Morre idealizador da Olimpíada Colegial Guarulhense

Um dos organizadores da Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG), João da Costa Freitas, morreu, aos 84 anos, nesta quarta-feira, 31, por problemas respiratórios. Maiores informações não foram divulgadas pela família.

Freitas, ou “professor Joãozinho”, como ficou conhecido, recebeu da cidade uma homenagem aos seus 84 anos com a exposição “O que Fez do Esporte o Sentido da Confraternização”, que ocorreu entre os dias 20 de setembro e 20 de outubro, no Adamastor Centro.

João da Costa Freitas já realizou inúmeros torneios esportivos pelo Brasil, obtendo ótimas classificações em jogos abertos e regionais. Além de idealizar e participar de todas as edições da Olimpíada Colegial Guarulhense, o atleta e técnico, dedicou-se ao basquete, futebol de salão e ao voleibol e foi campeão nove vezes seguidas pela Escola Estadual Conselheiro Crispiniano.

Velório na Câmara a partir das 19 horas, sepultamento 10 horas no Cemitério São João Batista, Centro.

A Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG)

A OCG nasceu no período da ditadura militar com o interventor Jean Pierre de Morais Barros, nomeado pelo Governo Federal após a cassação do mandato do prefeito Alfredo Nader com base no AI13 (Ato Institucional).

A edição da OCG foi uma solicitação do prefeito interventor Jean Pierre, e concretizada pelos senhores, Ronaldo Saraceni (chefe de gabinete) João da Costa Freitas, Milton Rezende, e Mauricio Vieira (organizadores).

As primeiras edições contaram com a participação de 15 (quinze) escolas do município, hoje a OCG conta com a adesão de em média 120 escolas e entre municipais, estaduais e particulares e aproximadamente 20.000 mil alunos, 15 modalidades.