Linha 1-Azul do Metrô circula com velocidade reduzida ao Jabaquara

Estação Metrô Tucuruvi com acesso restrito na manhã desta terça,22 - Foto: Reprodução Twitter/Paula Paulenas

Os trens da Linha 1-Azul do Metrô, sentido Jabaquara, circulam com velocidade reduzida. O acesso a algumas estações ao longo do trajeto, entre Tucuruvi e Jabaquara, está restrito. Os trens começaram a circular com “maior tempo de parada e velocidade reduzida” às 7h21 desta terça-feira, 22, devido a uma interferência na via na estação Jabaquara. As paradas chegaram a ter 20 minutos de intervalo.

Numa reação em cadeia os trens da Linha 3-Vermelha refletiram o problema da Linha 1 e também estão circulando com maior tempo de parada e velocidade reduzida “devido a restrições operacionais.”

Havia passageiros dentro dos vagões parados da Linha 1, sentido Jabaquara, por cerca de 20 minutos.

Passageiros na estação Carandiru relataram que os trens voltaram a circular, bem lentos, às 8h10. O acesso continuava restrito entre as estações Tucuruvi e Saúde, no sentido Jabaquara.

O Metrô solicitou o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) para atender os passageiros.

As estações Jabaquara, Conceição e São Judas foram fechadas.

Outro Lado

Segundo o Metrô, as estações Jabaquara, São Judas e Conceição “foram reabertas e a circulação e velocidade dos trens na linha estão sendo gradativamente retomadas.”
A circulação normal só foi restabelecida às 9h12.

De acordo com o Metrô o problema ocorreu porque um operador de trem teria descumprido um procedimento, “danificando um equipamento de via próximo à estação Jabaquara”.

A circulação teve que ser paralisada até a estação São Judas para que funcionários pudessem atuar na manutenção e resolução do problema.