Por Michele Barbosa

A chegada dos 25 anos traz mais maturidade, segurança, autoconfiança e sensualidade para a mulher. Mas nem só de coisas boas vivemos nós “reles mortais”, já que é a partir daí que as linhas finas também começam a aparecer. Avançar a idade mantendo a aparência jovial é um privilégio de apenas dois grupos de mulheres: as que se cuidam desde sempre e as que têm uma genética fantástica, principalmente as morenas e negras.
Para saber como cuidar adequadamente da pele, a dermatologista Angélica Pimenta respondeu algumas das dúvidas mais frequentes sobre o assunto:

Quais tratamentos primários para combater as linhas finas?
É necessário cuidar diariamente da pele, usando sabonete ou gel de limpeza, loção adstringente ou tônico, hidrante e protetor solar. Para saber quais os produtos são mais indicados para o tipo de pele é necessário avaliação de um dermatologista.

É possível evitá-las?
O envelhecimento é inevitável, mas é possível retardá-lo com os cuidados diários, fazendo com que as linhas de expressão e rugas demorem mais para aparecer.

Cremes anti-idade são eficazes?
Sim, desde que se opte por um creme anti-idade indicado para o seu tipo de pele e para sua faixa etária. Normalmente, antes dos 30 anos, a pele não necessita do uso de anti-idade. O filtro solar se torna o principal aliado contra o envelhecimento. Porém, a partir dos 25 anos, a melhor opção são produtos à base de antioxidantes, entre eles a nossa queridinha: a vitamina C.

Quais os tratamentos que devem ser feitos ao longo dos anos para retardar as linhas de expressão?
Todos os tratamentos que induzam colágeno, diminuam contrações faciais e os radicais livres, como por exemplo: laser, toxina botulínica (em pontos estratégicos), ultrassom microfocado para efeito lifting, microagulhamento facial, entre outros. Para cada tipo de pele há uma solução e temos que entender que nada precisa ser exagerado, e que é possível ficar com uma aparência naturalmente cuidada e mais bonita.

Os produtos a base de vitamina C ajudam a eliminar e evitar as marcas de expressão?
A partir dos 25 anos, há uma queda gradual no processo de produção de colágeno. Isso porque ele vai sendo substituído por outro tecido menos elástico e mais fibroso. Por isso, a vitamina C se torna uma grande aliada, já que ela estimula a produção de colágeno e, quando utilizada topicamente, tem ação antioxidante, combate os radicais livres e diminui as rugas e as linhas de expressão. Atualmente, existem diversos cremes à base do antioxidante, mas a vitamina C nanoencapsulada é formulação mais estáveis.

Sérum antioxidante, como usá-lo? Ele é eficaz?
O sérum é um cosmético com textura fluída, mas altamente concentrada, tendo grandes doses de ativos. O ideal é utilizá-lo antes do creme anti-idade. O sérum é muito eficaz, pois além de não ser oleoso, potencializa a ação do produto que você aplica depois.

Como escolher o produto para cada tipo de pele?
Primeiramente, é necessário identificar qual o tipo de pele. Feito isso, é possível saber quais os produtos mais indicados. Porém, para identificar o que sua pele necessita, e quais ativos melhores para ela, a consulta com o dermatologista é fundamental. Muitas pessoas apostam em comprar produtos por conta própria e acabam tendo que lidar com irritações, vermelhidão, manchas, poros obstruídos, entre outros problemas.

Considerações finais
O aparecimento das rugas depende de nossa rotina, hábitos e das características individuais de cada um. Ele ocorre com o tempo por causa da somatória de movimentos repetitivos (devido contração muscular facial) e envelhecimento cutâneo (levando em consideração hábitos do dia a dia, como exposição solar, noites mal dormidas, tabagismo e falta de cuidados diários com a pele). “Para prevenir a pele das rugas, além de hábitos saudáveis e tratamentos básicos, indico cremes que inibem as enzimas do envelhecimento e antioxidantes orais. Quando se tem contrações mais visíveis, o ideal é diminuí-los em pontos específicos com toxina botulínica.”

Roteiro de cuidados

Pela manhã
1. Limpe a pele do rosto, pescoço e colo com um sabonete específico ou gel de limpeza;

2. Passe no rosto uma loção hidratante para peles secas e normais, e loção adstringente para peles oleosas ou mistas;

3. Aplique protetor solar em gel ou loção para peles oleosas e mistas, e em creme para peles secas. Aplicar em todas as áreas descobertas do corpo (rosto, pescoço, colo, mãos e braços).
• À noite
1. Repita os passos 1 e 2, realizados de manhã;

2. Aplique um creme nutritivo ou anti-idade no rosto, pescoço e colo;

Uma vez por semana faça uma esfoliação e, mensalmente, agende uma limpeza de pele.