PF apreende mais de 20 kg de cocaína e prende 7 pessoas no Aeroporto

Brasileira de 32 anos levava três quilos de cocaína oculta dentro de 10 embalagens de camisas sociais - Foto: PF

A Polícia Federal (PF) apreendeu no fim de semana, entre 16 e 18 de agosto, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, mais de 20 quilos de cocaína com passageiros de voos internacionais. Foram 6 ações distintas, realizadas junto ao controle migratório, balcões de check-in e porão de bagagens.

Na primeira ação, ocorrida na tarde de sexta-feira (16), um espanhol de 42 anos de idade tentou passar pelo controle migratório com 75 catálogos de moda recheados com 3 Kg de cocaína. O homem pretendia embarcar para Zurique, na Suíça.

No sábado (17), foram presas outras cinco pessoas. Na saída do check-in de voo com destino a Barcelona, na Espanha, policiais federais abordaram duas mulheres, de 42 e 20 anos, mãe e filha, que aparentavam certo desconforto. Elas foram entrevistadas e suas respostas levantaram suspeitas.

As malas das passageiras foram restituídas e ambas conduzidas à sede policial para que fossem submetidas a busca pessoal e revista das bagagens. Dentro da mala pertencente à mãe, foram apreendidos 2 Kg de cocaína, que estavam ocultos em fundos falsos; na mala da filha havia mais um quilo e meio.

No depoimento, após receberem voz de prisão por tráfico, a filha disse que sua mãe havia lhe presenteado com a viagem por ter sido “boa filha” e que não sabia da existência da droga.

Um sul-africano de 28 anos de idade, que embarcaria para o seu país natal, foi preso com quase um quilo de cocaína, oculto dentro de hastes metálicas.

Em voo com destino a Lyon, na França, foi presa uma brasileira, de 32 anos, com três quilos de cocaína oculta dentro de 10 embalagens de camisas sociais. A droga foi localizada no porão de bagagens, após as malas passarem pelo raio-x.

Policiais federais entrevistaram uma mulher, de 34 anos, brasileira, que embarcaria para Palma de Mayorca, na Espanha, e perceberam que ela não sabia nada acerca do seu destino final naquele país. As bagagens da mulher foram restituídas e, na sede policial, foram periciadas, momento em que foram localizados mais de 2 quilos de cocaína ocultos em fundos falsos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da PF do Aeroporto de Guarulhos