Por Jônatas Ferreira
Fotos: arquivo pessoal

O Portal Click Guarulhos entrevistou Andressa Alves, uma das beneficiadas pela Olimpíada Colegial Guarulhense. Hoje, a atleta mora e joga nos EUA (pela universidade Missouri Valley College) graças ao pontapé inicial que a OCG deu em sua vida. Uma história de sonhos e conquistas que inspirará muitos atletas amadores que almejam o profissional a lutar cada dia mais pelo seu sonho.

O que OCG representou para você?

A OCG me deu motivação para não desistir do esporte, de jogar basquete e realizar sonhos. O esporte nas escolas não seria nada se não fosse a OCG, porque nós atletas treinamos diariamente para competir. A competição é o que nos traz motivação para prosseguir e não desistir de se tornar um atleta melhor a cada dia.

Qual o significado da OCG para a cidade?

A OCG é muito importante para a cidade porque não é apenas um campeonato, e sim crianças aprendendo o que é competir e aprender que muitas vezes a vitória não é tudo, e sim aquilo que aprendemos durante esse tempo.

11717131_1006366182741205_388904325_nConte sobre sua história nas olimpíadas

Eu comecei a jogar quando tinha 11 anos. Estava na 5°série do ensino fundamental, na Escola Estadual Vereador Elísio de Oliveira Neves. Nós conquistamos muitos títulos, e entre eles o título de campeão estadual (O mais importante que eu tive em jogos escolares). Ganhamos e perdemos muitos jogos ao longo dos anos, mas eu sabia que do meu lado eu não tinha apenas um time e sim uma família. Eu também participei da OCG competindo pelo colégio Progresso Centro (Nahim Ahmad) que me proporcionou, graças ao esporte, uma bolsa acadêmica completa. Isso me motivou muito a sonhar mais alto, a querer sempre mais. Assim, eu tive um sonho quando ainda estava no ensino médio de conseguir uma bolsa acadêmica fora do país. E eu consegui. Se não fosse a motivação de participar de jogos escolares, de treinar dia pós dia, eu não sei se eu conquistaria o que eu conquistei até hoje.

O esporte em geral ajuda crianças a escolherem caminhos melhores. Ensina também muitas coisas positivas e já auxilia a criança a pensar mais em equipe, ajudar ao próximo e apoiar uns aos outros. Eu ainda continuo jogando graças ao apoio que tive ao longo dos anos. A OCG me motivou muito para não desistir daquilo que eu sonhava, que eu tinha no meu coração como objetivo. Atualmente eu estou estudando e jogando nos Estados Unidos. Um sonho realizado. Portanto eu posso dizer que o esporte é fundamental para a vida das crianças.

 

11733254_1006366229407867_1104567099_n