Por Cris Marques
Fotos: arquivo pessoal, banco
de imagens e Rafael Almeida

Os cabelos são a moldura do rosto e, além de beleza, conferem personalidade e estilo. E é exatamente por isso que o público feminino, principalmente e em sua maioria, investe tanto nos cuidados com os fios, sempre à procura de novos produtos e procedimentos que garantam a saúde das madeixas e as mudanças no visual. Pensando nisso, a Weekend reuniu profissionais e empresas da cidade com dicas, tendências e tratamentos para deixar a autoestima lá em cima e arrasar por aí.

Mais cor, por favor

Tirando os cortes mais radicais, tingir a cabeleira é uma das formas mais eficazes de dar uma repaginada, e com o setor cada vez mais democrático, dá pra “se jogar” do claro para o escuro, do escuro para o claro, passando pelos alaranjados, até os megacoloridos em tons de verde, rosa, roxo e azul. É o que explica Luciana Faustino, colorista e cabeleireira na Dolce Vitta Estética & Spa Urbano, espaço que está desde 2009 na cidade e que hoje é referência na promoção do bem-estar e beleza. “Para o sucesso da mudança é preciso respeitar o estilo pessoal e também a estrutura dos fios. Quando a cliente vem com uma ideia fixa de cor na cabeça, temos o primeiro desafio: de nada adianta escolher uma tonalidade porque a acha linda se ela não representa sua personalidade. Fora isso, é preciso ver se o estado do fio permite tal mudança; às vezes é preciso primeiro uma boa hidratação e manutenção”. Como tendência para este Inverno, a profissional cita os ruivos, loiros mais frios e dourados e os marrons. Já para quem não quer uma mudança muito radical, ela indica técnicas que dão luminosidade e movimento, como as mechas freelights, da raiz até as pontas e bem naturais, e o ombré hair, coloração que mantém a raiz na cor original e tinge gradualmente apenas o comprimento.

Penteados para todos os gostos

Os penteados, literalmente, fazem a cabeça das mulheres e são indicados para todas as ocasiões, de um almoço informal até uma reunião de trabalho, sem contar sua presença praticamente obrigatória em festas e eventos. De acordo com Viviane Rabello, cabeleireira e proprietária do salão que leva seu nome, tranças, coques, rabos de cavalo e ondas nunca saem de moda e são apostas certas, seguidas, mais recentemente, do estilo moicano. “Os trançados enraizados e escama de peixe são os mais pedidos e combinam com todas as ocasiões, assim como o moicano, um curinga mais básico e rápido, que pode compor um visual mais rebelde até uma produção fina e elegante”. Segundo ela, o salão foi idealizado em 2010 para oferecer um serviço diferenciado, de qualidade e com preço justo. E seguindo nessa linha minimalista, a profissional ressalta que até para as noivas os penteados mais complexos e “alegóricos” ficaram no passado. “Hoje, elas buscam algo mais natural que combine com o estilo de vida, a personalidade e permita curtir a festa numa boa, sem preocupação”, finaliza.

Veja também:
Low poo e no poo: leveza para os fios
Barba, cabelo e bigode
Xampu antioxidante parceiro dos cabelos tingidos
Cabelos brancos e agora?

Cabelos no Outono: é hora de recuperar os fios

A vez das ondas

Depois da moda dos cabelos superpranchados, as ondas é que ganham vez nos salões. É o que conta Durval Relvas, cabeleireiro do Studio 282, empresa há apenas um ano na cidade, mas que vem crescendo com seus tratamentos, novidades e especialização em loiros. “Foi quebrado o mito de que só o liso é sinônimo de arrumado. Como os estilos mais marcados vão sair de cena, a ideia é apostar todas as fichas nas ondulações mais soltas e com ar natural, tendência que já foi adotada por famosas, como Bruna Marquezine”. Para aderir ao visual, ele indica o uso do babyliss e até mesmo escova ou chapinha, que conseguem modelar os caracóis, sempre com protetor térmico para proteger os fios. “É possível conquistar um efeito mais bonito e duradouro, usando fórmulas específicas para cachos; além disso, os cortes mais retos com um leve repicado são ótimos para isso. Já no caso das madeixas com progressiva, o ideal é usar uma mousse antes e depois da escova cacheada, finalizando com um spray de fixação”.

Lisos e hidratados

Os lisos precisam de cuidados especiais, tanto os naturais, com suas peculiaridades e estrutura única, como os tratados quimicamente; ainda mais nos períodos mais frios do ano. Para evitar cabelos opacos, desidratados, ressecados e sem brilho, Deise de Cassia Peixoto, cabeleireira do salão Sempre Pronta, indica muita hidratação, corte em dia, evitar substâncias a base de sal e pranchar com frequência. “Assim como o sol queima os fios no clima quente, no Inverno eles são agredidos pela poluição e ação do vento. Para tratar e mantê-los saudáveis nesse período, temos vários tratamentos disponíveis como reposição de massa capilar, botox, selagem térmica e hidratação profunda”. O local, criado em dezembro de 2015 pelas irmãs Samantta Rici Michihiro e Tabatta Rici Antonio com a premissa de oferecer atendimento de qualidade e personalizado, também trabalha com visagismo, corte masculino e infantil, penteados e maquiagem, além de oferecer produtos para manutenção e potencialização dos resultados dos procedimentos, entre eles xampus especiais e máscaras da L´Oréal e itens da Luvi, Garden Flowers, linha matizadora da Itallian Color e o Morte Súbita, um tratamento de hidratação instantânea da Lola Cosmetics.

Crespos, cacheados e lindos

Se um dia os cachos já foram motivo para detestar a própria cabeleira, hoje eles são responsáveis por um importante movimento de orgulho das raízes negras, que leva cada vez mais mulheres a assumirem seus fios naturais. Iramar dos Santos Marques, cabeleireira e proprietária do Maison Visage By Ira, ressalta que no Brasil, pela sua grande miscigenação, existem diversos tipos de madeixas, cada uma com suas características e beleza própria. “Nós temos negras, morenas e brancas com cabelo liso, semiliso, cacheado ou crespo e o legal é que todos, ou quase todos, excluindo aqui os quimicamente modificados, podem ter belos cachos. O importante mesmo é avaliar a estrutura, respeitar o limite de cada fio e tratar sempre”. Tendo como história a própria trajetória da proprietária, que se especializou em técnicas para cachear, como permanente e suporte, ainda no começo de sua carreira, o Maison Visage oferece texturização, suporte, permanente, permanente afro, desprogressiva, cortes específicos que facilitam a formação dos caracóis e tratamento de nutrição, indispensável para a saúde de qualquer cabelo.

Só as pontinhas

Quem tem cabelão sabe o que é ir ao cabeleireiro para um corte e voltar “quase careca” ou com um “dedinho” cortado a mais do que pediu, o que para muitas mulheres é quase a mesma coisa. Brincadeiras à parte, cortar periodicamente o cabelo é necessário para a saúde e a beleza das madeixas, e já existem opções que prometem não mexer no comprimento. É o caso do corte bordado, que elimina as pontas duplas e danificadas e o temido frizz. A técnica em si não é nova, mas hoje ela aparece repaginada, trocando a tesoura pelo aparelho Split Ender. “Seu maior diferencial é manter o tamanho, sem tirar nenhum centímetro. E com a máquina isso é mais rápido, prático, eficaz e preciso. Mas vale ressaltar que sua durabilidade é menor do que um corte convencional, precisando refazer o procedimento de 40 em 40 dias”, pontua Kézia Cássia, cabeleireira e gerente do Studio Dayse Rose Hair, criado há um ano por Dayse Rose Araujo com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado em um espaço sofisticado e aconchegante.

Recuperação de danos

Com tanta química, agressões externas – como o sol e a poluição – e o uso de produtos que acabam deixando resíduos, é comum que, depois de um tempo, o cabelo perca nutrientes e fique opaco e sem brilho. Para devolver esses minerais, Luana Amaral dos Santos, cabeleireira do salão Sonhar e Viver Plaza Center, recomenda a blindagem. “Altamente indicado para os cabelos mais porosos, extremamente ressecados e danificados por químicas em geral, o tratamento, que dura em torno de uma hora e meia e não tem nenhuma contraindicação, funciona por etapas, fortalecendo e reconstruindo a cabeleira de dentro pra fora. Primeiro, abrimos a cutícula do fio para depois depositar proteína e vitaminas e terminamos com a selagem que blinda e protege”. Na cidade há quatro anos, o espaço reúne empresas do segmento de festas, noivas e beleza em um só lugar.

Cabelos de rapunzel

Ter madeixas longas é um sonho, mas para quem tem pouco cabelo ou nenhuma paciência de esperar que o curtinho cresça, a aplicação de um mega hair pode ser uma alternativa. Marina Naoko Kamata, empresária e cabeleireira do Kawaii Cabelo & Estética e Studio Kawaii, salões com quatro anos e três meses na cidade, respectivamente, oferece duas técnicas diferenciadas do serviço. “Fazemos com fita adesivada, que possui uma costura na fita dupla face, que pode ser transparente ou na cor do cabelo, e também a micropele adesivada, uma novidade do mercado, sem costura e com a faixa mais fina”. A técnica é de rápida colocação e mechas 100% naturais, que podem ser guardadas caso a cliente queira dar uma pausa antes de recolocar. Ela ainda explica que, diferente do mega hair comum, os com fita são os únicos que respeitam a nascente natural dos fios, sem torção contrária, que poderia causar muitos danos. “A manutenção depende muito do crescimento natural de cada uma; porém, varia de 30 a 90 dias e, nesse período, a mulher pode fazer qualquer procedimento que não tenha que puxar a raiz, como penteados e até tintura. Já uma progressiva, por exemplo, tem de ser feita junto com a manutenção; assim, alisamos o cabelo natural antes de recolocar o mega”, esclarece.

Coisa de criança

Uma simples ida ao cabeleireiro pode ser uma grande aventura ou uma tentativa frustrada e até traumática para os pequenos: tudo vai depender da abordagem. E foi pensando exatamente em oferecer um espaço lúdico e divertido para esses miniclientes que o empreendedor Carlos Roberto Veloso Lobo abriu o Star Kids junto com sua esposa. “Cortar o cabelo de uma criança não é uma tarefa fácil, principalmente quando ela chora ou está agitada. É preciso ter um jeito todo especial para afastar de vez o medo da tesoura ou do barulho da máquina, agindo com bastante paciência, atenção e carinho”, destaca ele. No local, além dos infantis – incluindo o Certificado de Primeiro Corte do Bebê, documento que registra essa experiência e acompanha uma mechinha -, são oferecidos também corte adulto, hidratação, penteados, Dia da Princesa (com esmaltação, penteado, lanchinho e até maquiagem) e Dia do Super-herói (com fantasia, spray de tinta colorida, lanchinho e boneco); tudo isso em um ambiente tematizado, com brinquedoteca, videogame e DVD, para que a diversão tome conta antes, durante e depois do atendimento. O estabelecimento funciona de terça a sábado, das 10h às 18h30.

Tratamento por inteiro

Ter um cabelo saudável vai muito além dos cuidados feitos no salão. É o que explica Paula A. Albertão, biomédica esteta, responsável técnica e proprietária da clínica BioEstetik. “Uma pessoa que só trata os fios, mesmo que com as melhores marcas existentes no mercado, mas não nutre e hidrata o couro cabeludo, que é o organismo que oferece os nutrientes para as madeixas, não terá resultados tão bons”. Na clínica, são oferecidas diferentes terapias capilares, como mesoterapia, intradermoterapia e microagulhamento, além da manipulação de nutracêuticos e a venda de produtos biotecnológicos; tudo isso para tratar desde queda até alopecia ou fazer um tratamento para ajudar no crescimento. “Com um acréscimo de nutrientes, fatores de crescimento e vasodilatadores diretamente na derme, onde ficam os folículos pilosos, além do uso de laser de baixa intensidade, os fios crescem mais fortes, hidratados, brilhosos, menos quebradiços e, sem dúvida, mais rápido que o normal”, finaliza ela, que ressalta que o biomédico trata da parte estética, mas em casos de doenças relacionadas ao couro cabeludo é necessário procurar um dermatologista. Recém-inaugurada, a clínica trabalha com profissionais experientes na área da biomedicina estética, fisioterapia dermatofuncional, nutrição, acupuntura, terapia ortomolecular e micropigmentação facial e corporal.

Além do salão

Cuidar da cabeleira em casa também é possível, além, é claro, de manter os tratamentos feitos com seu cabeleireiro. Para isso, a Perfumaria Sumirê, que fica no Centro de Guarulhos (rua Felício Marcondes, 51. Tel.: 2440-1404 / 2409-7275), é uma ótima opção; afinal, são três andares, uma infinidade de produtos, consultores especializados com experiência suficiente para dicas e a indicação de itens e um centro de treinamento, com cursos e workshops para a especialização e atualização de profissionais, além de ponto de encontro de quem adora estar por dentro das novidades e conhecer técnicas diferentes.

 

Onde encontrar:

BioEstetik
Rua Doutor Ramos de Azevedo, 159
Sala 1.609, Cond. Central Office Guarulhos, Centro
Tel.: 2441-0702 / 99871-0449 / 97275-0459
www.bioestetik.com.br
www.facebook.com/bioestetike

Dolce Vitta Estética e Spa Urbano
Rua Josephina Mandotti, 106, Jardim Maia
Tel.: 2408-3255
www.dolcevitta.com.br
www.facebook.com/dolcevittaestetica
www.instagram.com/dolcevittaestetica

Kawaii Cabelo & Estética
Rua Roberto Tadeu Fornasari, 416, Centro
Tel.: 4378-9677 / 4378-9672
www.kawaii.osalao.com.br
www.facebook.com/kawaiimts

Maison Visage By Ira
Rua Gentil de Castro Lessa, 52
Centro (ao lado do Extra 24h)
Tel.: 2464-0955
www.facebook.com/maisonvisagesalao

Sempre Pronta
Rua Santa Izabel, 133 – subsolo, vila Augusta
Tel.: 3852-5680 / 94059-5745
www.facebook.com/sempreprontavilaaugusta
www.instagram.com/sempreprontavilaaugusta

Sonhar e Viver Plaza Center
Rua São Joaquim, 160, vila Galvão
Tel.: 2937-2164
www.espacosonhareviver.com.br
www.facebook.com/SonhareViverPlazaCenter

Star Kids
Rua Professor Ferreira Paulino, 238, vila Augusta
Tel.: 4574-3319

Studio 282 Cabelo & Estilo
Avenida Avelino Alves Machado, 320, Jardim Pinhal
Tel.: 2408-9203 / 96202-4959
www.facebook.com/Studio282

Studio Dayse Rose Hair
Rua Barber Greene, 121-A, Jardim Santa Clara
Tel.: 3428-0811 / 99834-1567
www.facebook.com/StudioDayseRose

Studio Kawaii
Rua Nadir, 136, Gopoúva (próximo
à academia Sanches Esportes)
Tel.: 4372-3771 / 4372-3774

Studio Viviane Rabello
Rua Doutor Ângelo Vita, 53 – Loja 09, Centro
Tel.: 2408-6740 / 98165-3874
www.facebook.com/studioviviane.rabello