Limpeza Urbana aplica mais de R$ 1,3 milhão em multas

Empenhada em minimizar os impactos causados pelo despejo irregular de entulho, móveis velhos, pneus entre outros tipos de dejetos em ruas, praças e terrenos, a Prefeitura de Guarulhos intensificou a fiscalização o que resultou na aplicação de R$ 1.339.753,65 em multas durante 2018. As autuações foram feitas por agentes do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), que flagraram transporte e descarte irregular de rejeitos por toda a cidade.

O resultado é mais de três vezes superior ao total de multas aplicadas em 2017, que foi de R$ 406.684,89. “O número evidência tanto o trabalho desenvolvido pela fiscalização quanto à falta de respeito de algumas pessoas com a cidade. O ideal será quando não precisarmos multar ninguém por descarte e transporte irregular, já que a população é a primeira que sofre com a cidade suja”, pontuou Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos.

De acordo com a Lei 7.572/2017, os valores das multas aplicadas podem ultrapassar a R$ 40.000,00 dependendo de fatores como quantidade de resíduos descartada e horário da infração, por exemplo.  Em caso de reincidência, os infratores poderão ter seus veículos incorporados ao patrimônio público municipal.

Qualquer pessoa pode colaborar com a limpeza da cidade, denunciando o descarte irregular de materiais pelo telefone 0800 772-2006. Outras formas de colaborar é respeitando os horários de coleta do lixo domiciliar e utilizando um dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev) para deixar entulho, madeira, pneus, móveis velhos, entre outros tipos de inservíveis.