Obra de canalização do rio Baquirivu-Guaçu segue em ritmo acelerado, afirma Daee

O Governo do Estado aponta que está investindo 52,1 milhões nas obras de canalização, alargamento e aprofundamento de 2,7 quilômetros do rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos.

A obra é realizada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) por meio do programa Várzeas do Tietê e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O trecho beneficiado vai da foz do rio Baquirivu-Guaçu com o rio Tietê até as alças de retorno da avenida Natália Zarif, próximo ao Parque Cecap.

Francisco Eduardo Loducca, Superintendente do DAEE, destaca que “o objetivo é reduzir o risco de inundações nas áreas vizinhas do rio, contribuindo para a proteção da integridade física e material da população residente ao longo do Baquirivu-Guaçu.”

O trecho cruza as rodovias Airton Senna e Dutra. A avenida Natália Zarif, dá acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos. O projeto inclui a construção de uma nova ponte na rua José Marques Prata.

O novo canal tem perfil trapezoidal no trecho inicial, 1.620 metros, com 45 metros de largura e 5 metros de profundidade, e perfil retangular no restante, o que permitirá uma vazão de 240 mil litros por segundo na altura da foz com o rio Tietê.

As obras tiveram início em janeiro de 2018. O DAEE já executou 57% do trabalho e a expectativa é concluir a canalização em julho deste ano.