O rei do toque especial

clochet-streetstyle-outfit-mango-black-culottes-celine-trio-bag-adidas-stan-smith-8

Por Talita Ramos

Fotos banco de imagens

Um dos itens mais clássicos do mundo da moda é o blazer. A peça, que a princípio era apenas masculina, se assemelha a um paletó com gola grande, corte estruturado e caimento elegante, dando um toque especial a qualquer visual. No início do século XX, o blazer acabou por conquistar o guarda-roupa feminino ao aparecer reinventado pela estilista Coco Chanel, adepta da peça que até hoje é um item considerado ‘must-have’ (que todo mundo deve ter). “O blazer conquistou o mundo da moda desde o início e apesar das tendências mudarem constantemente, ele é uma peça atemporal”, explica a personal stylist Juliana Skliutas.

Para todas

Atualmente é possível atrelar o uso do blazer a diversos estilos. “Ao longo dos anos, novos modelos, texturas e estampas foram surgindo de acordo com as tendências. Hoje podemos encontrar blazers com estampas florais, que são excelentes para mulheres românticas; feitos em moletom colorido, perfeito para as mais modernas e até em paetês e miçangas, indicado para mulheres criativas e glamourosas”, conta Juliana.

Segundo a personal stylist, qualquer pessoa pode usar a peça, contanto que saiba qual é o recorte ideal para cada tipo de corpo. “Para as mulheres com corpo em formato triangular ou oval, o ideal é que o blazer tenha ombreiras mais estruturadas ou apliques que chamem a atenção para a parte de cima. Para aquelas que têm o tipo físico ampulheta, o blazer deve acabar na altura da cintura. Já para quem tem o corpo no formato triângulo invertido, o tecido deve ser mais liso, sem muita textura”, explica.

Como usar

how-to-wear-white-blazer

Por ser versátil, a peça vai bem em qualquer ocasião. O que muda é apenas a modelagem e os tecidos. No Inverno é possível encontrar blazers feitos com materiais mais pesados como lã, moletom e veludo, enquanto no Verão o item aparece com uma composição mais leve e suave, sendo de algodão ou linho.

Para quem quer quebrar o ar sério da peça sem tirar a essência elegante, o segredo é combiná-la com outros itens e acessórios de estilos diferentes. “Usar maxicolar, uma camiseta leve, dobrar as mangas do blazer ou arregaçá-las são algumas ideias para modernizar o look arrumadinho”, revela Juliana. Também é válido investir na combinação da peça com camisetas, calças jeans destroyed, minissaias coloridas, shorts estampados e vestidos.

Já para aquelas que preferem montar um look mais básico, a personal stylist indica combinar a peça com calça de alfaiataria ou saia do mesmo tecido, uma camisa branca e um scarpin. “Hoje em dia o blazer também pode ser usado como terceira peça, para dar um charme em um look moderno, criativo ou contemporâneo, mas para isso é importante sabermos qual é o nosso estilo próprio e qual imagem queremos transmitir”, finaliza Juliana.

www.julianaskliutas.com
Instagram: @juskliutas