Operação Força Total III divulga resultados em Guarulhos

A Guarda Ambiental flagrou dois pontos de criação irregular de pássaros silvestres: no Vale dos Machados e no Jardim Marilena. Um total de 30 pássaros foi apreendido e será encaminhado ao Zoológico Municipal.

A fiscalização da SDU realizou a apreensão de cerca de 6 mil itens, entre CDS, DVDs e roupas sem procedência, na avenida Jurema, esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck e avenida Armando Bei, na região do Marcos Freire.

O comando da operação informou que 1.706 pessoas foram abordadas; 39 veículos retidos; um veículo roubado foi recuperado; 14 documentos recolhidos; 498 infrações de trânsito; 5 crimes de trânsito; 23 pessoas presas, sendo oito por tráfico de drogas; apreendidos 724 pinos de cocaína, 21 gramas de crack e 369 gramas de maconha. Já no Aeroporto Internacional foram averiguadas 957 pessoas e 394 veículos inspecionados.

A Operação Força Total III é uma grande ação integrada de segurança para combater a criminalidade, irregularidades e fiscalizar diversos tipos de delitos na cidade (tráfico de drogas, procurados pela Justiça, roubo de carga, irregularidades em documentação de veículos, entre outros). A área de atuação das forças abrangeu o município, além do Aeroporto Internacional de Guarulhos, as rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra, Fernão Dias, Hélio Smidt e estrada Guarulhos Nazaré, e ainda os municípios de Arujá e Santa Isabel.

Infraestrutura

A Operação Força Total reuniu um helicóptero, 1.009 agentes, 12 cavalos e 366 viaturas de diversas forças policiais como a Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil (ROTA, Choque PM, Cavalaria PM), Polícia Científica, Grupo Ostensivo Tático Especial (GOTE) da GCM, Guarda Ambiental de Guarulhos, além da Força Aérea, Tiro de Guerra, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU), agentes de trânsito, canil da Prefeitura e Receita Federal. Um total de 24 cães farejadores do Canil Municipal de outras corporações também auxiliou a operação.

A Central de Inteligência Integrada de Guarulhos, localizada na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, serviu de suporte para monitoramento de toda a ação.