Paulo Skaf entrega prêmio “Industrial do Ano” a Osmar Oliveira, da 4Truck

Maurício Colin, Osmar Oliveira e Paulo Skaf – Foto: Alexandre de Paulo

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, esteve em Guarulhos na terça-feira, 21, para ministrar a palestra “Diálogo pelo Brasil”.

O evento foi realizado no auditório do Senai, no Parque Renato Maia, e antes da palestra foi anunciado pelo diretor do Ciesp Guarulhos, Maurício Colin, o nome do vencedor do prêmio “Industrial do Ano”, Osmar Oliveira, da empresa 4Truck, fabricante de carrocerias. Coube a Skaf a entrega da láurea.

Em uma primeira fase, personalidades da cidade, incluindo membros de entidades representativas, sociedade civil e Imprensa, indicam empresários da indústria que consideram merecedores de receber o título, por terem se destacado em sua atividade e ido além, participando de trabalhos sociais ou engajando-se em iniciativas que beneficiem a coletividade de forma geral.

Neste ano, os três nomes que obtiveram mais indicações foram, além de Osmar Oliveira, Alcides Braga, da Truckvan Implementos Rodoviários; e Paschoal Iannonni, da Flexform Indústria Metalúrgica, fabricante de cadeiras para executivos. Na segunda fase, os membros do colégio eleitoral optaram por Oliveira. Embora os demais, indiscutivelmente, também merecessem o reconhecimento, deve ter pesado em favor do vencedor, além do crescimento de sua empresa em plena crise, sua constante participação em ações de cidadania, as boas relações que mantém com as entidades empresariais e o enfoque social que busca dar à atividade da 4Truck.

A palestra

Paulo Skaf discorreu sobre a economia brasileira, os percalços impostos pelos meios políticos e a necessidade de somar esforços para superar as dificuldades que o País enfrenta.

Em seguida, dirigiu-se à plateia, onde respondeu perguntas de diversos empresários, sobre problemas que afligem as empresas em geral e, particularmente, alguns setores. Mostrou-se solícito, franco e bem informado sobre os temas levantados. Quanto à Reforma da Previdência, foi enfático ao afirmar que a retomada do crescimento passa pela sua aprovação e que, se no início do ano era evidente que essa necessidade era imediata, agora já é “para ontem”.

Entre outros posicionamentos, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Pereira dos Santos, defendeu que haja união de esforços para combater o desemprego, por entender que nenhuma medida terá bom resultado se houver tantos pais de família sem ter trabalho e renda. Foi aparteado por empresários que culparam o PT (Partido dos Trabalhadores) pela dificuldade em aprovar a Reforma no Congresso Nacional. Enquanto Pereira afirmava que não é do PT, Skaf pregou o diálogo e o direito ao contraditório.

José Araújo Júnior, presidente da Asec (Associação dos Empresários de Cumbica), levantou questões sobre política tributária, pedindo o apoio da Fiesp na intermediação e encaminhamento de demandas dos setores empresariais às autoridades do Poder Executivo e do Parlamento. Skaf respondeu que a Fiesp já tem se dedicado ao tema e colocou a entidade à disposição para receber empresários interessados em discuti-lo, entender as especificidades de cada ramo de atividade e levar as questões a quem caiba resolvê-las.

A empresária Rosmary Ghellery, fabricante de carrocerias frigoríficas, fez um desabafo sobre as dificuldades que os empresários têm enfrentado para manter as atividades e cumprir a legislação. O presidente da Fiesp se disse conhecedor dessas agruras, pois também as sente na pele, à frente de sua empresa.

Skaf concluiu com palavras de incentivo a acreditar em dias melhores: “Sabemos das dificuldades, do muito que há por fazer, mas não podemos esmorecer, nem perder as esperanças. O País depende muito de nós e a nós cabe sermos arautos das medidas que contribuam para a retomada do desenvolvimento”, concluiu, chamando à frente Osmar Oliveira e a equipe da 4Truck. Osmar disse que ninguém faz nada sozinho e que a honraria que acabara de receber só foi possível graças ao empenho e dedicação de todos que trabalham na empresa e ombreiam com ele na busca de prestar aos clientes o melhor atendimento, com produtos de qualidade, em benefício de Guarulhos, do Estado e do Brasil.

Fotos: Alexandre de Paulo, Fabiana Blanco e Divulgação