Por Cris Marques
Fotos: arquivo pessoal, banco de imagens e reprodução

A moda P&B, como é conhecida, está em alta. Por combinar cores sóbrias e neutras, a mistura de tons é mais do que democrática e permite trabalhar todas as formas do corpo, criando os mais variados visuais: dos sóbrios aos despojados, passando pelos românticos e até moderninhos. Para Fabiana Piasentin, consultora de imagem, as listras ganharam as ruas e devem permanecer assim por mais algumas estações; já a dupla de cores não deve sair de foco; afinal, é uma composição clássica. “Há mais ou menos três anos, as calças listradas começaram a se popularizar. Alguns verões depois, o estilo ganhou mais abrangência, com vestidos, saias, camisas e camisetas”.

À la Bettlejuice, não

Moda P&B | Click GuarulhosJunto com a tal calça listrada citada pela profissional, nasceu também uma polêmica: a comparação com o Bettlejuice, ou Besouro Suco, na tradução brasileira, personagem criado por Tim Burton para o filme “Os fantasmas se divertem”, de 1988, conhecido por seu terno preto e branco e por aparecer após ter seu nome pronunciado três vezes em voz alta. “A única forma de ficar parecida com ele é se vestir exatamente igual. De resto, vale apostar no estilo de uma forma que te faça bem”, afirma Fabiana. Ainda com receio? Componha um look bem básico, com peças mais claras e deixe apenas a calça sobressair ou aposte em modelagens e listras diferenciadas, mais finas ou horizontais.

Estilo pessoal é peça-chave

Moda P&B | Click GuarulhosPara Fabiana Piasentin (foto), não existe essa coisa de “look perfeito” e sim o gosto pessoal de cada um. “Costumo dizer que a melhor roupa é a nossa confiança. No entanto, quem deseja disfarçar ou deixar alguma parte do corpo em menor evidência, deve optar por usar o preto como protagonista de uma composição P&B. Se for uma peça listrada, a cor também deve sobressair. Mas o legal é que a moda é livre e varia de acordo com o estilo e a ocasião. É possível criar um conjunto muito interessante somente com listras e um item liso por cima, seja um colete ou blazer, para deixar o visual menos monótono; ou apostar no mix de estampas, combinando as riscas com cores mais vivas ou estampas florais”. Para os pés, também não existe regra e tanto faz combinar o calçado com a cor da parte inferior ou não. “Tênis brancos, por exemplo, estão em alta e também combinam com calças mais escuras”.

Quer tentar?

A consultora de imagem sugere algumas composições para arrasar no look:

» Clássico: aposte em uma camisa listrada (seda, viscose ou algum tecido fluido) ou branca com detalhes em preto e uma calça preta em alfaiataria. Para os acessórios, escolha peças discretas em ouro ou prata.

» Romântico: a combinação de saia rodada listrada, camiseta com uma estampa mais divertida e sapato de bico redondo ou modelo oxford fica perfeita com acessórios mais exagerados, como brincos grandes, um bracelete ou maxicolar.

» Despojado: a calça jeans de lavagem clara (boyfriend, skinny ou rasgado) funciona muito bem com um tênis branco e uma t-shirt listrada. Para completar, um acessório colorido chama a atenção na medida certa.

» Moderno: invista em uma camisa ou t-shirt listrada com uma pantacourt, aquela pantalona mais curta, na cor preta e acessórios grandes, geométricos ou assimétricos. Nos pés, um sapato pesado e com salto ajuda a alongar a silhueta.

Moda P&B | Click Guarulhos