Por Amauri Eugênio Jr.

Tarde de um dia durante a semana na rua Josephina Mandotti. Em questão de minutos é possível ver diversos alunos do Colégio Mater Amabilis andando pela região, ou para irem a algum restaurante da rua, ou à espera dos pais. Sem fazer muito esforço, pode-se ver também pessoas indo à clínica de estética Dolce Vitta, para cuidarem da aparência e, como consequência, darem um tempo para si próprias. Ainda no mesmo trecho, o entra e sai de pessoas das lojas de roupas, como a Donna Moça, é significativo também. Já os restaurantes dali são capítulos à parte. Opções para gostos e bolsos diversos não faltam: quem quiser aproveitar a culinária japonesa pode ir à Temakeria & Cia. e quem quiser ir a um com sistema self service tem o Josephina Restaurante por perto; ao passo que a sobremesa pode ser feita, por exemplo, na Paleteria Las Chicas. Quem não abre mão de chocolates finos pode dar uma passada na Kopenhagen, na esquina da Josephina com a rua Brás Cubas, assim como tomar um café e ler um livro por lá mesmo. Caso precise ir ao dentista, a clínica Belo Sorriso, também na Brás Cubas, está a alguns metros dali. Para quem quiser programar a viagem das férias ou o intercâmbio, ir à STB, nessa mesma rua, é obrigatório. E, para quem quer dar uma cara nova e elegante para casa, a Kasatex merece menção honrosa. A criançada também tem os seus espaços por ali. Além do Mater Amabilis e d’O Pequeno Príncipe, que deu origem à famosa escola, elas podem aprender outro idioma na Red Balloon. E, caso queiram dar asas à imaginação e se divertir, elas podem virar Princesas & Heróis. Já à noite, a Josephina Mandotti vira um dos centros gastronômicos da cidade. Além da Temakeria & Cia. e da Paleteria Las Chicas, outros locais podem ser destacados. Para quem é viciado em pizzas, a Mr. Texas é um point obrigatório para comer e divertir-se entre amigos, em família ou para fazer um programa a dois. Para quem curte a boa culinária portuguesa e o famoso bacalhau de lá, o Ora Pois! é top of mind nesse caso. Enfim, as opções na Josephina Mandotti e região são diversas. Até mesmo para fazer reparos rápidos no carro, como a Plak Automotive – CRR, e para cuidados voltados à medicina do trabalho, o que é o caso da Health Total. Isso sem contar que a rua está em um ponto para lá de privilegiado, entre as avenidas Paulo Faccini e Salgado Filho, além de estar a alguns metros do Bosque Maia. Então, bora fazer um tour por lá? Boa leitura e boa diversão.

Donna Moça, moda e stylist

Após uma pesquisa sobre pontos comerciais de Guarulhos, as sócias Conceição Ferrenha Cerqueira e Vivien Ellen M. Cerqueira optaram por uma região bem localizado e com grande potencial de crescimento. Foi assim que a loja de roupas femininas e acessórios Donna Moça ganhou seu endereço na rua Josephina Mandotti. “A gente fez uma pesquisa e optou por aqui, mas o bairro ainda não tinha muito movimento. Agora a rua tem melhorado bastante e, quanto mais estabelecimentos, mais público a região atrai. Além disso, nós somos da cidade e, investindo nela, a ajudamos a crescer”, afirma Vivien.
Com três anos e meio de funcionamento, a loja tem como diferencial um atendimento personalizado, que vai além da venda, reforçado pelo ambiente aconchegante e intimista. “A gente também trabalha com stylist, analisando o que fica melhor em cada mulher. Além disso, criamos uma afinidade com as clientes”. Pensando nas mulheres modernas e antenadas da cidade, a Donna Moça oferece grandes marcas, antes encontradas apenas em shoppings, como Anacapri, Armazém, Authoria, MOB e Zinco.

Rua Josephina Mandotti, 298, Jardim Maia.
Tel.: 2409-2084

Josephina Restaurante, bom para todos

É notório que há opções para todos os gostos na Josephina Mandotti, mas é preciso admitir: nem todas são, digamos, acessíveis. Pensando nisso, o empresário Fábio Ferrenha e seu sócio Felipe Ale decidiram, após uma pesquisa na região, abrir o Josephina Restaurante. “Analisando a região, notamos que ela estava carente de bons restaurantes, com mais opções a preços mais acessíveis. Nossa intenção é suprir essa demanda, com comida de excelente qualidade, variedade e preço justo”, ressalta Ferrenha.
Aliás, pode-se dizer que “variedade” é a palavra-chave do Josephina: há mais de 40 opções de pratos no buffet. E, mesmo que haja restaurantes de diversos segmentos na rua e na região, há espaço para todos. “Acredito que a concentração de clientes na região aumenta a concorrência. Mas, os clientes de um local acabam passando pela rua e descobrindo os comércios ao redor, e isso fortalece a economia do local”, destaca Ferrenha, ao explicar que a clientela não se restringe à rua: “Acabamos por atrair clientes de toda a cidade, que vêm buscar opções que não são encontradas em outros locais.”
Além do sistema self-service, o Josephina Restaurante oferece serviço de entrega e marmitex.

Belo Sorriso, a beleza do sorriso

A rua Brás Cubas é um braço da Josephina Mandotti. Isso não se restringe à questão geográfica, uma vez que as duas ruas estão interligadas. A conexão entre ambas diz respeito também à variedade de estabelecimentos. Pode-se enumerar sem muito esforço uma casa noturna, uma escola de idiomas, restaurantes e assim por diante. Logo, a rua também é um ponto dos mais promissores para ser montado um consultório odontológico, correto? Pois bem, se você pensou que sim, acertou.
Esse foi o caso da clínica Belo Sorriso, que está na Brás Cubas desde dezembro de 2013. Mas isso não significa que o consultório tenha sido aberto há pouco tempo. “Faz 30 anos que estou aqui em Guarulhos. Antes, o consultório ficava na rua Capitão Teófilo [no Centro]”, conta a cirurgiã-dentista e clínica-geral Vilma Queiroz, da Belo Sorriso.

Pontos positivos

“O primeiro ponto [para a mudança] foi o prédio próprio. E no Centro, hoje, tem um problema sério para se estacionar o carro. Aqui, não. Há lugares para estacionar à vontade. Só aqui ao lado há três vagas de estacionamento. Para quem precisa de ônibus, lá havia essa facilidade, mas aqui, na avenida Tiradentes passam diversas linhas. Uniu o útil ao agradável.” Sim, a fácil localização foi um dos fatores determinantes para a procura pelo prédio na rua Brás Cubas. Quanto ao estacionamento, a reportagem da Weekend constatou que é mais fácil encontrar vagas em comparação com as ruas do Centro: logo ao chegar ao consultório, havia uma vaga em frente ao local.
Esse fator é determinante para haver pacientes de regiões diversas, inclusive de fora do município. Além disso, a proximidade com escolas localizadas na mesma quadra ajuda na locomoção dos pacientes que volta e meia estão ali.
Outro ponto a ser ressaltado é que a estrutura do local proporciona mais conforto ao paciente e, como consequência, mais liberdade para a realização de procedimentos diversos – desde os mais simples aos de alta complexidade. Há salas para especialidades diversas, como implantes, endodontia, ortodontia, buco-maxilo-facial, periodontia, botox, entre muitas outras especialidades.

Rua Brás Cubas, 39, Jardim Maia.  Tel.: 2408-7252 e 2409-3568.

Dolce Vitta, beleza e bem-estar  

Em 2009, a rua Josephina Mandotti e seus frequentadores presenciaram uma ação diferente: passarelas de desfiles, holofotes e, até mesmo, a chegada de uma grande limusine. Deise Vinha, fisioterapeuta, dermato-funcional e sócia-proprietária, conta que essa foi a forma de dizer que a Dolce Vitta estética e spa urbano inaugurava na cidade. A empresária ainda acrescenta que a escolha do ponto foi quase um acaso. “Na verdade, nós compramos a casa e descobrimos que era um bairro comercial, porém não tinha muito comércio aqui. Nós sabíamos que era um ponto estratégico, mas não que a região iria se tornar um pólo comercial”.
Quase seis anos depois, o espaço se tornou referência na promoção do bem-estar, com tratamentos estéticos e procedimentos de beleza e um serviço que alia qualidade, valor, atendimento personalizado e alta tecnologia.

Rua Josephina Mandotti, 106, Jardim Maia.
Tel.: 2408-3255 (www.facebook.com/dolcevittaestetica)

Plak Automotive, pequenos reparos, grandes resultados

Tudo começou em 1991, em um local na rua Túlio Martello, a alguns metros da Josephina Mandotti, graças à vontade de Carlos Santos de ter o seu próprio negócio. Foi assim que ele abriu a Plak Automotive – CRR (Centro de Reparos Rápidos), cujo início foi com serviços de funilaria e pintura, até trabalhar com reparos diversos, assim como martelinho de ouro, polimento corretivo e higienização. “Fazemos consertos em seis a oito carros por semana, mediante agendamento”, conta Carlos, ao ressaltar um aspecto importante no seu trabalho: “O reparo rápido só é bom e bem feito se os materiais usados forem de primeira linha”.
Além dos serviços de reparos, o CRR oferece também cursos com o passo a passo da técnica para interessados, que são de diversas regiões do Brasil. “A média é de quatro interessados por mês. Antes o curso era presencial, mas hoje é online”, completa Carlos.

Rua Túlio Martello, 38, Jardim Maia.
Tel.: 2408-5194 (www.portaldocrr.com.br)