Os vasinhos provocam mais dores que as varizes?

As varizes nada mais são do que veias “saltadas”, ou seja, tortuosas e dilatadas. Elas vêm acompanhadas de vasos menores, chamados de “vasinhos” ou microvarizes, que também são bastante perceptíveis. Tanto as varizes quanto os vasos de menor calibre causam dor, porém estes últimos nem sempre cursam com o sintoma.

 

Sintomas provocados por varizes e vasinhos

 

“Habitualmente os ‘vasinhos’ são assintomáticos. São um problema estético para muitas pessoas devido sua aparência e localização. Pode acometer todo o membro inferior, desde a coxa, joelho, perna, tornozelo até os pés. Entretanto, eles também podem causar sintomas, tais como dor localizada, queimação, formigamento e prurido (coceira)”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

As varizes, por sua vez, estão quase sempre associadas à dor e outros sintomas, como cansaço nas pernas, inchaço (edema) e câimbras, além de coceira e formigamento nos membros inferiores, que também podem ser provocados pelos vasinhos. Além da frequência, a intensidade da dor provocada pelos vasinhos também não é maior do que das varizes.

Diferença entre vasinhos e varizes

As varizes dos membros inferiores são veias que se apresentam dilatadas, tortuosas e alongadas. Por conta disto, se tornam visíveis e deixam de conduzir o sangue de forma adequada, muitas vezes causando desconforto. Já os vasinhos são pequenas veias avermelhadas ou azuladas, com diâmetro que varia de 0,1 mm até 1 mm. Eles podem aparecer espalhados irregularmente nos membros inferiores, mas o mais comum é que se manifestem em conglomerados de intensidades variáveis.

“Os pacientes podem apresentar varizes isoladas, sem vasinhos ou com vasinhos isolados, sem varizes; entretanto o mais habitual é que as duas condições se manifestem ao mesmo tempo. Em algumas situações, no trajeto das varizes podem surgir vasinhos. Isto se deve ao aumento de pressão venosa local”.