Plataforma gratuita para professores oferece planos de aula alinhados à BNCC

A Associação Nova Escola, em parceria com a Fundação Lemann e o Google.org, disponibiliza gratuitamente cerca de 6 mil planos de aula para disciplinas como Matemática, Língua portuguesa, História, Geografia Educação Infantil, tudo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais de 200 mil professores de todo o país já foram beneficiados.

Em Guarulhos, por exemplo, a professora Vanessa Sena do 1º ano da EPG Walter Efigênio, localizada no bairro dos Pimentas, conta que com os planos de aula da Nova Escola conseguiu com que as crianças avançassem em seus processos de aprendizagem. “Os planos de aula me auxiliaram a se apropriar da nova estrutura e habilidades da BNCC, colocando o aluno no centro do aprendizado. E isto impacta nas avaliações e nos resultados que as crianças vão apresentar a curto, médio e longo prazo.”

Além de equiparar-se à BNCC, os planos de aula seguem mais duas premissas: ter o aluno como protagonista e respeitar a realidade da escola pública brasileira. Com base nisso, para cada componente, o Time de Autores da Associação Nova Escola faz um estudo do que a BNCC diz e que indicações ela dá para ter um modelo de aula que respeite essas premissas.

Para cada parte constituinte, junto com os assessores pedagógicos do time de autores, é definido uma metodologia que embasará o trabalho. Em Matemática, por exemplo, é o esforço produtivo. Em Ciências, o STEM. Em História e Geografia, é a aprendizagem baseada em problemas. Na Educação Infantil, fala-se em criança. “Mas o princípio é o mesmo: o aluno a está no centro das propostas realizadas”, afirma Ana Lígia, gerente pedagógica da Associação Nova Escola.

Assim, os planos de aula são elaborados de professor para professor. E para isso, a Associação Nova Escola criou o Time de Autores, composto por cerca de 600 professores do Brasil inteiro e que passaram por um processo de seleção entre milhares de candidatos. O Time é responsável por elaborar planejamentos, atividades, resoluções comentadas e referências de formação, sempre com o cuidado de colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender, ano a ano, independentemente do lugar onde moram ou estudam. Todos os currículos de todas as redes públicas e particulares do país deverão conter esses conteúdos – e isso inclui todas.

Ana Lígia explica que a principal mudança nas disciplinas do Ensino Fundamental, é mudar a ordem em que a aula tradicional ocorre. “Em vez do professor chegar e apresentar um conteúdo, nos nossos planos, o professor é muito mais mediador, colabora para que o aluno construa o conhecimento durante a aula, por meio de desafios, problemas, investigações e trabalho em duplas e grupos”.

A proposta da Associação Nova Escola é ajudar os professores do ensino público e privado do Brasil a se prepararem antecipadamente a essas transformações. “Os planos de aula alinhados à BNCC ajudarão a diminuir as desigualdades de aprendizado: todos os alunos terão a mesma oportunidade de aprender o que é fundamental, seja no sertão ou na cidade”, declara Ana.

Hoje, já estão publicados mais de 2 mil planos de aula de Matemática, Ciências e Inglês. Educação Infantil e Língua Portuguesa estão indo para o ar nas próximas semanas e, até março de 2019, História e Geografia também serão contemplados, totalizando 6 mil atividades gratuitas no site da Nova Escola.

Para ter acesso aos conteúdos, os interessados devem fazer um cadastro simples e gratuito no site da Associação Nova Escola, através do site https://novaescola.org.br/plano-de-aula/busca .

Materiais de apoio gratuitos

Além dos planos de aula, a Associação Nova Escola também oferece outros materiais de apoio para o professor, que está se preparando para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os Guias sobre gestores e educadores infantis explica como a BNCC vai mudar o dia a dia na escola. Os conteúdos estão disponíveis em diferentes formatos – vídeos, e-books, testes, textos e apresentações -, tudo gratuito no site no link https://bncc.novaescola.org.br/

Na plataforma ainda é possível fazer cursos de formação com experiência em sala de aula sobre Cartografia, Ciências, Ética na Escola, Tecnologia, Educação Infantil, Matemática, Inclusão, Escola e Família, Oralidade, entre outros assuntos.

Com duração de três a dez horas, há opções gratuitas ou para acessar todos os cursos em https://assine.novaescola.org.br/cursos .

“Todo o nosso conteúdo é elaborado a partir da vivência de professores das esferas públicas e privadas. Em nossa plataforma, os educadores encontram estudos de casos práticos e respostas para enfrentar os desafios reais do dia a dia da sala de aula”, conclui Ana Ligia.