Mãe não tem uma só!

Diz o dito popular que “mãe tem uma só”. Já fizeram até piada com a frase: a mãe pede ao filho para pegar duas maçãs na geladeira. O menino abre a porta e grita: “Mãe, tem uma só!”. Mas, na verdade, mãe tem muito mais que uma. Tem a avó, que é mãe duas vezes. Tem irmã, que é uma mãe pros irmãos. Tem pai, que é uma verdadeira mãe. Tem mãe muito jovem, outras nem tanto; tem mãe solteira, tem mãe viúva, tem mãe separada e todas elas se viram do avesso para nada faltar aos filhos; tem mãe de um filho só, tem mãe de muitos filhos; tem mãe adotiva, que é mãe do coração. Para muitos privilegiados, que mamam nas tetas oficiais, o governo é mais que uma mãe. Brincadeiras à parte, e por mais que se aponte que uma data como o Dia das Mães é invenção capitalista para fazer o comércio faturar mais, nunca é demais, já que existe a data, homenagear a cada mãe, lembrando o quanto todas elas se dedicam, não medem esforços, fazem tudo pelos filhos.
Mãe tem sempre razão, mesmo que a gente relute em admitir. E mesmo que elas sejam muito mais coração do que razão.

Merece todo carinho a mãe que sofre, vendo o filho se perder, na droga, no vício que for, ou se afastando do bom caminho, que toda mãe ensina e muitos teimam em não aprender. Quantas lágrimas derramadas, tantas noites mal dormidas, e no coração partido, a dor de tantas feridas… Há mães que perderam filhos e sentem como se lhes tivesse sido tirado um pedaço; é uma dor que nunca passa. É preciso salientar, de forma peculiar, as mães de filhos com necessidades especiais, que encontram forças para, além de cuidar do próprio filho, dedicar-se a causas sociais, em benefício de outras mães.

Mãe quer sempre saber onde os filhos estão e não pega no sono enquanto o “bebezinho” não chega em casa, mesmo que a “criança” já esteja na idade adulta. Se um filho adoece, então, a mãe sente até as dores, fica com febre também… Mãe é mãe!
A todas as mães, a homenagem da equipe da Weekend.

Clique aqui para conferir dicas para presentear a mamãe

Clique aqui para conferir as dicas de gastronomia para a mamãe saborear