PF homem tentando embarcar objeto em ouro não declarado

A PF prendeu nesta quarta-feira-feira (22/8), no Aeroporto Internacional de São Paulo, um passageiro que tentava embarcar em voo com destino à China levando consigo quase meio quilo de ouro.

O passageiro, nacional da China e 64 anos de idade, havia despachado sua bagagem ao realizar o check-in. No porão de bagagens, servidores da Receita Federal, que atuavam junto ao aparelho de raio-x, observaram um objeto maciço com a forma de um bracelete. Por suspeitarem que o objeto fosse feito de metal precioso, com volume incompatível com o de uma bijuteria, o passageiro foi solicitado a desembarcar da aeronave para acompanhar a revista em sua bagagem. O objeto suspeito pesou quase meio quilo, possuía forma de bracelete com acabamento rudimentar (incompatível com uma jóia), e aparentava ser feito em ouro. A PF foi acionada e o material submetido pelos peritos federais ao aparelho “analisador de ligas metálicas”, resultando positivo para ouro, com cem por cento de pureza. O passageiro recebeu voz de prisão pela prática do crime de usurpação de bens da União, evasão de divisas e contrabando.

Em outra ação, realizada no final da noite, por policiais federais que atuam na fiscalização de passageiros no saguão do aeroporto, uma mulher, nacional das Filipinas e 42 anos de idade, foi abordada e, devido às suspeitas, teve suas malas revistadas. Dentro de um fundo falso encontrado na mala da passageira havia dois pacotes contendo três quilos de cocaína. A mulher foi presa em flagrante.

Os presos serão encaminhados aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça.