Por Tamiris Monteiro
Fotos: banco de imagens

Dizem que durante o Inverno as pessoas vestem-se com mais elegância e esse, realmente, é um bom momento de tirar os casacos do guarda-roupa e pensar em looks diferenciados, até porque, no Brasil, os dias frios são bem menos frequentes do que os ensolarados. Mas, como em toda nova temporada, existem algumas peças que se destacam, como, por exemplo, as roupas de suede, que nesta estação têm sido bastante vistas nas vitrines.

O que vestir neste Inverno? | Click GuarulhosAlém das tendências, nesta estação, nota-se uma forte influência das décadas de 70 e 80, o que colaborou para a volta de peças como calças boca de sino, vestidos florais, gola rolê ou gola alta, blusas que deixam os ombros de fora e vestimentas de couro, assim como estamparias com estilo tribal, étnico e boho.

Gola alta

De acordo com a personal stylist Juliana Sena, depois do suede, a gola alta, sem dúvida alguma, é a grande estrela da estação. “As principais tendências concentram-se nas modelagens com gola alta, tanto em blusas, como em outras peças em malha, mais grossas e pesadas”, ressalta. Afora a popular cacharrel, também é possível abusar das golas altas em pulôveres, vestidos, blusas de manga curta e croppeds. Vale lembrar que para compor looks, a gola alta vai muito bem por baixo de casacos, blazers, cardigãs e jaquetas de couro.

Suede, a camurça da vez

O suede é o tecido-chave desta estação. Muito parecido com a camurça, tem aspecto de rústico e grosso, mas a vantagem é que é leve e maleável. De acordo com a consultora de imagem Helaine Leandro, da loja J Mali, a Europa se rendeu ao suede há algum tempo e, tendo o continente como referência, fica mais fácil saber em quais peças investir em terras tupiniquins. “Saia lápis, saia midi, saias curtas, top cropped, coletes e calça flare serão itens indispensáveis no guarda-roupa das mulheres. Nesta temporada, o suede aparece ofuscando o couro, que sempre foi mais usado durante o Inverno. Não que o couro vá deixar de ser usado, mas até por causa da crise econômica, o suede tem se destacado mais, pelo seu preço acessível”, ressalta.

Jeans

Outra forte tendência são os looks total jeans. Neste Inverno, o jeans aparece em várias modelagens e shapes e as peças curingas são a calça flare, que alonga e diminui os quadris; a calça slim, que fica justa no corpo e tem a cintura na altura do umbigo; e por último, o vestido chemise, que é bem democrático: fica bem para a maioria dos corpos e basta um cinto ou acessórios para montar uma boa composição.

Moda masculina

Segundo Juliana, para os rapazes, um bom investimento são peças em tons terrosos e nas cores mostarda, vinho e verde militar. “Além disso, os coletes matelassados, usados por cima de malha, aparecem como queridinhos da vez”, pontua. Outra opção, considerando os dias de frio severo, é abusar de peças mais pesadas. “Os homens, em sua maioria, têm uma relação diferente das mulheres com as roupas. Posso dizer que, de maneira geral, são bem práticos e sem muita informação do universo da moda. Mas uma boa aposta para aqueles que desejam um visual mais incrementado é o casaco trench coat, pois é possível combiná-lo tanto com looks formais para o trabalho, quanto para passeios nos fins de semana”, explica.

Calçados

Assim como em outras temporadas, as botas e suas várias versões aparecem como must have da temporada.

O que vestir neste Inverno? | Click Guarulhos
» Over The Knee

A bota Over The Knee, apesar de já ter sido tendência no ano passado, volta neste Outono-Inverno com tudo. O modelo pode ser encontrado em opções com salto alto, baixo e médio.

» Cano baixo
Dificilmente saem de moda e desta vez alguns modelos aparecem com o cano ainda mais baixo, quase um sapato abotinado.

» Coturnos
Os tradicionais coturnos também dão o ar da graça. Destaque para os saltos grossos e solados tratorados. Os coturnos femininos e masculinos nos tons terrosos são boas apostas para compor looks.

» Ugg
Está aí uma novidade diferente e quentinha. As botinhas ugg são forradas com material que lembra pelúcia e não têm salto. Lembram uma pantufa. Já surgiram meio tímidas no ano passado, mas prometem aparecer com mais frequência neste Inverno, principalmente por ser um calçado bastante confortável.

A personal stylist Juliana Sena responde

Juliana-SenaQual o acessório da temporada?
Sem dúvida, os lenços bandana usados no pescoço. Além de aquecer, substituem os colares.

Quais peças de roupa as mulheres podem comprar sem medo de ser feliz para usar durante todo o Inverno?
Peças em malha, lã ou tricô com modelagem ampla (oversized) e peças em couro sintético como saia lápis.

 

Confira os outros temas abordados na capa desta matéria da RG:

Introdução: Inverno sem drama
Ai, que frio!

Decoração para aquecer os ambientes e cuidados com os pets
Culinária de Inverno
Friozinho bom para…