Mesmo depois de pedido feito no Fácil, via em Cumbica não é pavimentada

Reportagem publicada neste Click Guarulhos, no dia 25 de janeiro deste ano, já abordava a queixa de moradores sobre a falta de pavimentação na rua Giancarlo Vestri e vias adjacentes, na Cidade Industrial Satélite, em Cumbica. Na época a Proguaru respondeu que não havia “programação de execução deste tipo de serviço naquela localidade”.

Já a Prefeitura alegou que os munícipes interessados deveriam fazer solicitação formal em uma unidade do Fácil. Depois de inúmeros telefonemas uma moradora formalizou o pedido no Fácil, no dia 28 de março deste ano. Passados quase dois meses, nada foi feito; tampouco respondido. O protocolo, que é checado com frequência pela reclamante, continua aguardando para análise inicial, desde o dia 16 de abril. “Primeiro disseram que deveríamos formalizar a solicitação no Fácil. Nós fizemos, como pediram, mas eles (Prefeitura) não fazem a parte deles”, esbravejou.

Segundo a moradora, há várias empresas na região e muitas crianças que vão à escola precisam passar pela rua, que nos dias de chuva fica intransitável. “Já informei a Proguaru (em agosto do ano passado), que não se prontificou (a executar o serviço) e ficou empurrando para outros órgãos. Isso é um descaso”, disse. “A rua fica numa travessa da avenida Santos Dumont, próximo à Luck Diesel”, complementou.

“No início do ano jogaram cascalho e restos de asfalto numa rua paralela, mas na Giancarlo não fizeram nada. Já passaram as chuvas de Verão; sofremos com poeira e lama. Veio o Outono… Daqui a pouco já será Inverno e nada foi feito”, reclamou.

“Porque não existe serviço programado para essa rua, em que foi aberto processo no Fácil? O problema desta rua é um fato, temos fotos, uma pequena demonstração de como a rua fica intransitável quando chove. Estamos acompanhando o protocolo, mas o processo não anda, precisamos de informação”, concluiu.

O Click Guarulhos encaminhou novamente a questão à Prefeitura e Proguaru.

Respostas

No dia 28 de janeiro, a Prefeitura respondeu que para “demandas dos munícipes, o caminho sempre é via Fácil, órgão responsável por registrar e encaminhar as solicitações para as secretarias competentes, criando uma sistematização do serviço, o que é fundamental para a organização do trabalho numa cidade de 319km² e uma população de 1,3 milhão de habitantes”.

“Com o número de protocolo podemos verificar de forma mais rápida em que situação está a demanda e buscar o motivo pelo qual o munícipe ainda não obteve retorno”, enfatizou a assessoria de imprensa na época.

No entanto, essa é a segunda vez que o Click Guarulhos tenta obter informações sobre a pavimentação de ruas na Cidade Satélite de Cumbica, fornecendo o número de protocolo do Fácil, porém não obtendo nenhuma resposta da Prefeitura.

Já a Proguaru reiterou que “não existe nenhum projeto para pavimentação da rua Giancarlo Vestri por parte da empresa. Tampouco por meio do Plano Comunitário de Melhoramentos (PCM) ou contratação por parte da Prefeitura de Guarulhos”.

Questionada novamente, a Prefeitura respondeu que a Secretaria de Obras informou “que a solicitação foi encaminhada para a Divisão de Projetos de Infraestrutura para as devidas providências, que incluem vistoria e avaliação técnica do local e inclusão no Plano de Pavimentação. Informa ainda que não há previsão para contratação da obra ou execução.”