Operação Inverno busca acolher pessoas em situação de rua nas noites frias

Agentes fizeram abordagens sociais pelas ruas do Centro de Guarulhos - Foto: Divulgação

Embora o inverno ainda não tenha chegado, o outono tem dias mais frios, como a da última madrugada, em que os termômetros marcaram temperaturas abaixo de 13°C em Guarulhos. Por isso, a Prefeitura iniciou nesta segunda-feira, 3, a Operação Inverno, que estende até meia noite o horário das equipes de abordagem social para atendimento às pessoas em situação de rua.

Neste primeiro dia foram abordadas 36 pessoas, mas apenas uma aceitou a oferta e foi encaminhada ao Serviço de Acolhimento no Taboão. O trabalho se concentrou em locais na região central, como a praça Getúlio Vargas e as vias do entorno, ruas Oswaldo Cruz e Felício Marcondes.

A ação foi acompanhada pelo diretor de Assistência Social, Fabio Cavalcante. “Na Operação Inverno, procuramos resgatar as pessoas em situação de rua que não querem ir para o acolhimento, mas querem apenas passar a noite. Por isso, neste período de frio, os Serviços de Acolhimento são transformados em acolhimento temporário para que essas pessoas apenas pernoitem e tomem café da manhã, como desejam”, explicou o gestor.

Agentes fizeram abordagens sociais pelas ruas do Centro de Guarulhos – Foto: Divulgação

A Operação Inverno é desenvolvida pelo Serviço de Abordagem Social, de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da organização da sociedade civil Núcleo Batuíra, vencedora do edital de chamamento público. Fora da época de frio, o trabalho ocorre diariamente das 9h às 21h, conforme programação, incluindo outras regiões da cidade. A população pode acionar o Serviço de Abordagem Social por meio do SEAPOP – Serviço Especializado de Atendimento à População, telefone: 2536-4110

Serviço:

SEAPOP – Serviço Especializado de Atendimento à População em Situação de rua

Telefone: 2536-4110