Por Cris Marques
Fotos: Marcelo Santos e banco de imagens

Cuidar do rosto não é uma questão apenas de beleza, mas também de higiene e saúde; afinal, ele fica exposto a diversos tipos de fatores internos e externos, como alterações hormonais, estresse, má alimentação, poluição, incidência solar e resíduos de produtos, entre eles, maquiagem. Por isso, manter uma rotina diária de cuidados é de suma importância, mas, de tempos em tempos, é essencial buscar métodos mais completos, como a limpeza de pele feita por um profissional.

“O procedimento limpa profundamente os poros, extrai comedões [os temidos cravos] e miliuns [pequenas bolinhas amareladas ou brancas preenchidas de queratina e, comumente, confundidas com acne], retira a camada mais superficial, o extrato córneo, promove a renovação celular, age no controle da acne e oleosidade e ainda previne o envelhecimento e a aparição de manchas ocasionadas por processos inflamatórios. Além disso, não existe nenhuma contraindicação, ajudando, inclusive, na permeação cutânea, fazendo com que os produtos de hidratação e anti-idade ajam melhor”, explica Simone Oliveira, esteticista e proprietária da clínica Espaço Mel & Sol.

Limpeza de pele: rosto rejuvenescido e livre de impurezasPasso a passo do processo na clínica:

  • Avaliação da pele;
  • Higienização com produtos específicos;
  • Esfoliação;
  • Vaporização com emoliência, produtos analgésicos e emissão de ozônio bactericida, por meio do aparelho de vapor, o que irá facilitar a remoção de cravos, tornando-a indolor;
  • Extração manual ou realizada com instrumentos, como curetas e pinças;
  • Uso do aparelho de alta frequência e emissão de ozônio bactericida, que promove a cauterização dos poros e garante que, após a extração, a pele não apresente processos inflamatórios intensos;
  • Máscaras calmantes e de nutrição, para reabilitar, acalmar e nutrir a pele, com vitaminas revitalizantes e anti-idade;
  • Aplicação de fotoprotetor, essencial ao final de qualquer procedimento facial.

Quem pode fazer?

Em geral, não há idade para começar a se cuidar, mas, na fase inicial da puberdade as glândulas do organismo começam a trabalhar mais, o que aumenta a oleosidade do rosto e deixa os poros mais evidentes. Sendo assim, procurar um esteticista nessa fase evita problemas mais severos com acne. “A limpeza é indicada para todos os tipos de pele, pois adaptamos o processo de acordo com a necessidade de cada cliente. Numa gestante, por exemplo, substituímos a eletroterapia por procedimentos manuais”. Segundo ela, outros cuidados são definidos na avaliação prévia: se a pele é mais resistente e espessa, serão usadas queratolíticos, substâncias que intensificam a queratinização dos epitélios, dissolvendo a camada córnea e promovendo sua regeneração; já, se ela for mais sensível, serão utilizados produtos hipoalergênicos.

Cravos e espinhas em foco

Questionada por que as pessoas não devem espremer cravos e espinhas em casa, a especialista afirma que esse é um processo que deve ser realizado com total assepsia, usando materiais autoclavados e, se possível, aparelho de alta frequência, para evitar processos inflamatórios posteriores. “A maioria das pessoas costuma cutucar a pele sem nenhuma técnica ou preparo antisséptico, podendo até mesmo lesionar a região. Além disso, a limpeza feita por um profissional irá remover totalmente as sujidades e bactérias, evitando que os pontinhos indesejados ressurjam, dessa vez, inflamados”.

Limpeza de pele: rosto rejuvenescido e livre de impurezasLimpeza potencializada

De acordo com Simone, a limpeza de pele não é um tratamento que irá cuidar de alguma disfunção específica e sim um cuidado, uma manutenção, que deve ser feita periodicamente, como a limpeza bucal, por exemplo. “A frequência vai depender do tipo da derme. Nas mais oleosas ou acneicas, indicamos intervalos de 21 a 30 dias; já nas normais, a realização pode ser feita a cada 2 ou 3 meses”. Ela ainda revela, que, na clínica, desenvolveu um atendimento potencializador, que envolve mais dois procedimentos. “Na mesma sessão também fazemos peeling e indução de vitaminas, por meio do aparelho led laser, promovendo um clareamento eficaz, que já é capaz de remover as manchas mais superficiais, e nutrição e revitalização instantânea, com aplicação de vitaminas puras e estabilizadas diretamente sobre a pele”, finaliza.

Espaço Mel e Sol

Rua João Genuino Sobral, 39,
2° andar – sala 4, Parque Continental II
Tel.: 2600-0911 / 98151-3116
www.facebook.com/espacomelesoll