Por dentro do mercado de beleza

Por Tamiris Monteiro

O Brasil é o terceiro mercado global de beleza, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. E, mesmo diante de uma má fase econômica, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o brasileiro ainda destina 2% do seu orçamento aos cuidados com a beleza e higiene. Ou seja, um número considerável para o segmento, que se mantém ativo com novos tratamentos e produtos que surgem a todo momento.

Em busca do que há de mais atual no ramo da beleza e do bem-estar, esta edição da RG traz uma série de matérias com serviços variados para que você possa escolher qual procedimento é o mais indicado para a sua necessidade e para o seu bolso.
Na parte estética, por exemplo, há muitos novos métodos que ajudam a manter corpo e pele em dia, como o Método Blindado Europeu, técnica desenvolvida para eliminar a gordura localizada. No campo da beleza, a novidade fica por conta dos produtos cosméticos não tóxicos: são xampus, condicionadores, cremes corporais e maquiagens, tudo produzido com agentes naturais que ajudam a nutrir a pele e, de quebra, não poluem o meio ambiente.

Para os cabelos, a sensação da vez é a tecnologia “Plex”, desenvolvida para tratar o fio enquanto é descolorido. Ou seja, é uma solução e tanto para as mulheres que se tornaram loiras por meio do uso de químicas, e para as que pretendem ficar loiras. Pois o produto é capaz de preservar a fibra capilar e a torna mais forte e saudável, mesmo com a agressão do pó descolorante. E aumenta a durabilidade da cor nos fios.

Técnicas terapêuticas também entram na lista, como a acupuntura facial com foco no rejuvenescimento. Do ponto de vista estético, a terapia consegue promove algumas correções, como ação antiflacidez muscular local, aumento do viço da pele, atenuação das marcas de expressão, controle da oleosidade e acne, redução das bolsas sub-oculares, entre outros. Para finalizar, as técnicas terapêuticas são destaque no resgate da autoestima. Afinal, de nada adianta fazer inúmeros procedimentos embelezadores se a gente não se sente bem com o que vê no espelho, não é mesmo? Boa leitura!

Dê adeus aos vasinhos com o PEIM

Mais que uma questão estética, as varizes ou vasinhos representam um problema de saúde que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 30% da população mundial. A doença é caracterizada pela perda de elasticidade das veias, que se dilatam fazendo com que retorno venoso não ocorra adequadamente. Em geral, o público feminino é o que mais sofre com o mal. Entre os principais fatores de risco estão a predisposição familiar, a obesidade e a terapia hormonal.

Mas para quem apresenta o problema, nem tudo está perdido, porque já existem procedimentos estéticos capazes de acabar com os vasinhos, como o PEIM (procedimento estético injetável em microvasos, mais conhecido como secagem de vasinhos ou escleroterapia. “Esse é um método minimamente invasivo e quase indolor, que trata os temidos vasinhos. A técnica consiste em uma injeção de pequenas quantidades de substância esclerosante em microvarizes, ou seja, nos vasinhos dilatados superficiais. Para a realização do procedimento, a biomédica usa uma pequena e fina agulha que injeta a solução, ocasionando o fechamento e contração dos vasos. O tratamento é indicado para os vasos bem finos”, explica a biomédica esteticista Amanda de Oliveira Medeiros, do centro estético Beleza Pura.

Claro que nem todos os casos se resolvem com o PEIM; para varizes mais severas, às vezes, é necessário que o paciente passe por cirurgia. Para ter certeza de que o PEIM pode ser feito na pessoa, antes é preciso passar por uma avaliação. “Aqui na Beleza Pura, por exemplo, durante a avaliação são feitas perguntas da rotina do paciente, dos seus hábitos diários, se possui caso de doenças vasculares na família, se já fez alguma consulta com o médico vascular e se sente dores ou ardência nas pernas. É feita a anamnese em relação ao histórico clínico e posteriormente a avaliação visual dos vasos”, pontua Amanda.
Para a aplicação é utilizada glicose 75%, associada com solução fisiológica ou anestésica. Essa substância tem a função de secar o vaso, impedindo a passagem do sangue. “Como o procedimento é minimamente invasivo e feito apenas nos microvasos, não há a necessidade de nenhum preparo prévio por parte do paciente; porém, se a pessoa se queixa de dores nas pernas e tem muitas varizes (veias doloridas e inchadas), o indicado é passar com o vascular para realizar exames”, ressalta Amanda.

Após a aplicação, é indicado ao paciente não realizar exercícios físicos por dois dias. Também é proibida a exposição ao Sol durante todo o tratamento, por risco de manchas. Não se deve coçar a região ou arrancar os machucados. Não afeta a rotina de trabalho.

Beleza Pura
Rua Professor Jose Munhoz, 555, Jd. Munhoz
Tel.: 3428-4130 / 98492-1200

Acupuntura facial como aliada do rejuvenescimento

Existem inúmeras técnicas de rejuvenescimento facial no mercado de beleza. Entre as mais populares estão a aplicação de Botox e o preenchimento com ácido hialurônico. No entanto, a acupuntura facial para a mesma finalidade tem ganhado cada vez mais adeptos quando o assunto é beleza.

De acordo com a acupunturista Gisele Pimentel, da Pimentel Terapias Naturais, o início dos sinais de envelhecimento na medicina tradicional chinesa está diretamente relacionado com os hábitos do dia a dia da pessoa. Estudiosos da área concluíram que pessoas com a mente equilibrada, tranquila e feliz apresentam menos rugas durante o processo de envelhecimento. Já o trabalho excessivo, fadiga física e mental, tristeza, estresse, má alimentação, entre outros fatores, consomem a energia vital (Jing Qi), fazendo com que o envelhecimento apareça com mais rapidez.

“A acupuntura tradicional e a eletroacupuntura são procedimentos terapêuticos destinados a harmonizar as energias que circulam no corpo. O acupunturista, ao interferir na face (rosto) com a acupuntura ou eletroacupuntura agirá diretamente sobre os sistemas: circulatório, neurovegetativo e hormonal, promovendo por meio desses mecanismos a reestruturação fisiológica dos tecidos comprometidos. Do ponto de vista estético, promove algumas correções, como ação anti-flacidez muscular local, aumento do viço da pele, atenuação das marcas de expressão, controle da oleosidade e acne, redução das bolsas sub-oculares, entre outros”, explica Gisele.

A acupuntura facial quando comparada ao Botox e ao ácido hialurônico tem alguns diferencias, como, por exemplo, ser uma metodologia menos agressiva à pele e tecidos, promover equilíbrio do organismo, apresentar resultados duradouros, ser um lifting natural e não alterar a expressão facial. “Além disso, não é necessário o uso de anestesia e pode ser usada preventivamente e corretivamente”, destaca a profissional.

Segundo Gisele, o tratamento completo é de entre 15 e 20 sessões, com uma a duas aplicações semanais. “Logo na primeira sessão, o paciente já percebe mudança no brilho e viscosidade da pele; na segunda e terceira sessões, no tônus; e nas restantes, na redução de rugas”. Antes de iniciar a inserção das agulhas, é realizada a higienização da pele e uma massagem esfoliante para limpar a pele. Após a retirada das agulhas, é aplicada uma máscara à base de algas e após a retirada faz-se massagem facial, utilizando rolos de Jade.

Pimentel Terapias Naturais
Rua Felício Marcondes, 436, 7 andar, sala 73
4307 – 1006
99610-7290

Autoestima como protagonista da beleza

Para sentir-se satisfeito com a própria aparência, nem sempre é necessário passar por algum tratamento estético; às vezes, a pessoa precisa mesmo é de um bom banho de autoestima. Inclusive, vale ressaltar que, se o incômodo com o que se vê no espelho tiver relação com autoestima baixa, então, é preciso cuidar-se, pois indivíduos com esse problema tendem a sentir-se menos confiantes e seguros. Logo, sofrem mais com o estresse e podem apresentar, além dos sintomas físicos, sintomas psicológicos.

“Existem fatores diferentes que afetam nossa autoestima, mas a estética é um dos principais, pois está ligada diretamente com a beleza, satisfação pessoal e o bem estar. Um dos primeiros sinais de que uma pessoa está com baixa autoestima é o descuido com a própria aparência e autoimagem”, explica o terapeuta Josué Silva Munduruca, responsável pela Ata Terapias.

Autoestima não é só uma questão de aparência física, mas também interna e o primeiro passo para melhorá-la é buscando ajuda. “Na Ata Terapias, por exemplo, oferecemos alguns tratamentos que trabalham a busca pelo autoconhecimento. A primeira coisa que peço para o paciente fazer quando ele vem nos procurar é uma autoavaliação. É feita num papel, com várias perguntas relacionadas à satisfação de vida. A partir disso, dentro daquilo que o paciente traz de situação para ser resolvido, consigo analisar como podemos atuar”, esclarece.

Dependendo da situação, Josué identifica o que pode estar por trás da baixa autoestima e sugere algumas terapias. “Autoestima não é só uma questão de aparência física, mas também uma questão interna. O primeiro passo para melhorá-la é buscar autoconhecimento por meio do Diagnóstico Numerológico Natal (DNN). Após o autoconhecimento por meio do DNN, começamos um processo de coaching”, diz.

O DNN é uma ferramenta que permite que as pessoas, independente da idade, conheçam seus potencias, aspirações e fraquezas. Dessa forma, a pessoa poderá desenvolver autoconfiança e usufruir melhor da vida, fazendo uso de suas capacidades e aperfeiçoando-se sempre mais, a fim de corrigir falhas e ajustar-se aos seus limites. Já o processo de coaching aplicado é diferente do coaching tradicional, em que o foco está apenas em um objetivo. O processo iniciado é o coaching holístico, onde são abordadas todas as áreas, motivando e impulsionando-a para uma vida melhor, mais saudável, de conquistas e realizações, elevando a autoestima.

“Contudo, vale destacar que cada um tem um atendimento. Têm pessoas que chegam com um determinado problema e aqui ninguém dirá o que deve ser feito, mas sim ajudamos a encontrar o caminho, porque, às vezes, o paciente não enxerga o que pode ser feito”, pontua.

Ata Terapias
Rua Dr. Epitácio Pessoa, 371 , Jd. Santa Francisca
www.ataterapias.com.br
consultas@ataterapias.com.br
2408-9595 / 2408-9586 / 99948-2953

Método Blindado Europeu tratamento moderno e eficiente para eliminar gordura 

Em determinadas partes do corpo, algumas gordurinhas são bem difíceis de serem eliminadas, mesmo que a pessoa tenha uma boa alimentação e pratique atividade física. Contudo, hoje já existem muitos procedimentos estéticos capazes de resolver esse problema. O mais bacana é que, por meio de estudos dos profissionais da área, os aparelhos desenvolvidos com a finalidade de eliminar gordura têm sido aperfeiçoados, resultando em instrumentos ainda mais avançados, capazes de potencializar os resultados dos pacientes.

É o caso do “Método Blindado Europeu”. Há dois anos no mercado, a técnica envolve a associação de diversas terapias para o tratamento da gordura localizada, tendo como base a Criolipólise. O tratamento personalizado apresenta resultados aparentes em 48 horas e, além de não fazer a utilização de anestesias, cortes ou intervenções cirúrgicas, é totalmente indolor. “Esse é um procedimento em que a Criolipólise de ponta é associada a equipamentos de alta tecnologia para potencializar a eliminação da gordura. Já a parte do nome blindado vem do bloqueio de hormônios armazenadores de gordura. Com o Método é possível ativar os hormônios que fazem a lipólise, ou seja, a pessoa só irá eliminar e não armazenar mais gordura na região do tratamento. Por isso o nome blindado, porque de fato blindamos o adipócito”, explica Deise Vinha, fisioterapeuta dermato-funcional e diretora da Dolce Vitta – Estética e Spa Urbano.

O Método Blindado Europeu pode ser aplicado em qualquer região que tenha gordura e que o equipamento consiga sugar, como parte interna da coxa, culote, papada, braços, abdômen, flancos, “gordura do sutiã”, “monte de Vênus” e outras localidades. Para o resultado desejado, o número de sessões é indicado de acordo com a necessidade de cada paciente.

Qualquer pessoa pode fazer o tratamento; no entanto, segundo Deise, assim como em outros tratamentos estéticos, existem algumas contraindicações básicas, “como não usar o procedimento em pessoas que tenham algum tipo de infecção local, colesterol alto (devido às associações), diabetes descontrolada, câncer, hipersensibilidade ao frio, doença relacionada ao frio, paciente em uso de Isotretinoína e em gestantes”, pontua.
Para finalizar, a fisioterapeuta dermato-funcional reforça: “Importante ressaltar que o Método Blindado não é uma Criolipólise e sim uma técnica de associações, com métodos diferenciados de aplicação do cabeçote, em que conseguimos congelar toda a prega de gordura”, diz.

Dolce Vitta
Rua Josephina Mandotti, 106, Jardim Maia
2408-3255

Emagrecimento 5S promete dar fim ao efeito sanfona e reprogramar o organismo

Esqueça aquela velha ideia de dieta da moda: quando o assunto é emagrecimento, cada indivíduo necessita de uma dieta específica para alcançar os resultados esperados. E é baseado nas particularidades de cada um que o método 5S tem ganhado destaque como tratamento para a perda de peso. O 5S consiste em cinco técnicas que trabalham a reprogramação hipotalâmica de forma saudável e é indicado tanto para mulheres quanto para homens que estejam acima do peso.

A fisioterapeuta dermato-funcional e diretora da Dolce Vitta – Estética e Spa Urbano, Deise Vinha, explica que o programa trabalha os níveis de insulina, reeducação alimentar e tratamentos estéticos. “Dentro do 5S estão inseridos: reeducação alimentar, nutracêuticos, Ômegas 3, 6 e 9, a parte estética com tratamentos ativadores que ajudam na perda de gordura e acompanhamento online de profissionais, como nutricionista, fisioterapeuta, coaching e psicóloga”.

Com o método, a perda de peso pode acontecer rápido. Há casos em que a pessoa chega a perder 15 quilos dentro de um mês. Isso acontece, segundo Deise, justamente pelas várias estratégias inteligentemente associadas. “Temos a restrição dos carboidratos simples ou ruins que comprovadamente disparam insulina responsável por estocagem diária. Além disso, o estímulo ao metabolismo é constante, com uso de suplementos naturais específicos e os procedimentos estéticos acontecem duas vezes na semana”, pontua.
Com o 5S, o paciente não tem níveis de glicose, nem picos de insulina; sendo assim, a pessoa não tem oscilação e, então, perde peso. A média varia entre três e quatro meses. Um ponto a ser destacado no método é que ele trabalha para que a pessoa perca peso e não volte a engordar, além de haver a reprogramação do hipotálamo (que tem como função regular os processos metabólicos, liga o sistema nervoso ao endócrino), também trabalha questões psicológicas, como a ansiedade.

O acompanhamento nutricional é feito diariamente e os pacientes são colocados em grupos de conversa online, onde podem trocar experiências e tirar dúvidas com os profissionais do programa. “Compartilhar os progressos no grupo também faz com que se motivem e controlem de forma rigorosa os alimentos proibidos. Na Dolce Vitta, inclusive, temos um grande diferencial ,que é o encontro quinzenal em grupo, com todos os participantes. Aqui o paciente é estimulado constantemente”, ressalta.

Estética orofacial harmoniza sorriso e rosto

Dizem que o sorriso é nosso principal cartão de visitas e não à toa cresce o número de pessoas que têm procurado métodos para corrigir os dentes. Essa correção está muito além do uso de aparelhos ortodônticos e das famosas facetas, por exemplo. De acordo com a cirurgiã-dentista Regina Yabu Pavanello, da Vital Odontologia, a odontologia estética evoluiu grandemente nos últimos anos, não só em materiais, como também em técnicas. “Sem dúvida, a evolução das cerâmicas aliada ao talento do cirurgião-dentista capacitado resultou numa odontologia que visa a minimizar ou retardar o envelhecimento, resgatando o sorriso e a função mastigatória. Contudo, cabe destacar que, muitas vezes, só harmonizando os dentes não se chega a um resultado estético satisfatório. Então, como complementação, quando necessário, utilizamos toxina botulínica e os preenchimentos de volume, sempre em busca de equilíbrio e simetria, realizando assim a chamada harmonização orofacial”, pontua.

As intervenções são feitas em casos como o “sorriso gengival”. “Quando a cirurgia plástica gengival não é suficiente para eliminar a exposição da gengiva ao sorrir, aplica-se a toxina botulínica para relaxar a musculatura, ou até mesmo realçando o volume dos lábios para valorizar o sorriso com facetas laminadas ou dentes clareados”, afirma.
Também é importante lembrar que, dentro da odontologia, além da função estética, a toxina botulínica, como uso terapêutico funcional, ganhou um lugar muito importante em tratamentos, como em disfunções temporomandibulares, hipertrofias musculares, bruxismo, sialorreia e outros.

Dentistas são habilitados e autorizados por lei a fazerem aplicações de toxina botulínica e preenchimento facial

Hoje, muitos profissionais da odontologia oferecem em seus consultórios aplicação de Botox e preenchimento com ácido hialurônico na região da face. Mas, afinal, será que disponibilizar esse tipo de serviço é politicamente correto, já que existem cirurgiões plásticos e dermatologistas que também fazem o mesmo trabalho? A resposta é sim! Na odontologia, as aplicações das substâncias feitas com o objetivo de realçar a beleza encaixam-se dentro da harmonização orofacial e quando o assunto diz respeito à região da face, os dentistas são altamente capacitados para trabalharem com diferentes procedimentos. “Durante a nossa formação estudamos sobre o sistema estomatognático, que engloba toda a região da face, incluindo as estruturas anatômicas e funcionais. Além disso, o dentista é amparado pela lei federal 5081, que autoriza o uso de substâncias farmacológicas de uso interno e externo. E hoje, a resolução que nos respalda é a de número 176/2016, que estabelece a atuação do cirurgião-dentista na harmonização da face e também na bichectomia, portanto, além de termos conhecimento técnico, somos assegurados pela lei por termos conhecimentos anatomofuncionais específicos e muita habilidade para atingir os resultados esperados”, explica a cirurgiã-dentista Regina.

Vital Odontologia
Rua Tapajós, 78, Centro
www.vitalodontologia.com.br
2443-0523 / 2409-9996

Cabelos descoloridos e saudáveis? Sim, é possível!

Para as mulheres que escolhem ter as madeixas loiras por meio de processos químicos, a hora da descoloração pode ser um pesadelo, porque uma vez que os fios são clareados, a tendência é que fiquem ressecados e quebradiços. Mas, com a tecnologia “Plex” esse quadro promete ser revertido. Desenvolvida para tratar o fio enquanto é descolorido, o produto Plex tem a função de proteger o cabelo das agressões mais severas. Ou seja, preserva a fibra capilar e a torna mais forte e saudável. Além disso, aumenta a durabilidade da cor nos fios, já que ficam mais hidratados.

“Normalmente, processos químicos como a descoloração têm o poder de quebrar as pontes dissulfeto que são essenciais para manter o cabelo saudável. É aí que entra o Plex, recuperando e reconstruindo essas ligações quebradas. E até mesmo criando novas ligações, protegendo a estrutura interna de cada fio”, explica o hairstylist Mayke Pavani, do MA Concept Salon.

Segundo ele, o tratamento mantém a integridade do fio, deixando apenas a mudança de cor acontecer. “É sem dúvida a ferramenta mais rápida e segura para o profissional, pois permite atingir desde tons puxados para o loiro claro até o platinado”, ressalta Mayke.

O produto é aplicado em três etapas: a primeira junto com a descoloração, a segunda após o enxague e a terceira, na casa da cliente ou no salão, como manutenção. “Geralmente, minhas clientes fazem descoloração a cada três meses; contudo, tratamos o cabelo antes, durante e depois. A linha de manutenção correta sempre será indicada pelo profissional, pois é ele quem identifica o que é melhor a ser usado de acordo com cada particularidade do cabelo”, pontua.

A tecnologia Plex é indicada para todos os tipos e texturas de fios que estejam com a estrutura comprometida, justamente por proporcionar a reconstrução e integridade. “Não há contraindicação para o uso do Plex; porém, assim como na maioria dos produtos, o ideal é fazer um teste de mechas antes do procedimento, para termos certeza de que o cabelo estará apto a passar por um processo químico”, finaliza Mayke.

MA Concept Salon

O MA Concept Salon passou a integrar o espaço do Studio Koinobori. À frente do salão estão o hairstylist MaykePavani e a podóloga Malu Gomes, que assumiram a direção do lugar com a proposta de levar aos clientes um atendimento atualizado e de qualidade, sempre pautados nas novidades, tendências e tratamentos eficazes.

MA Concept Salon
Avenida Salgado Filho, 342, Centro
2713-6723/ 2713-6728 / 98118-1727 / 98237-5105
Instagram: @maconceptsalon

Cosméticos naturais: bons para a pele e para o meio ambiente 

Muitos cosméticos fazem parte do nosso cotidiano: sabonete, desodorante, xampu, perfume e muitos outros. No entanto, em um mundo em que grande parte dos produtos são industrializados, artificiais e até mesmo nocivos à saúde, algumas marcas têm se empenhado em fazer cosméticos naturais e orgânicos. Esses itens “ecologicamente corretos” surgem como uma alternativa para quem quer levar uma vida com menos químicos, não só na parte alimentar, mas também na rotina de higiene e beleza.

Pensando exatamente nisso, a Nação Verde, rede de franquia especializada na pesquisa, desenvolvimento e venda de produtos naturais e orgânicos, pôs no mercado a Vymana, uma linha de produtos cosméticos não tóxicos. “A Nação Verde produz itens dentro desse segmento com o intuito de tirar deles o máximo possível de química. Isso significa que, embora a linha de cosméticos naturais tenha algumas químicas, todas são consideradas boas, principalmente nos xampus e condicionadores. Os parabenos e o sulfato lauril, por exemplo, que são aquelas substâncias responsáveis pela espuma, que mais tarde se acumula nos rios, são retirados da fórmula. Nossos xampus e condicionadores têm uma função muito mais nutricional e a química que tem para a limpeza dos fios não é nociva nem ao ser humano nem à natureza”, explica Leandro Sauandag, sócio-proprietário da Nação Verde Guarulhos.

Além da linha desenvolvida para os cabelos, a Nação Verde trabalha com produtos para o corpo e maquiagem também. “São muitas opções: temos uma linha completa de cosméticos faciais, como sabonete sem espuma antiacne, esfoliante facial à base de quartzo, loções tonificantes e sérum facial. Já a linha de maquiagem é 100% orgânica, ela é 95% vegetal e 5% mineral. As cores das bases, batons e blushs vêm de elementos da natureza, como dos frutos e das flores, e não levam corante artificial nem substância química nociva que possa causar alergia”, diz.

Ainda de acordo com Leandro, como a Nação Verde é uma pesquisadora e fabricante, a cada semana a marca procura levar às prateleiras um novo produto. Importante destacar que, afora a função estética, os cosméticos naturais visam a nutrir a pele. “Não pensamos na maquiagem apenas como um acessório de beleza, porque tudo que passamos na pele vai para a corrente sanguínea, e isso é bem sério. A linha Vymana, além de proporcionar beleza, ajuda a regenerar e nutrir”, esclarece.

Nação Verde
Rua Jaiminho, 51, Jardim Maia
2229-1611 / 94747-0636
www.nacaoverde.com.br / Facebook: Nação Verde Guarulhos