Julho gera quase 13 mil vagas de estágio e aprendizagem

Sinônimo de descanso para alguns, o período de férias no mês de julho significa a oportunidade de conquistar a vaga de estágio/aprendizagem para outros. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, durante o mês de julho serão disponibilizadas 10.129 vagas de estágio e 2.672 de aprendiz nos estados administrados pela instituição.

O estado de São Paulo acumula 6.532 vagas de estágio e 1.897 de aprendizagem. Já o Centro-Oeste e Distrito Federal contam com 1.631 oportunidades para estudantes do ensino superior e 257 para aprendizes. O Nordeste acumula 1.498 vagas de estágio e 404 de aprendizes. Já a região Norte conta com 468 oportunidades para estagiários e 114 para aprendizes.

A sazonalidade ocorre, pois o contrato de estágio e o de aprendizes têm tempo pré-determinado. Os picos ocorrem nos meses de julho, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Diferença entre estagiário e aprendiz

O aprendiz é contratado em regime CLT especial, com tempo pré-determinado. As vagas são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando ensino fundamental, ensino médio ou já concluíram. A cota é a única medida pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil.

O estágio é um contrato educacional e por isso é obrigatória a participação de uma instituição de ensino. Alunos do ensino médio, técnico e superior podem ser estagiários. Desde a mudança na Lei de Estágio, o contrato ganhou tempo máximo de dois anos.

CIEE 55 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,InstagramTwitterYouTube e Linkedinwww.ciee.org.br