Livro do jornalista Valdir Carleto conta seu início de carreira

Um projeto acalentado há décadas finalmente vira realidade: o primeiro livro do jornalista Valdir Carleto será lançado no dia 15, na Livraria Nobel do Jardim Maia.

“Um dia, me peguei pensando em quanto minha história no Jornalismo começou por acaso, praticamente como uma brincadeira. Fui passando o filme em minha mente e fiquei imaginando que a imensa maioria das pessoas que conhecem meu trabalho na Imprensa não tem a menor ideia de como tudo aconteceu”, explica o autor.

Em “Era apenas uma brincadeira”, ele narra como foram seus primeiros passos na comunicação, ainda na adolescência, no bairro paulistano do Sapopemba; cita os jornais mimeografados que produziu na escola estadual em que estudou e em agências do Banco do Brasil nas quais trabalhou.

Carleto fala da vinda para Guarulhos e das atividades comunitárias no Parque Cecap que culminaram com o lançamento do Jornal Olho Vivo, que fez história na cidade.

O livro tem 160 páginas, com reprodução de muitas fotos e documentos, e terá mil exemplares, dos quais quase metade vendida antecipadamente por meio de financiamento coletivo. O autor doará 10% da receita bruta para a Maternidade Jesus, José e Maria e 10% para o Ciaag (Centro de Integração e Apoio ao Autista de Guarulhos). Cada exemplar seria vendido a R$ 35. Porém, para permitir que 200 exemplares sejam doados a bibliotecas de escolas públicas, Carleto fixou o preço em R$ 38.

Quem adquirir dez exemplares receberá onze e um arquivo digital para repassar a outras pessoas. Contatos pelo email valdir@carletoeditorial.com.br.

“Meu desejo é que, ao conhecer minha trajetória, muitos jovens iniciem um projeto literário, lancem um jornal na escola, criem um blog ou desenvolvam atividades comunitárias. Quero incentivar que o livro seja passado adiante ou esquecido num banco de ônibus, para que mais pessoas o leiam”, conclui.

15 de setembro
Sexta-feira, às 19h30 (Livraria Nobel)
Avenida Salgado Filho, 1453 – Centro, Guarulhos