedo.

Mais informações no blog www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br