Moda masculina: blusas, jaquetas e casacos para o dia a dia

O  Inverno brasileiro não é tão rigoroso e por aqui os dias costumam ter manhãs de temperaturas amenas, tardes ensolaradas e noites geladas. Por causa do clima inconstante, escolher o look certo pode ser um problema, principalmente para os homens, pois muitos insistem em usar aquela velha blusa de lã surrada ou ficam na mesmice, comprando modelos de um mesmo estilo. Mas, que tal investir em produções mais elaboradas com peças clássicas?
O grande truque para estar bem vestido e confortável nesta época do ano é optar por sobreposições e peças de cores neutras. “Os homens, em sua maioria, têm uma relação diferente das mulheres com as roupas. Posso dizer que, de maneira geral, são bem práticos e sem muita informação do universo da moda. Mas uma boa aposta para aqueles que desejam um visual mais incrementado é o casaco trench coat, pois é possível combiná-lo tanto com looks formais para o trabalho, como para passeios aos fins de semana”, explica a personal stylist Juliana Sena.
Outra peça ideal para os dias de Inverno é o cardigã, porque possibilita produções estilosas e confortáveis. Indicado para dias em que o frio não é tão intenso, o cardigã traz um ar despojado ao look, sem resultar em uma aparência formal, como no caso do pulôver, que é praticamente a mesma peça, porém, sem a abertura frontal. Existem versões repaginadas do cardigã masculino, com listras ou estampas; contudo, os tons escuros e neutros conferem um ar mais elegante à composição.

E por falar em moda e homem, o moletom é mais uma dica de tendência que os homens costumam amar.  Esqueça aquela ideia de que moletom é roupa para dormir ou ficar em casa, pois nesta temporada, a peça ganhou status de queridinha da moda, tanto no guarda-roupa masculino quanto no feminino. O moletom foi apresentado nas semanas de moda internacionais com um corte mais justo e misturado a outros materiais, mas algumas marcas continuaram a apostar nos modelos mais soltos e preferiram ousar nas estampas.

Jaqueta jeans também é um item em que vale investir. Clássica, a peça combina com diversos estilos, além de servir para produções diurnas e noturnas. A jaqueta pode ser usada com uma camisa estampada, camiseta com estampa frontal e outras composições que tenham peças mais pesadas, por exemplo, um suéter de lã.

Afora as tendências, Juliana Sena ressalta a importância de se ter peças-chaves. “Sem considerar a estação, acho essencial que um homem tenha em seu guarda-roupa um bom terno (completo), uma boa calça de sarja e um sapato bacana”, diz a stylist. Uma jaqueta, de cor neutra e clássica, independente do tecido, é outro item bastante versátil, pois vai bem com vários tipos de produções.

Ousadia no melhor estilo
Para homens mais modernos e ousados, colocar a blusa de frio sobre os ombros, sem vesti-la efetivamente é também uma boa alternativa. A inspiração vem do street style dos gringos, principalmente dos europeus, que adoram caprichar no visual. A ideia nasceu da transição de ambientes, em que uma hora se está num lugar fechado e quentinho e outra num local aberto e frio. Tanto que a montagem de muitos dos looks vistos na internet é feita com peças mais leves, como uma camisa ou camiseta, e uma jaqueta, blazer ou trench coat mais pesados colocado no ombro.