2016 foi um ano bastante controverso para o cinema. Muitos filmes bons, muitos filmes ruins e alguns que causaram uma enorme divisão de opiniões. Sendo assim, tentei fazer um TOP 10 dos melhores filmes do ano passado. Vale lembrar que esta lista considera as datas de lançamento dos filmes no Brasil, pois alguns deles foram lançados nos EUA em dezembro de 2015 para entrarem na janela de concorrência do Oscar de 2016. Acreditem, foi difícil escolher!

10 – Doutor Estranho

O único filme de super-herói da lista. Apesar de termos os ótimos Capitão América: Guerra Civil e Batman vs Superman, Doutor Estranho se destaca pela sua ambientação, os incríveis efeitos especiais e o carisma de Benedict Cumberbatch no papel de Stephen Strange. Um dos melhores filmes do Marvel Studios.

9 – Invocação do Mal 2

O diretor James Wan acerta mais uma vez! Agora ambientado na Inglaterra, o filme retrata mais um caso baseado em fatos do casal de demonólogos Ed e Lorraine Warren. Trata-se de uma história apavorante, muito bem escrita e muito bem interpretada pelos atores Patrick Wilson e Vera Farmiga. Para quem gosta do gênero terror, é um prato cheio.

8 – Star Trek Sem Fronteiras

Uma aventura totalmente nerd e completamente dedicada ao fãs de Star Trek, mesmo tendo uma história original dentro do cânone. Cenas de ação empolgantes, ótimos efeitos especiais e um senso de diversão sempre presente. Entrega uma ARREPIANTE cena ao som de “Sabotage”, dos Beastie Boys.

7 – O Quarto de Jack

A comovente história de uma jovem que é sequestrada e acaba tendo um filho com o seu raptor. O filme nos apresentou ao ótimo ator mirim Jacob Trembley e rendeu o Oscar de Melhor Atriz a Brie Larson. Uma trama simples, mas muito bem contada. Nos mostra o quão forte é o amor de uma mãe por seu filho, e até onde ela iria para protege-lo.

6 – Rogue One: Uma História Star Wars

Situado entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, Rogue One retrata a história de um grupo da Aliança Rebelde que é encarregado de roubar os planos da temida Estrela da Morte. Cheio de referências e easter-eggs dos outros filmes de Star Wars, principalmente da trilogia clássica, o filme se mostra um prato cheio para os fãs da saga. Cenas de ação de tirar o fôlego e efeitos especiais extraordinários, junto a uma história muito bem construída.

5 – A Bruxa

Um terror que propõe uma mudança para o gênero. Ao invés de apostar em sustos e criaturas monstruosas, o diretor Robert Eggers optou por criar uma atmosfera e ambientação extremamente horripilante e claustrofóbica, mais do que um acerto! Ótimas atuações e um roteiro muito bem escrito. Rendeu o prêmio de Melhor Diretor a Eggers no festival de Sundance.

4 – Os 8 Odiados

Um dos melhores filmes que Quentin Tarantino já dirigiu. Conta a história de 8 desajustados que ficam presos em uma cabana devido a uma nevasca. Filme de escala contida, Tarantino chama atenção pela excelente direção de seus atores e por seu roteiro, cheio de diálogos marcantes e monólogos que chamam muita atenção. Marcou a volta de Ennio Morricone às trilhas sonoras de western, lhe rendendo um Oscar.

3 – Mogli: O Menino Lobo

O filme mais impressionante de 2016 no quesito visual. Versão em live-action do clássico da Disney, Mogli – O Menino Lobo cativa do começo ao fim. Jon Favreau, diretor dos dois primeiros Homem de Ferro, surpreende ao comandar esse bela aventura de um menino que é criado na floresta por uma alcateia de lobos. Ótimas dublagens (principalmente a de Bill Murray como Balu), efeitos visuais de encher os olhos e uma história simples, porém bem contada e de fácil identificação.

2 – A Chegada

Uma bela metáfora sobre como problemas sociais, como intolerância e falta de comunicação entre as pessoas, podem impactar a vida do ser humano. Um thriller de suspense que mescla muito bem momentos de tensão e apenas contemplação de seu belo visual, marcado por reviravoltas surpreendentes. Diretor dos ótimos Sicario e Os Suspeitos, Denis Villeneuve acerta mais uma vez.

1 – Creed: Nascido Para Lutar

E o título de melhor filme 2016 vai para Creed! Expandindo o universo criado nos filmes de Rocky Balboa, o longa retrata a história de Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho do arquirrival de Rocky, Apolo Creed. Sylvester Stallone volta ao papel do famoso lutador para treinar Adonis, quando o jovem decide iniciar a carreira no boxe. Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Stallone emociona o público com a sua atuação. Trata-se de uma história comovente e muito inspiradora, dirigida por Ryan Coogler, comandante do futuro filme do herói Pantera Negra.

E essa foi a minha lista do TOP 10 filmes de 2016. Mas e aí, qual é a sua?