Por Tamiris Monteiro
Fotos: Zé Takahashi/Agência Foto Site

De 25 a 29 de abril, aconteceu a 41ª edição do São Paulo Fashion Week. Idealizado para mostrar possíveis tendências da próxima temporada Primavera/Verão 2017, o evento contou com estreias de novas marcas, como A. Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas e Vix; e com grifes mais tradicionais, como Reinaldo Lourenço, Isabela Capeto, Ellus, Samuel Cirnansck e Osklen. Com repertório pautado nos dias de calor, na passarela desfilaram desde trajes de beachwear até looks masculinos completíssimos. De acordo com a produtora de moda Giovanna Fialho, como principais tendências foi possível identificar alguns padrões de cores e também roupas que serão peças-chave no dia a dia.

 

Cores

“As cores mais presentes na passarela foram os tons de azul, do mais escuro, como o royal, até tons pasteis e frios em contraste. Outro tom que prevaleceu foi o laranja, entre o neon e o pastel também. Ainda temos o jeans como um material presente, dando um ar democrático e ainda rendendo inspiração para as passarelas. Além desses, temos o bege com fundo amarelado, lembrando muito o suede”, destaca Giovanna. Na parte das estampas, prevaleceu o floral, com fundos e formas diversas. As estampas tendem a ser divertidas e bem trabalhadas com o minimalismo overside, o que dá ainda mais força para a ideia de genderless (moda sem gênero).
Moda Primavera/Verão 2017 | Click Guarulhos

 

Em quais peças investir sem medo de ser feliz

“Peças oversized com shapes retos, como maxivestidos, pantalonas e camisas soltas e até um pouco volumosas caem bem para a estação, nada de muito novo. Temos ainda lenços e cintos; misturar ambos pode resultar em um toque fashion e sofisticado”, pontua Giovanna.
Moda Primavera/Verão 2017 | Click Guarulhos

 

Moda praia

Dessa vez, a grande aposta do beachwear são as peças para o pós-praia, que apresentam versatilidade suficiente para serem usadas tanto na praia e na piscina quanto num encontro com amigos. “Isso já era esperado, por causa do fenômeno dos bodies no Inverno passado. Agora, as peças adaptam-se para o Verão 2017 com os maiôs, que prometem ser a grande trend da temporada pela facilidade de serem usados compondo vários looks, apenas trocando a parte de baixo”, afirma.

Moda Primavera/Verão 2017 | Click Guarulhos

 

Make

Na parte da maquiagem, a nova sensação das passarelas é a técnica do strobing, que é uma variação do contorno só que muito mais iluminado. “Dá um efeito muito legal em uma pele bronzeada, já que a característica é a iluminação bem marcada”, avalia.

Moda Primavera/Verão 2017 | Click Guarulhos

 

Curiosidade

Moda Primavera/Verão 2017 | Click GuarulhosNesta recente edição do São Paulo Fashion Week, os organizadores do evento buscaram inovar e, segundo Giovanna, essa foi a primeira semana de moda do mundo que alinhou os desfiles com o lançamento do produto. “O que isso significa? Que o público pôde adquirir qualquer peça no encerramento do evento. O porquê disso é simples: com a informação cada vez mais rápida e a cultura do imediatismo cada vez mais presente, o SPFW tentou se adequar, prevenindo que as cópias feitas por fast fashions não afete tanto nas vendas das grandes marcas. Contudo, essa nova postura não interfere de fato na vida da maioria das pessoas; afinal, quem costuma garimpar em lojas mais comerciais dificilmente compra com os estilistas, e quem compra em ateliês, provável que não se sinta confortável com a modelagem e qualidade de uma fast fashion”, analisa a produtora.