No estilo undercut

Sabe o que é o corte undercut? Se não sabe, a gente explica. Considerada uma forte tendência fashion, o undercut é um penteado em que os fios na lateral da cabeça são cortados bem curtos – ou até raspados -, enquanto os cabelos do topo ficam volumosos e mais longos. O estilo popularizou-se com famosos internacionais como David Beckham, Brad Pitt, Justin Timberlake e Bruno Mars, e por aqui, celebridades como Neymar, Caio Castro e Luan Santana fizeram o corte virar febre entre os brasileiros.

Com influências variadas como o estilo militar, os topetões rockabilly dos anos 1950 e os punks de 1970, o resultado foi um corte bastante versátil que pode ser construído de formas diferentes para se adequar ao visual da pessoa, ou seja, existe a possibilidade de fazê-lo com os lados da cabeça carecas, com os fios em degradê aparados com máquina ou, ainda, trabalhados com tesoura ou navalha. Já a franja pode ser curta ou longa, permitindo looks mais bagunçados ou topetes altos e certinhos.

De acordo com Eliabe Campos, cabelereiro do Studio João Franco, muitos de seus clientes aderiram à tendência. “O bacana é que o undercut pode ser feito em qualquer tipo de cabelo: basta ter bons produtos finalizadores para estilizar os fios. E também combina com qualquer tipo de rosto. Porém, é bom lembrar que o undercut está ligado a estilo e, de repente, pode não se enquadrar a qualquer perfil”, pontua.

Para manter o corte em dia, Eliabe diz que é preciso fazer manutenção de mês em mês. Em alguns casos, a cada 20 dias, pois o crescimento e irregularidade dos fios laterais podem descaracterizar o penteado. Outra dica importante é sempre utilizar finalizadores eficientes, como gel, pomada, cera ou spray, que garantem uma boa modelagem e fixação.

Samurai undercut

Para homens mais ousados e estilosos, outra opção é o samurai undercut. Nesse caso, o penteado é caracterizado por um coque no alto da cabeça e as laterais raspadas ou bem curtas. É uma mistura do estilo lenhador com o undercut, que resultou em um visual alternativo e de atitude.

Mulher pode?

Se você achou que undercut fosse uma exclusividade masculina, enganou-se. O corte queridinho da vez tem feito sucesso até entre as mulheres. Beldades como a cantora Rihanna e a atriz Scarlett Johansson aderiram ao corte. Para o público feminino, a raspagem pode ser feita apenas de um lado e o comprimento dos fios pode ser longo ou curto. Com o cabelo curtinho, o corte fica bem à mostra; já com o cabelo comprido, dá para brincar de mostrar e esconder a parte raspada.