Por Cris Marques
Fotos: Marcelo Santos,
banco de imagens e divulgação

Dia 8 de julho é o dia de Santa Isabel, a padroeira dos panificadores, e, por isso mesmo, data conhecida como o Dia do Padeiro. Sabendo disso e de como os guarulhenses gostam de uma padaria, optamos pelo “delicioso” assunto como tema de capa desta edição. Com pães, doces, lanches, refeições, bebidas, sobremesas e uma infinidade de produtos, as panificadoras deixaram de ser um espaço destinado apenas para o comércio de itens para o café da manhã e tornaram-se também restaurante, doceria, loja de conveniência, lanchonete, pizzaria e até ponto de encontro e seguem “servindo bem para servir sempre”.

Conheça algumas opções na cidade, que vão além do pãozinho nosso de cada dia, e aproveite!

Favos D’Mel

Tradicional e com uma história que se mistura à de seu fundador Manuel Mendes, com um know-how de mais de 30 anos e grandes padarias em São Paulo, a Favos D’Mel começou na capital paulista em 2006 e inaugurou em Guarulhos, em 2008, na vila Rosália. A empreitada deu tão certo que o grupo resolveu concentrar seus investimentos aqui e, após vender a loja da Casa Verde, abriu uma nova unidade na cidade, agora na avenida André Luiz, espaço com o mesmo padrão de qualidade e atendimento já conhecidos pelo público, mas com importantes diferenciais: a amplitude e imponência de um salão com aproximadamente 500 m2 e a proximidade com o Parque Shopping Maia. “Além de fazermos tudo com o coração, não utilizamos pré-misturas, que são aquelas matérias primas industrializadas e que já vêm prontas. Nossos preparos são exclusivos e totalmente artesanais, o que resulta em produtos muito mais saborosos e de qualidade. Não temos um carro-chefe e sim uma grande linha de produtos, com diversos tipos de bolos, pães recheados, doces, salgados, pizzas, beirutes e muitos outros que valem a pena saborear. Isso sem contar o bufê de café da manhã e almoço”, revela o sócio Ricardo de Oliveira Costa.

Mais do que padarias | Click GuarulhosPadaria Braseiro

Mais do que padarias | Click GuarulhosCom duas grandes padarias no Bom Clima, bem próximas do Fácil e do Saae, a Braseiro mantém a tradição familiar e é ideal para um rápido cafezinho, lanche ou até refeição. Em qualquer um dos endereços, é possível degustar um delicioso bufê de café da manhã, almoço por quilo ou à la carte, sanduíches, pizzas em pedaço, baguetes recheadas, doces, tortas, bolos confeitados, feitos com receita exclusiva, e, durante os períodos mais frios do ano, caldos diversos. Ao passar por lá, não deixe de experimentar a aclamada coxinha da casa e o bolo indiano, com recheio de doce de leite e pedaços de chocolate branco.

Pães e doces D’Ville

Comandada desde 1997 por Artur e Augusto Nascimento, que herdaram do pai, Artur Vaz Monteiro (em memória), o amor pela panificação, a padaria ficou entre as 100 melhores do País, no prêmio Baker Top de 2015. Com pães sempre fresquinhos, lanches, bufê self-service, sopas e caldos, a casa ganha ainda mais destaque por alguns itens do cardápio, como sua famosa francesinha (lanche português feito com ingredientes como presunto, queijo, pão de forma e molho picante), os bolos fazendeiro e de nozes e as tortas feitas com creme de sorvete e morango.

Mais do que padarias | Click GuarulhosMaria Cereja

Não é possível falar de gastronomia guarulhense, sem citar a Maria Cereja. Aberta há mais de 20 anos, a casa é referência na cidade. No cardápio, são inúmeras as opções, com destaque para os lanches Miró, feito com filé mignon, cebola frita, tomate, molho barbecue, provolone e rúcula, e o Picasso, com carpaccio, molho de alcaparras, parmesão, rúcula e mostarda; e os pratos Timóteo Penteado e Paulo Faccini. Na parte de panificação e confeitaria, é produzida uma infinidade de produtos, entre pães, bolos, petit fours e doces, como bombas recheadas, quindins, brigadeiros, tortas de diversos sabores, pavês e outros. O espaço também é forte em encomendas para festas e eventos, com lanches de metro, salgadinhos, docinhos e bolos, que podem ser retirados no balcão ou entregues no local desejado.

fachada1-960x355Padaria Nova Guarulhos

Há mais de 30 anos na vila Augusta, 23 deles sob a mesma administração, a Nova Guarulhos é tradicionalíssima na região. “Temos uma relação de confiança, respeito e amizade com nossos clientes. Instalados em um bairro antigo de Guarulhos, acompanhamos de perto seu estrondoso crescimento e nos adequamos à demanda, atendendo a todos os gostos: dos mais clássicos aos mais modernos”, conta o sócio Marco Antonio Pires. Dentre as delícias encontradas por lá, é possível destacar seu famoso pãozinho francês, líder absoluto de vendas do local, outros tipos de pães, como o italiano tradicional ou os recheados, catarinas doces e salgadas, bolos diversos (secos e confeitados), baguetes, tortas salgadas e doces e uma linha de pães light e bolos sem lactose. Além disso, a casa conta com um amplo espaço para refeições à la carte, balcão para cafés ou lanches mais rápidos, pizzas de diversos sabores e, aos finais de semana, frango assado com batatas e farofa.

Mais do que padarias | Click GuarulhosMil Folhas Pães e Doces

Inaugurada no dia 2 deste mês, a padaria Mil Folhas surge como a mais nova opção da região da Mãe dos Homens. Paulo Sérgio Mendonça, proprietário, chefe de cozinha e profissional com mais de 35 anos no ramo de alimentação, conta que sempre teve vontade de ter seu próprio negócio e, vendo a demanda do local, acaba de realizar seu sonho. Aconchegante e familiar, a casa tem sempre uma fornada quentinha esperando o cliente, com pães variados, incluindo as opções doces que já fazem sucesso, frios, doces gelados, bolos (secos, recheados e gelados), salgados, lanches, frios e encomenda de kit festa. Ah, durante a manhã tem estacionamento gratuito por lá, no espaço do restaurante Neliu’s Grill, que fica na mesma rua.

Mais do que padarias | Click GuarulhosMão na massa

Mais do que padarias | Click GuarulhosQuer fabricar seu próprio pão ou pretende empreender na área? Então você precisa conhecer o curso de panificação da MIG (Modolo Instituto de Gastronomia). Voltado para amantes da culinária, ele tem duração de quatro aulas, com três horas cada uma, e pode ser concluído em apenas duas semanas. “Nos08so objetivo é levar conhecimento, de forma detalhada, com o passo a passo de todas as etapas de fabricação de pães, entre eles os caseiros, integrais, especiais, folhados e rústicos; da fermentação até a modelagem final”, explica Márcio Modolo Pinto, empresário e professor da casa. Criada em 2013, a escola nasceu da paixão de ensinar de seu idealizador, com módulos direcionados a todos aqueles que, de alguma forma, interessam-se pelo assunto – leigos, iniciantes, gourmets e profissionais – e cursos variados, como técnicas em gastronomia, confeitaria, sommelier e bartender.

Mais do que padarias | Click GuarulhosIndicação do leitor

Perguntamos em nossa página no Facebook, que padarias os leitores frequentam e indicam. Além de comércios já citados na matéria, eles destacaram outros pontos pela cidade. Confira:

» City Bread (24 horas)
Avenida Paulo Faccini, 449, Macedo;
» Flor da Vila Rosália
Rua Dona Benedita, 61, vila Rosália;
» Padaria Marcelinho
Rua Pedro de Souza Lopes, 758
vila Galvão;
» Villa Augusta Emporium
Rua Santa Isabel, 524, vila Augusta;
» Panificadora Jardim Munhoz
Rua Cabo João Teruel Fregoni, 54
Jardim Munhoz;
» Chego Lá
Avenida Barber Greene, 222
Jardim Paraventi.

Também quer participar da Revista Weekend? Curta, compartilhe e comente em nossa página.

 

Favos D’Mel
Loja I – Avenida André Luiz, 520, Picanço (próxima ao Parque Shopping Maia)
Tel.: 2304-4100
Loja II – Avenida Dr. Timóteo Penteado, 3.640, vila Rosália
Tel.: 2086-7500
www.favosdmel.com.br

Maria Cereja
Avenida Paulo Faccini, 1.287, Centro
Tel.: 2408-1920 / 2443-2202
www.instagram.com/padariamariacereja

MIG – Modolo Instituto de Gastronomia
Rua Cônego Valadão, 725, Gopoúva
Tel.: 4574-1402
www.miggastronomia.com.br
www.instagram.com/miggastronomia

Mil Folhas Pães e Doces
Rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, 140, vila Progresso
Tel.: 4965-5851
www.facebook.com/milfolhaspaesedoces

Padaria Braseiro
Loja I – Avenida Mariana Ubaldina do Espírito Santo, 779, Bom Clima
Tel.: 2468-8359
Loja II – Avenida Tiradentes, 3.281, Bom Clima
Tel.: 2441-1603

Padaria Nova Guarulhos
Rua Albino Fantazzini, 90, vila Augusta
Tel.: 2422-7188
www.facebook.com/padaria.novaguarulhos

Pães e Doces D’Ville
Avenida Salgado Filho, 3.200
Jardim Iporanga
Tel.: 2457-0987
www.facebook.com/padaria.dville