Orquestra Jovem interpreta Nielsen e Brahms no Adamastor

Foto: Aparício Reis (PMG)

Neste mês, o concerto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta obras de dois grandes nomes da música clássica: Carl Nielsen e Johannes Brahms. A audição acontecerá no sábado, dia 28, às 20 horas, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local com duas horas de antecedência.

O compositor norueguês Carl Nielsen é conhecido por suas sinfonias. A abertura “Hélios”por exemplo, que será apresentada no concerto, é uma obra baseada na visão da aurora e do horizonte no Mar Egeu, em Atenas – Grécia. A peça reflete todo o movimento do sol, desde o começo sutil assinalado pelas trompas e violoncelos, o andamento energético enquanto banha as águas do mar e finalmente o pôr do sol. Uma composição de contrates e climas dinâmicos.

Do conhecido compositor alemão Brahms, a Orquestra interpretará duas grandes obras: “As danças húngaras números 1,5 e 6”  e “Sinfonia nº 1” que será a principal peça executada do concerto. Originalmente idealizadas para piano, “As danças húngaras” são baseadas em temas tradicionais do país e possuem melodias dançantes e de fácil reconhecimento pelo público. A “Sinfonia nº 1”cujo processo de criação durou 14 anos, tem em seu início dramático o prenúncio de uma obra espetacular, que segue por variações de temas e sensações até o brilhante final da sinfonia.

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG)

Desde que foi criada em 2003, a orquestra vem realizando concertos mensais na cidade, sempre com foco na proposta pedagógica para o crescimento dos estudantes instrumentistas. A Orquestra apresenta repertórios importantes e obras consagradas da música clássica. A supervisão de todo processo fica sob direção do maestro Emiliano PatarraAs apresentações do grupo, muitas vezes, contam com a participação de solistas e artistas convidados internacionais.