Mural de grafite muda paisagem da Secretaria de Comunicação

Um mural colorido virou referência para localizar a Secretaria de Comunicação, no Jardim Bom Clima. Há alguns meses, o que era uma sem graça parede pichada, hoje é uma grande obra de arte a céu aberto, valorizando a cultura e a arte de rua.

Obra do artista João Paulo dos Santos Rodrigues, 34, o Jota Pe, o painel ilustra, de fora a fora, o muro da rua Rosacruz com personagens que fazem referência à comunicação, desde a forma mais antiga, com a brincadeira do telefone sem fio. Crianças, jovens e idosos, bem como símbolos de redes sociais, fazem parte da composição, dando um colorido que contrasta com a paisagem urbana. “Eu quis inserir o jovem, com a espontaneidade de lutar, de reivindicar; o idoso, comunicando-se e escutando algo moderno, e a criança, com sua ingenuidade e a brincadeira que a gente não vê mais”, explica Jota Pe, grafiteiro e funcionário da própria Secretaria de Comunicação.

Além dos personagens, o painel passa, por meio da reprodução de uma frase do lendário Martin Luther King, uma mensagem de renovação contínua, interligada, também, ao processo de comunicação: “Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito. Não somos o que deveríamos ser; não somos o que iremos ser… Mas graças a Deus, não somos o que éramos.”

“Busquei esta frase como inspiração, porque tem a ver com o ambiente. Quem passar por aqui pode observar e levar consigo uma reflexão”, diz o grafiteiro, ressaltando que a obra já está rodando o mundo pelas redes sociais.