J.S.Bach e o Céu de Santo Amaro

Assistindo ontem à palestra sobre “A História da Música”, ministrada pelo maestro Celso Franchini no Espaço Novo Mundo (livraria Nobel do Jardim Maia), surpreendi-me quando ele exibiu vídeo com solo de piano do 2o. Movimento do Concerto em Fá Menor (ou Arioso, como alguns denominam), de Johann Sebastian Bach, e reconheci ser a melodia de uma música da qual sempre gostei: “Céu de Santo Amaro”, que é mais conhecida cantada por Flávio Venturini e Caetano Veloso, juntos, embora eles também a interpretem isoladamente e junto com outros cantores. Alguns atribuem a autoria também a Caetano, talvez por ilação com o nome da cidade de origem do compositor baiano, Santo Amaro da Purificação.
Confesso que, embora gostasse dessa música, nunca havia procurado saber mais a respeito. Caso contrário, saberia tratar-se de uma adaptação de um clássico de Bach, que nasceu na Alemanha em 1685 e lá faleceu em 1750. Só essa descoberta teria valido a verdadeira aula com que Franchini nos brindou na noite de sexta-feira.

Compartilho com os amigos internautas a letra dessa belíssima canção composta por Venturini. Menciono também links com várias interpretações, todas tão maravilhosas, que é difícil avaliar qual a melhor. Forneço, ainda, link para outra versão, “If you could remember”, com o cantor Tony Stevens, que não ninguém menos do que o fantástico Jessé, que iniciou a carreira cantando em inglês com esse pseudônimo. Jessé Florentino dos Santos, falecido precocemente em acidente de automóvel, era irmão do advogado Enos Florentino dos Santos, radicado em Guarulhos, diretor do curso de Direito da Faculdade Progresso.

Céu de Santo Amaro

(J.S.Bach/Flávio Venturini)

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu
Com ela veio a paz, toda a beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você

Meu amor
Vou lhe dizer
Quero você
Com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu
Então
Veio a certeza de amar você

Link para interpretação de Flávio Venturini e Caetano Veloso

Nesta outra apresentação, o maestro João Carlos Martins faz solo introdutório ao piano, e em seguida a letra é cantada por Caetano Veloso e por Chitãozinho e Xororó. Magnífico.

Link: http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/ceu-de-santo-amaro.html#ixzz3rSkgRF7W

Nesta outra, Maria Bethânia interpreta de forma emocionada e ainda declama “Soneto de Fidelidade”, de Vinícius de Moraes

Agora, em inglês, com Jessé, que iniciou a carreira como Tony Stevens