Planejando a sua festa

Tem uma data importante chegando e já está pensando em como comemorá-la? Não sabe se faz a festa em casa ou no bufê, se contrata alguém ou cuida de tudo sozinho(a)? Calma, para acabar de vez com todas essas dúvidas, é preciso planejamento. Normalmente, para os primeiros passos, o ideal é levar em consideração a renda disponível, o número de convidados e o custo-benefício de todos os serviços que podem ser contratados. Outro ponto importante é pesquisar bastante, saber o que está incluído ou não, pedir referências, conhecer os profissionais, visitar o lugar, degustar a comida, sobremesas, orçar e comparar propostas.
Erika M. Ramos, empresária e sócia-proprietária do Ateliê do Encanto Eventos, que faz eventos infantis, corporativos, casamentos, chás de bebê, festa de debutantes e outras comemorações, explica que optar pela festa em domicílio tem muitas vantagens. “O valor é menor se comparado a um bufê convencional e existe a possibilidade de estender as quatro horas de festa, deixando família e amigos mais à vontade. Outra coisa é a liberdade de escolha do cardápio e decidir a quantidade de pessoas sem se prender a um número mínimo exigido. […] Sem contar os pequenos aniversariantes, que podem descansar no conforto do seu próprio lar”.

Decoração customizada

Com as facilidades da internet e a popularização dos tutoriais – vídeos, fotos e textos que ensinam como realizar determinada tarefa – o conceito de faça você mesmo, ou, em inglês, DIY (Do it yourself), ganhou força. Clau Rufino, proprietária da Clau Rufino Tecido e Arte, que oferece cursos de artesanatos, materiais e peças prontas, acredita que criar os itens da própria festa é uma tendência. “É possível usar a imaginação, garantir que tudo será igualzinho ao que foi planejado e economizar. E, além do amor, dedicação e carinho depositados em cada item, o momento acaba sendo prazeroso e único, porque toda a família se envolve. Por vezes, até as crianças dão suas opiniões e colocam a mão na massa”.
Com artigos de artesanato, um pouquinho de habilidade manual e muitas ideias, é possível criar o convite, as lembrancinhas e enfeitar o ambiente, isso independente do tipo de comemoração, de uma simples recepção entre amigos até um casamento, passando pelos aniversários. Josiane Manfredini, advogada autônoma e mãe da Valentina, de apenas 5 meses, apostou em uma decoração artesanal de corujinhas para o chá de bebê da filha e assim economizou e ainda diminuiu um pouco a ansiedade do parto que se aproximava. “Fiz praticamente tudo, os itens que foram colocados na mesa, o bolo cenográfico, as lembrancinhas (foto) e as coisas do bingo. Utilizei E.V.A., cartolinas, papéis coloridos, biscuit, isopor, mdf, feltros e tintas”, conta ela, que já está pesquisando temas para repetir o feito no primeiro aninho da menina.

Para facilitar a vida

Ao optar pela festa em casa, a contratação de alguns serviços podem influenciar e muito no resultado final e comodidade dos anfitriões durante o evento. Foi pensando nisso que o bufê Tribo da Folia, especializado em eventos infantis, mas que recebe os mais diversos públicos em sua estrutura com danceteria completa com iluminação e dj, além de brinquedos de última geração, como Perdidos no Espaço, cinema 6D, Rock Band e cardápio criado pela nutricionista da empresa, incluiu em sua gama de serviços o Kit Folia. “Ele é composto por bolo, docinhos, salgados e assados e atende quantidades específicas de convidados. Também existe a possibilidade do cliente montar seu próprio kit. Essa foi a forma que encontramos de oferecer toda a qualidade e sabor de nossos produtos para os clientes que estão buscando alternativas mais econômicas e acessíveis para comemorar o aniversário dos filhos”, conta Priscila Gabler, da administração.
Ainda nesse quesito facilitador, outro serviço tem feito sucesso aqui na cidade: o carrinho da Doce de Brigadeiro. “Ele surgiu para levar aquele gostinho de brigadeiro de panela junto com todo o seu perfume para seduzir e surpreender todos os convidados. É com certeza uma grande atração e pode recepcionar quem chega ou até entrar no meio da pista de dança”, afirma a empresária Mariana Valério Marchezin. E as delícias não param por aí, a empresa também oferece mais de 25 sabores de brigadeiro gourmet enrolado, entre eles tradicional, branco, noir, P&B, paçoca, amêndoa, pistache, churros, gergelim e tradicional diet, que podem ser servidos e até usados na decoração. “A variedade é grande, atende todo tipo de paladar e se adapta a qualquer festa ou evento. Então dá para mesclar na mesa, de forma criativa, charmosa e deliciosa”.

Tecnologia a seu favor

Confira alguns aplicativos que podem ajudar na sua festa:

  •  Meu Evento: facilita a confirmação dos convidados, gerando uma lista enviada por SMS, com possibilidade de resposta para confirmação. Gratuito. Disponível para Android;
  •  Churrascômetro: ajuda a calcular a quantidade necessária de carne, bebida e outros itens, com base no número de convidados. Gratuito. Disponível para Android e iOS;
  •  Fábrica de casamento: essencial para noivas e noivos. Faz contagem regressiva para o grande dia e gerencia tarefas. Gratuito. Disponível para iOS;
  •  SOS Cocktail: receitas para fazer drinks especiais com fotos deles depois de prontos; ideal para saber se você realmente chegou lá. Gratuito. Disponível para Android.

Festa no bufê

Está tentado a fechar com algum bufê? Pois saiba que, assim como a festa em casa, eles também têm vantagens específicas. “Essa opção traz muita tranquilidade e comodidade para o anfitrião, pois ele tem a certeza de que tudo sairá perfeito em cada detalhe, sem que tenha que se preocupar com nada. Além disso, ele pode curtir a festa junto com seus convidados. Outro ponto importante a ser considerado é a segurança: em uma empresa própria para isso, o ambiente é preparado e atestado conforme as normas técnicas de segurança nacional e tem toda uma equipe devidamente preparada e treinada para zelar por todos”, garante Gislene Leite, gerente comercial do Buffet Wishes. O local, com ambientes voltados para todos os públicos, conta com área VIP, setor de brinquedos, área baby, espaços definidos para crianças, jovens e adultos, com jogos eletrônicos, simuladores de corrida, pista de dança equipada com iluminação profissional de balada e DJ próprio, um lounge com mesa de sinuca profissional e outras atrações.

Adulto também brinca

Quando o assunto é festa em bufê com brinquedos, você pode até pensar que o foco é a diversão dos pequenos, certo? Errado! “Hoje, a procura pelos mais crescidos está aumentando e muito. A ideia de fazer algo diferente e quebrar o padrão de adultos sentados e comendo e crianças brincando é o que atrai esse público. Existem atrações nas quais os grandes também podem brincar e isso faz com que todos participem da festa”, conta Priscilla Nogueira responsável pelo Pic Pic, que vai inaugurar, em breve, aqui na cidade. Sobre o novo espaço, ela acrescenta que ele será uma ótima opção para comemorar não só aniversários, mas também festas de 15 anos, eventos corporativos, formaturas, chás de bebê, chá de apresentação, comemoração de batizados e até mesmo festas de casamento, pois foi pensado para todas as idades.

Respeitável público, a diversão chegou!

Além das já conhecidas opções de comemorar em um bufê, no salão do prédio ou em casa, o setor sempre surge com novidades e a festa “no circo” é uma delas. “Em São Paulo, algumas escolas oferecem esse serviço; então, decidi agregar este produto aqui na cidade também, pois além de diferente, conseguimos, de forma lúdica, passar a mensagem da importância da brincadeira e da prática de atividades físicas para a garotada”, conta Nikolas de Cicco, empresário, diretor e professor da Trupe Circo Escola Guarulhos. Na “Aula-Festa”, que acontece sempre às sextas, sábados e/ou domingos, o cliente pode optar pelos serviços do bufê parceiro da instituição, contratar o de sua preferência ou comandar a decoração e as comidinhas da comemoração e, além de contar com o espaço, para até 100 pessoas, aproveitar o circuito de atividades circenses, como tecido acrobático, trapézio, cama elástica profissional, minitrampolim, malabares, perna de pau, carretel de equilíbrios e acrobacias, supervisionado pelos professores da casa e indicado para crianças e adultos de todas as idades. “O ponto forte é a diversão longe dos celulares, tablets e outras tecnologias. Brincando, os convidados trabalham força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e criatividade, além da superação de desafios, como um medo de altura, conquistando autoconfiança e conhecimento do próprio corpo”.

Ateliê do Encanto Eventos
Tel.: 99389-5058
97295-9515
www.ateliedoencanto.com

Buffet Wishes
Rua Francisco Marengo, 367, Tatuapé.
Tel.: 3294-0331
3294-0332
www.buffetwishes.com.br

Clau Rufino Tecido e Arte
Avenida Papa João XXIII, 57,
Parque Renato Maia.
Tel.: 2229-0291
Facebook: Clau Rufino

Doce de Brigadeiro
Tel.: 94596-4484 / 98438-0903
2409-8559
facebook.com/Docedebrigadeirooficial

Tribo da Folia
Avenida Doutor Timóteo Penteado, 1.794, Santa Mena.
Tel.: 2485-4667 / 2086-2091
www.tribodafolia.com.br

Trupe Circo Escola
Avenida Suplicy, 664, Jd. Santa Mena.
Tel.: 3843-4046 / 2600-4306.
www.trupecircoescola.com.br

Pic Pic Buffet Infantil
Rua Nilópolis, 55,
Cidade Jardim Cumbica.
Tel.: 4964-7717
www.picpicbuffet.com.br