ONG A História Mais Bonita conta histórias para crianças doentes

Projeto iniciado em 2016 atende em hospitais e casas de apoio

 A História Mais Bonita (HMB) é uma organização solidária que visa aproximar pessoas e realidades, valorizando a trajetória de vida de cada indivíduo, a partir de ações de contação de história para crianças doentes. O projeto foi iniciado em março de 2016 com Valéria Albuquerque – Capitã, como é conhecida pelas crianças, devido à roupa utilizada -, que sempre gostou de contar histórias de maneira lúdica, a fim de estimular a imaginação e criatividade de crianças durante tratamentos médicos, seja em casas de apoio ou hospitais.

Em uma dessas visitas, a Capitã encontrou um menino de sete anos, portador de doença crônica renal e em estado depressivo; com a missão de ajudá-lo, aproximou-se aos poucos, abriu sua arma fatal – o livro – e, a partir daí, tudo foi uma grande surpresa. A criança se interessou pelo objeto, ilustrações, histórias, aquela situação que parecia complicada já não era mais percebida e, aos poucos, outras crianças foram se aproximando. Já em casa, Valéria, encantada e feliz, redigiu um pequeno texto sobre suas recém-vividas experiências e, sem citar nomes, publicou na sua rede social. E foi a partir deste momento que nasceu a HMB.

A ONG acompanha pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes momentos alegres, estimulando imaginações e incentivando curiosidade por cultura geral, além de registrar suas vivências e publicá-las em mídias sociais, com o objetivo de formar uma coletânea que demonstre parte de sua realidade de maneira leve, bonita e feliz.


A HMB também realiza ações com moradores de rua. Intitulado “História de Rua”, o movimento proporciona momentos leves e felizes para o público-alvo, com o objetivo de fortalecer o empoderamento pessoal, o sentido de responsabilidade pelo próprio destino e o interesse no empenho em pequenas alterações comportamentais que, progressivamente, possam levá-los a buscar mudança de estilo de vida.

“A História Mais Bonita acabou se tornando meu grande propósito de vida, além de ser um instrumento que permite que eu descubra minhas fragilidades e minhas forças também. Através da ONG fiz e vivi a beleza das grandes amizades e dos grandes amores. Descobri que podemos amar com grandiosidade, se preocupar, querer estar junto e dividir grandes momentos com pessoas que não tem qualquer laço consanguíneo conosco e levá-los pela vida no coração como se da família fosse, lembrar com carinho, sorrir com saudade. A ONG trouxe mais sentido pra minha vida e acredito que para vários outros marujos – voluntários ou protagonistas- também”. Valeria Albuquerque – Capitã

 

Contatos:

Facebook: www.facebook.com/ahistoriamaisbonita

Email: ahistoriamaisbonita@gmail.com

Valéria Albuquerque – Capitã e fundadora da “A História Mais Bonita” – (11) 98107.7766 – e-mail: contatolelabuka@gmail.com