Por que usar vídeos em uma estratégia de marketing digital?

35

Por: Cris Marques
Foto: Rogério Hanssen

Com o avanço do uso da internet, facilitado pelo acesso mobile e o boom dos smartphones, divulgar produtos e serviços tornou-se muito mais acessível para as empresas. E como uma das finalidades do marketing digital é aumentar as vendas, um bom planejamento que contemple ferramentas assertivas, como a produção de vídeos, por exemplo, pode ser o diferencial do negócio. “Se antes as marcas pagavam para aparecer na TV, hoje, cada uma delas pode ter sua ‘própria emissora’, gratuita, 24 horas por dia. O que, se bem feito, pode conquistar resultados muito expressivos, entre eles maior proximidade com os clientes já existentes, prospecção de novos, divulgação direcionada e captação de parceiros”, explica Almir Rizzatto, fundador da RZT Comunicação e especialista em marketing digital.

Um dado relevante a esse respeito mostra que o brasileiro acessa a internet mais pelo celular do que pelo computador. Outro, que 85% das pessoas que assistem a um material explicativo sobre um produto ou serviço está mais propenso a comprá-lo. E isso só tende a crescer, o que dá ainda mais visibilidade para o conteúdo audiovisual. “Já está comprovado que o vídeo gera mais engajamento que um texto, por exemplo. Credito isso ao fato de ser um material multimídia, com movimento, e pela dinâmica com a qual as pessoas navegam na internet. Tudo é feito de forma muito ágil, sem perder tempo. Então, é preferível consumir a mensagem de um jeito mais rápido. Além disso, nas redes sociais, os usuários buscam se relacionar, inclusive com as instituições que seguem, e os vídeos têm esse caráter mais impessoal”, detalha ele.

Mas, para garantir o sucesso da empreitada, é preciso investir em qualidade com uma empresa especializada na área. É o caso da Carleto Produtora, mais novo braço da Carleto Comunicação. “Nosso processo começa com um bate-papo com o cliente para entender suas necessidades, expectativas e objetivos. Depois analisamos seu mercado e criamos conteúdos atrativos, pensando no consumidor final. Sabemos que cada negócio tem uma realidade diferente, por isso atuamos com uma equipe multifuncional, que engloba comercial, atendimento, roteiro, redação, captação de imagem, programação, edição e animação”, afirma a diretora e sócia da iniciativa, Ana Ligia Machado Nieri.

Equipe da Carleto Produtora
A produtora, que já tem em sua carteira empresas como Maria Cereja, Perfumaria Sumirê, Aliança Imóveis, Omy Perfumaria e Poder Empreendedor, oferece diversos serviços, entre eles vídeos institucionais, para web, educativos, de treinamento, aula ou apresentações, motion graphics (design de animação), inserção da marca nos vídeos do portal Click Guarulhos e até mídia indoor e cardápio digital. “Oferecemos soluções e todo o suporte necessário para a divulgação de um cliente, usando como carro-chefe a produção audiovisual”, conclui a profissional.

Aliado a isso, ainda existe a parte de social media, feita em parceria com o Kamguru, que tem conseguido ótimos resultados nas redes sociais, com baixo investimento. A junção de uma boa gestão com vídeos bem produzidos pode gerar resultados ainda melhores.

Carleto Produtora
Avenida João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima
Tel.: 2461-9310
E-mail: analigia@carleto.tv